Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê

O que é preciso considerar na hora de decorar o quarto do bebê? Pensar no estilo, no tema e nas cores. Mas, será que só isso basta? Na verdade, vários detalhes são importantes para se criar um ambiente bonito e ao mesmo tempo funcional para bebês e papais.

ANÚNCIO

Nos próximos tópicos, conheça algumas técnicas que são passadas por especialistas e até mesmo profissionais da saúde que ajudam na decoração do quarto visando o bem-estar, o conforto e a tranquilidade dos bebês. Boa leitura!

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

1 – O tema do quarto de bebê

Pode até ser que em um primeiro momento você diga que não vai ter tema. Mas, até o fato de deixar o quarto todo branco ou com poucas figuras já é uma escolha. Então, sim, o quarto vai ter um tema, que pode ser clean, colorido, escuro, claro, de figuras, liso, etc.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

O mais legal é saber que dá para trabalhar nesse tema a partir do gosto dos pais e daquilo que seja interessante para o bebê. Cores escuras não são recomendadas porque não trazem a mesma sensação de paz que as cores mais claras.

Da mesma forma, por mais que os bebês não vão entender isso naquele momento, não é comum e nem legal trazer temas pesados, como de Guerras, de Explosões ou coisas que não nos remeta a ideia de tranquilidade. De todo modo, não há regras sobre a escolha do tema.

Ideias de tema para o quarto do bebê

As últimas tendências de temas para quartos de bebês indicam animais fofinhos, como do Safári Africano, além das Lhamas, Raposas e até mesmo dos Unicórnios. Já outro assunto é o do céu, assim, dá para apostar em astronautas e até mesmo balões.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

E tem mais coisas ligadas ao Planeta, como o sistema solar, foguetes e a chuva de amor que formam um verdadeiro quarto dos sonhos. Além dos personagens, saiba que existem formatos, tecidos e móveis que ditam a moda do tema. 

Por exemplo, as camas e móveis montessorianos estão em alta porque indicam a individualidade de cada bebê. O patchwork encanta pelos tecidos, detalhes e carinho. Sabe aquela coisa da estampa Chevron? Ela também é uma trend para os quartos de bebês.

2 – Os móveis do quarto de bebê

A escolha dos móveis para o quarto de bebê requer muito cuidado. É claro que nem sempre dá para escolher aquele que seria perfeito. Afinal, eles variam muito em questão de gosto, mas também de preço, o que pode tornar inviável.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Então, para não errar e não se arrepender, sabe qual é a dica: apostar na funcionalidade e na versatilidade do quarto de bebê. O móvel que será colocado ali tem qual motivo? Por exemplo, ele vai servir para algum fim ou é só porque é bonito e elegante?

Para quem vai ter o primeiro filho, leve em conta que alguns costumes ou conhecimentos só serão adquiridos após o nascimento do bebê. Dessa forma, comece a pensar em produtividade, como a cômoda que permite organizar roupas de cama, por exemplo.

Ideias de móveis para o quarto do bebê

Da mesma forma que não jeito certo ou regra para decorar e escolher o tema do quarto dos filhos, saiba que também não se tem uma lista de móveis perfeitos para isso. Aqui, o que queremos mencionar é que dá para aplicar algumas técnicas para posicionar os móveis.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Entre as ideias de móveis, a gente pode mencionar a poltrona. Isso porque é uma peça que auxilia demais a mãe, já que os bebês costumam acordar muito durante os primeiros dias e meses de vida para mamar. Essa poltrona será útil nesse sentido.

Já sobre a posição dos móveis, uma técnica conhecida é a Feng Shui, que é chinesa e tem o objetivo de organizar espaços a partir da influência da natureza. Então, a harmonização passa por manter o berço com a cabeceira encostada na parede e os pés virados para a porta.

3 – A divisão do quarto de bebê

Esse tópico até que poderia estar no começo, no entanto, nem sempre dá para mexer na estrutura do cômodo, o que torna essa divisão mais complexa. Ainda assim, vale a pena estudar esse ponto que pode fazer muita diferença no desenvolvimento da criança.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Já parou para pensar que o bebê, nos seus primeiros meses, não vai exigir muito do ambiente? Ele precisará do berço, apenas. Depois, vem os móveis para organizar a roupa de cama dele, assim como a roupas de vestir, o que pode ser feito em guarda-roupas ou armários.

Na sequência, o restante do espaço pode ser organizado a partir da necessidade de cada pai e mãe. Há quem opte pela poltrona ou por criar um espaço de brinquedos, prateleiras para decoração, lustres chiques e assim por diante. Pense nessa divisão com cuidado.

Ideias de tamanho para o quarto do bebê

Até aqui, saiba que não existe uma regra que fale sobre as medidas mínimas para montar um quarto de bebê. De maneira geral, quem mora em apartamentos tende a buscar uma otimização do espaço justamente por conta de eles serem menores.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, alguns especialistas se arriscam a passar medidas que podem ajudar nesse tipo de organização. Por exemplo, há quem fale em deixar 80 centímetros de espaço entre o berço e a parede. E a mesma medida de distância para guarda-roupas ou armários.

4 – A segurança do quarto de bebê

A verdade é que até dá para pensar que a segurança não tem nada a ver com a decoração do quarto de bebê. Mas, tem sim, viu. Saiba que esse é um dos tópicos mais discutidos por especialistas quando o assunto é um quarto infantil. 

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Quer um exemplo? O que vai adiantar você pegar aquele móvel antigo, que era da sua bisavó e vale muito dinheiro, se ele tem quinas que podem machucar os bebês? É preciso saber a hora certa de usar ele. O mesmo vale para ventiladores e, especialmente, lustres.

Se por um lado se busca sempre uma decoração charmosa, por outro, a segurança não pode ficar de lado. Pisos escorregadios, por exemplo, coloca em risco a saúde do bebê e também dos papais. Logo, é preciso avaliar esse tipo de obra.

Ideias de itens de segurança para o quarto do bebê

Para quem busca dicas para manter o quarto do bebê seguro e que sejam simples e baratas, leia esse tópico. A primeira coisa é não deixar o berço próximo a janela. Além disso, aposte em tapetes de EVA e evite os baldes ou bacias no centro do quarto.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Os protetores de tomada serão bastante úteis para quando os pequenos começarem a engatinhar e, depois, andar. Em alguns casos, protetores de quina funcionam para evitar o risco de alguns móveis. E as travas de segurança podem funcionar bem também. 

5 – O custo-benefício do quarto de bebê

Após toda essa leitura que você fez até aqui, agora vai ficar mais fácil entender esse ponto, que tem a ver com a questão financeira. Afinal, são milhares ou até mesmo milhões de opções para estruturar, planejar e montar o quarto das crianças. 

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

Mas, o que importa mesmo é considerar o que é bom com o que pode ser custeado nesse momento. Afinal, os bebês exigem investimentos, seja com fraldas ou com roupas, ao mesmo tempo em que é recomendado que se tenha um ambiente tranquilo para a noite de sono.

Então, antes de colocar a mão na massa ou assinar a compra, faça uma avaliação geral sobre o que é importante para esse momento, o que pode aguardar para ser comprado depois e o que pode entrar no orçamento que a família tem para a montagem do quarto.

Ideias baratas para o quarto do bebê

A gente não pode terminar o conteúdo sem dar dicas de como economizar no quarto do bebê. Então, você pode considerar a compra de móveis usados, por exemplo, além de roupas do brechó, o que é bem interessante de vários pontos de vistas.

Confira 5 dicas para decorar um quarto de bebê
Foto: (reprodução/internet)

O brechó infantil tem ganhado força no Brasil e no mundo não apenas porque é mais econômico, mas também porque é colaborativo com o meio ambiente e o Planeta. Então, se você pode economizar e ajudar a todos por que não fazer?

Uma das ideias é fazer a compra em brechós e lojas de usados. Além disso, pense na ideia de usar o que você já tem em casa, como poltronas da sala que podem ser levadas para o quarto ou até mesmo o uso de uma lâmpada mais clara e até mesmo tintas que sobraram da obra.

Quando montar o quarto do bebê?

Para encerrar o assunto, saiba que temos essa curiosidade: quando montar o quarto do bebê? Essa resposta depende muito do planejamento dos pais. No entanto, o que mais se vê acontecer e o que mais se recomenda é que isso aconteça somente após o 6º mês de gestação.

E faz sentido escolher esse período. Isso porque é quando o corpo da mulher começa a sentir o peso da gravidez, o que vai tornar a prática de atividades mais difícil. Além disso, também vai integrar ao fato de que é o melhor momento para montar o enxoval e ter o quarto pronto é uma ótima ideia para organizar isso.

ANÚNCIO