Como selecionar as idéias após o Brainstorming?

3p112_1

Brainstorming é uma ótima ferramenta para se ter ideias que fujam à forma padrão das soluções imaginadas para um problema e é uma técnica muito usada atualmente. Mas na hora de analisar e selecionar as idéias feitas no brainstorming, você sabe como escolher?  Para começar, o momento de selecionar as ideias não deve acontecer após o brainstorming, mas sim quando as soluções forem posteriormente testadas. Por isso, no processo de seleção, é importante evitar adotar apenas as ideias que pareçam mais adequadas e seguras, pois num primeiro momento toda grande ideia pode parecer inviável.

Há muitas formas de selecionar idéias. Uma delas é optar por aquelas ideias que inspirem o grupo a construir protótipos em diferentes formatos: físico, digital e de experiência.

Outra forma é solicitar que o grupo eleja uma ou duas ideias para cada uma das diferentes categorias criadas, como: a ideia mais racional, a ideia mais ousada, a ideia que mais agradará o público alvo, a idéia mais louca etc.

Você também deverá selecionar as ideias que mais envolveram as pessoas do grupo, seja porque a julgaram como a mais criativa ou divertida e estranha. Mesmo apresentando fatores que parecem inviáveis, as ideias podem conter aspectos úteis e significativos para a solução que está sendo desenvolvida.   

0 replies

Deixe uma Resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *