Rei do Horror, esse é o apelido de Stephen King. O cara é um autor de livros macabros e de tão bons que eles são, logo viram filmes de terror. Você já deve ter visto algum deles alguma vez na vida. Talvez o que não saiba que a história foi escrita pelo King antes de virar filme.
O nosso trabalho nesse texto foi reunir algumas das adaptações que existiram no cinema com base nos livros do escritor americano, e olha que ele tem mais de 400 publicações, sabia? E acredite: ele não escreve somente sobre terror, ok? Há até poemas e romances.
Carrie: A Estranha
Esse foi o primeiro romance do autor e também a primeira adaptação para o cinema. O livro é de 1974 e virou filme logo depois, em 1976.
É sobre uma adolescente com poderes telecinéticos que sofre com uma mãe abusiva. Há uma continuação, de 1999, chamada de “A Maldição de Carrie”.
O Iluminado
Sim, esse é um filme que vem do livro do King. A primeira publicação é de 1977 e foi o que mais fez sucesso nos primeiros anos de autoria dele, mas a adaptação logo chegou, em 1980.
É sobre Jack Torrance, que tem uma história de isolamento e violência familiar. Vale lembrar que em 2013, o autor fez uma continuação da história, que ficou chamada de Doutor Sono.
Creepshow: Show de Horrores
Lançado em 1976, são cinco histórias baseadas em contos, que terminou em 1979. O filme veio em 1982, onde o próprio King fez o roteiro.
O filme é sobre um caipira que descobre um meteorito e acaba liberando uma praga alienígena.
Cujo
O romance foi lançado em 1981, onde King assumiu que bebia muito e não se lembra, exatamente, como foi o processo de criação.
É sobre um São Bernardo com raiva que prende a mãe e o filho dentro do carro e faz muito mal aos dois humanos. Ele virou longa, mas sem muito sucesso.
A Hora da Zona Morta
O livro é de 1979 e conta sobre um homem que acorda de um coma e descobre que tem problemas psíquicos.
A adaptação para os cinemas foi feita em 1983 e mais tarde também virou série de TV, na USA Network.
Christine, o Carro Assassino
Com lançamento de 1983, o livro teve adaptação feita no mesmo ano.
No entanto, não foi dos melhores. O enredo conta a história de um automóvel possuído por um espírito do mal. Hoje, é visto como um clássico cult.
Colheita Maldita
É uma espécie de conto, que saiu em 1977 na revista masculina Penthouse. Ele teve um monte de adaptações como curta metragens.
Por exemplo, em 1983. Mais tarde, virou história de crianças que assassina adultos em prol de uma colheita. Isso rendeu 7 filmes na época.
Chamas da Vingança
Romance de 1980 sobre um casal que tem poderes telecinéticos e passa por experimentos. Eles possuem uma filha que é pirocinética.
O filme veio em 1984. Aliás, a história teve continuação na TV, em 2002.
Olhos de Gato
O engraçado é que ele escreveu dois contos, sendo em 1976 e 1978. Depois, o filme veio em 1985 e ele adaptou uma nova história.
O filme é de Lewis Teague, que fez o Cujo.
A Hora do Lobisomem
King escreveu a novela em 1983 e dois anos depois estava adaptando ela para se tornar filme. É sobre um lobisomem que aterroriza uma pequena cidade.
O mais engraçado é que mesmo que ele tenha sido o roteirista, o filme não segue o livro. E há alterações de personagens.
Comboio do Terror
Essa foi uma publicação feita na revista Cavalier em 1973. E virou filme em 1986. É sobre caminhões assassinos. E a trilha contou até mesmo com a banda AC/DC.
Teve uma indicação para o Framboesa de Ouro, de pior Diretor para o King. Acredita?
Conta Comigo
A novela do King foi publicada em 1982 e o filme saiu em 1986.
É sobre quatro garotos que encontram o corpo de outro garoto, que estava desaparecido. O filme teve indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. E foi inspiração para a série da Netflix “Stranger Things”.
A Return to Salem’s Lot
Minissérie de 1979 e filme de 1987. Foram baseados no livro de 1975. O filme saiu até em VHS.
A sequência conta sobre um homem e o filho, que resolvem tirar férias em uma cidade cheia de vampiros.
O Sobrevivente
Com certeza, você já viu esse filme, estrelado por Arnold Schwarzenegge, em 1987.
Ele foi baseado no romance de 1982, publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman. Conta sobre criminosos que são condenados a participar de um programa de TV e fugir de assassinos profissionais.
1922
É um conto que vem da coletânea de 2010 do autor. É sobre um homem que conspira para matar a esposa e ter ganhos financeiros.
O longa foi lançado recentemente, na Netflix, em 2017.
Jogo Perigoso
O suspense foi escrito em 1992 e o filme estreou recentemente, em 2017.
É sobre uma mulher que tem um marido que morre de ataque do coração. O problema é que isso acontece enquanto ela está acorrentada na cama.
IT; A Coisa
Uma das produções mais famosas do terror atual. A minissérie é de 1990 e o longo é de 2017.
O que pouca gente sabe é que esse sucesso do cinema foi escrito pelo King.
A Torre Negra
O mais engraçado é que é uma série de livros, que vem de 1982 e teve várias tentativas de virar filmes e séries.
Porém, somente em 2017 chegou aos cinemas. Mas, sem muito sucesso.
Celular
O filme que tem o Samuel L. Jackson é de 2016.
E a história vem de um homem que tenta encontrar o filho, depois que perdeu o sinal de celular. Primeiro foi lançado em on demand e depois foi para o cinema. Sem sucesso.
Pacto Maligno
Filme de 2014 e baseado no conto “Gramma”, de 1985.
O filme foi lançado em blu-ray e é sobre uma mãe e 2 filhos que cuidam da avó. Todos possuem poderes místicos.
O Nevoeiro
Com publicação de 1980, de uma coletânea de novelas, a obra se transformou em filme de 2007, com direção de Frank Darabont.
Não teve sucesso na bilheteria. A história virou série de TV, em 2017 também.
O Apanhador de Sonhos
Enquanto o autor se recuperava de um acidente de carro, em 2001, ele escreveu a obra.
Dois anos depois, em 2003, ela virou filme, de um roteirista famoso (Lawrence Kasdan). Foi um fracasso de bilheteria.
À Espera de um Milagre
Será que daria para terminar a lista sem falar dessa obra de arte?
A história foi publicada em 1996 e conta sobre um oficial de corredor da morte e um condenado com habilidades especiais. O filme foi indicado a 4 Oscar, em 1999.
O Aprendiz
Filme de 1998 e novela de 1982. É sobre um adolescente fascinado pelo holocausto, que descobre um nazista como vizinho.
O filme foi um fracasso também.
Eclipse Total
Romance de 1992 e filme de 1995. É sobre uma mulher acusada de matar a própria patroa.
O filme foi bem recebido pela crítica e é considerada pela revista Time como uma das melhores adaptações de King para o cinema.
Um Sonho de Liberdade
É uma nova de 1982 e um filme de 1994.
Foi quando King decidiu que aspirantes cineastas produzissem suas obras por pouco. E esse curta surpreendeu ele. O filme teve 7 indicações ao Oscar.
Sonâmbulos
Filme de 1992 com boa arrecadação.
Ele tem roteiro original de Stephen King e conta sobre uma mãe e o filho, que possui natureza sobrenatural.
Outras adaptações de Stephen King no cinema
Além de todos os filmes adaptados dos livros de King, a lista é muito maior. Daria para citar “O Cemitério Maldito”, Contos da Escuridão”, “A Criatura do Cemitério”, “Louca Obsessão”, “O Passageiro do Futuro”, “A Metade Negra”, “Trocas Macabras”, “Mangler, O Grito de Terror”.
E teriam outros, como “Ás vezes eles voltam”, “A Maldição”, “Vôo Noturno”, “Lembranças de um Verão”, “Janela Secreta”, “Montado na Bala”, “1408”, “No Smoking”, “Sede de Vingança”, “A Good Marriage”.
Quais as melhores adaptações do King para o cinema
Agora, se você quer saber por onde começar, saiba que vários portais de cinema do Brasil e do mundo já criaram listas e mais listas para mencionar as melhores adaptações do Stephen King para o cinema. E nós vamos usar delas aqui. E dá até para seguir a mesma ordem, viu.
Um Sonho de Liberdade, Á Espera de um Milagre, O Iluminado, Conta Comigo, Carrie, Louca Obsessão, Eclipse Total, It, Doutor Sono, Na Hora da Zona Morta, Lembranças de um Verão e Chrstine.
As séries que foram baseadas nos livros de Stephen King
Quanto às séries de TV, que duram episódios, a gente tem uma lista com 7 indicações que valem a pena para você maratonar, se tiver um pouquinho mais de tempo. Anote aí.
Sr. Mercedes, The Outsider, Castle Rock, Under the Dome, Saco de Ossos, The Stand e O Nevoeiro. Inclusive, essa última série é uma das mais recentes, lançada em 2017.