Saiba quais as 3 doenças comprometem a visão na terceira idade

ANÚNCIO

Quando a idade vai chegando a gente vai percebendo alguns pontos diferentes no nosso corpo. Nem tudo é mais como antes. Andamos com mais dificuldade, sentimos algumas dores que nem sabíamos que existiam, cansamos com mais facilidade… E a nossa visão vai ficando prejudicada também.

E é complicado, não é mesmo? Enxergar direito nos ajuda a completar as tarefas do dia a dia, que quando ficamos mais velhos, já costumam ficar mais difíceis; ter uma boa visão também facilita o nosso convívio com a sociedade.

ANÚNCIO
Saiba quais as 3 doenças comprometem a visão na terceira idade

Ou seja, ficar doente dos olhos pode ser ruim. Mas, se você detectar a doença logo cedo, ela pode parar de evoluir e até ter cura. Por isso, separamos as principais doenças que acometem a população idosa com mais frequência.

1 – A Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, que é uma lente intraocular, e costuma aparecer com a idade mesmo.

O paciente nota que a visão embaça – esse é o principal sintoma. Para que isso melhora, só a cirurgia para tratamento. Ela consiste na retirada do cristalino opacificado. Uma lente intraocular entra no lugar dele para melhorar a visão.

ANÚNCIO

2 – A Degeneração Macular Senil

A degeneração macular senil, como o próprio nome já sugere, é uma doença degenerativa da mácula, que representa a parte mais importante da visão. O diagnóstico é feito pelo exame de fundo do olho e o tratamento depende do estágio em que a doença se encontra.

Então, quanto antes você perceber a presença dela, melhor é para que acabe com ela.

3 – O Glaucoma

O glaucoma é silencioso. Ele é uma doença crônica muito comum a partir dos quarenta anos de idade. O médico Jordão informa que na maioria das vezes, há um aumento da pressão intraocular e é isso que danifica o nervo óptico.

Isso, progressivamente, pode levar até a cegueira. Os pacientes nesse caso devem passar por tratamentos que diminuem a pressão no olho. Vale por remédios ou por cirurgia.

Um ponto muito importante para diagnosticar essas doenças de um jeito bem rápido é a realização de exames preventivos. Com eles é possível ver se existe algum problema com antecedência, dando tempo para cuidar da enfermidade.

A prevenção

Por se tratarem de doenças que, na maioria das vezes, acontecem devido ao envelhecimento não há uma fórmula mágica para prevenir. No entanto, os médicos especialistas recomendam a visita aos clínicos anualmente para que sejam feitos exames.

O motivo é que quando as doenças são diagnosticadas no início, o tratamento se torna mais eficaz e a doença pode ser curada. Já para casos mais sérios ou que não tenham diagnostico rápido pode haver complicações.

Além disso, há formas de se evitar as causas que não vem do envelhecimento, como usar óculos solares em dias de sol forte e proteger os olhos durante a prática de atividades físicas, por exemplo.

ANÚNCIO