Consumir fibras pode ajudar a evitar doenças do coração e até diabetes

ANÚNCIO

Estudo mostra que os benefícios de incluir as fibras em sua alimentação são muitos. E, já que manter uma vida saudável tem sido considerado o objetivo de muitas pessoas por que não aderir a mais esse novo conceito?

Seja pela aparência física ou pelo cuidado com a saúde – ou a combinação dos dois fatores – o que não dá para deixar de lado quando este é o propósito é a questão da alimentação.

ANÚNCIO
Consumir fibras pode ajudar a evitar doenças do coração e até diabetes

E uma pesquisa reforça a informação. E diz mais: consumir 25 gramas de fibras todos os dias pode auxiliar na prevenção de doenças graves. O problema é que a maioria das pessoas consome menos do que é indicado, cerca de 20 gramas.

“Chegar a essa quantidade, no entanto, pode não ser tão simples. Uma xícara de chá de berinjela cozida contém apenas dois gramas de fibras, por exemplo”, revela a consultora em nutrição Marcela Tardioli.

A pesquisa

O estudo foi publicado na The Lancet, revista científica. E os números mostraram que quem consome alimentos ricos em fibras, teve redução de 16 a 24% no aparecimento de doenças do coração, derrames, diabetes tipo 2 e câncer do reto.

ANÚNCIO

A revelação vai além: caso mil pessoas substituam a alimentação pobre em fibras, que é considerado o número abaixo de 15 gramas para 25 a 29 gramas, ou seja, rica nos nutrientes necessários, elas estarão evitando 13 mortes e seis possíveis vítimas de doenças do coração.

O que são as fibras

As fibras nada mais são do que nutrientes presentes nos alimentos integrais. Massas, biscoitos, bolachas, arroz, estão entre os mais consumidos. As fibras previnem e também tratam constipação.

E se não bastasse tantos benefícios, estes nutrientes ainda interferem no método de como a gordura é absorvida no intestino. Sabe o que isso pode causar? O prolongamento da sensação de saciedade.

Como aumentar o consumo de fibras

Sabe aquele pãozinho branco delicioso, a receita do macarrão da avó e o arroz branco de cada dia? Você não vai precisar eliminar nada disso, basta optar pelas opções integrais de cada um.

Um mingau de aveia de café da manhã também é uma boa pedida, assim como fazer as batatas cozidas sem tirar as cascas e comer 5 porções de frutas ou legumes e verduras diariamente.

Muita gente que tem intestino preso acaba aumentando o consumo de fibras de uma vez. Por auxiliar na melhor digestão dos alimentos, o excesso de fibras pode render flatulências, ou seja, você pode ficar com muitos gases se formando no seu organismo.

A orientação é para que o acréscimo de fibras na dieta seja feito de forma gradativa, aos poucos, para o corpo se acostumar e não trazer transtornos do cotidiano.

Atenção aos rótulos

Nada de comprar sem ler. A dica é verificar os ingredientes presentes no produto. “Os primeiros são aqueles encontrados em maior quantidade no alimento.

Ou seja: se farinha integral está em primeiro e farinha branca em segundo, significa que aquele produto tem mais farinha integral do que branca, por exemplo”, conclui Marcela.

ANÚNCIO