A elaboração de um Documentário

ANÚNCIO

documentariosusanamartins

Sabemos que é quase impossível escrever um roteiro fechado para produzir um documentário. A princípio, isso pode parecer um empecilho. Afinal, como apresentar um projeto de documentário sem um roteiro do mesmo? Quem irá “comprar” minha ideia se não tenho um texto que prove minha capacidade de realizá-la? Diante dessa dificuldade, como um iniciante documentarista pode produzir seu filme?

ANÚNCIO

 

 

Essas são questões pertinentes e mesmo  que você prefira produzi-lo sozinho será importante a elaboração de uma proposta para a realização do seu filme. Acredite, você precisará consultar sua proposta mesmo que tudo esteja “dentro de sua cabeça”.

ANÚNCIO

 

Essa proposta precisa ter um formato claro e objetivo e ela será provavelmente um suporte para a elaboração do seu roteiro. Ter uma proposta simples e clara resulta num roteiro cujo conteúdo é muito próximo daquilo que você quer documentar. Abaixo segue alguns pontos importantes para a elaboração:

 

  1. Escreva sobre o assunto do filme, sobre seu formato e sua duração – faça isso em, no máximo, cinco linhas. Será uma espécie de exercício sobre seu tema abordado. Quanto mais objetivo você for neste item mais clara sua ideia se apresentará para si e, portanto, mais fácil  aplicá-la.

 

  1. Introduza, com uma breve descrição,  o tema do filme. Tente, de maneira clara, justificar sua produção. Lembre-se: seja o mais claro possível; quanto mais obscura sua ideia mais difícil será para você realizá-la.

 

  1. Descreva a respeito do formato do seu documentário: se haverá depoimentos, locução, como será a edição, a direção de fotografia etc…

 

  1. Crie um cronograma aproximado para as gravações/filmagens.

 

  1. Transforme todos os dados do item 3 em uma planilha orçamentária. Tudo o que você descreveu naquele item tem um custo logístico: para ter uma locução (a famosa voz off) é preciso contratar um locutor e alugar um estúdio, para cada depoimento a equipe tem de se locomover até o local a ser gravado/filmado, a produção precisará alugar os equipamentos para gravação (câmera, microfone, iluminação) etc… É evidente que quanto mais claro o item 3 mais aproximado será o valor do quanto custa produzir seu documentário.

 

  1. Por fim, elabore uma estratégia de divulgação do seu produto realizado (DVD, Youtube, Itunes, Facebook etc).

 

Diante desses tópicos, releia cada um deles e faça um roteiro aberto do seu documentário. Com este projeto seu roteiro será menos impreciso e por conseguinte você terá mais facilidade para realizá-lo.

 

Lembrando que esse é um simples modelo de elaboração de um projeto documental para quem pretende realizar seu primeiro documentário e ainda não sabe por onde começar. Há muitos textos de estudo sobre o assunto para quem já tem noções básicas sobre como produzir um documentário. Uma ótima leitura são os textos de Alan Rosenthal.

 

Para esclarecimento de outras dúvidas, podemos conversar através do twitter @susanahmartins.

 

ANÚNCIO