Fies 2020: aprenda como fazer inscrição online

ANÚNCIO

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que oferece oportunidade por meio de financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituição privadas.

As inscrições para o Fies 2020, programa do Governo que oferece crédito estudantil para alunos, abrem de forma anual. Assim como nos anos que se passaram, os cadastros precisam ser feitos online, necessariamente.

ANÚNCIO

Quer saber melhor como funciona este financiamento? Continue a leitura deste artigo e descubra mais uma maneira de ingressar em uma universidade e realizar o sonho de ter um diploma e melhores condições de trabalho.

inscrição no FIES
Foto: (reprodução/internet)

Fies 2020: como funcionam as inscrições

As inscrições abertas são para alunos que fizeram as provas do ENEM e que conseguiram pontuação igual ou maior do que 450. No entanto, vale ressaltar que o candidato não pode ter zerado a prova de redação.

Mas, por enquanto as opções são para quem fez a pré-seleção e precisa completar a inscrição online. Isso porque o Novo Fies ainda não tem data certa para lançar a abertura das candidaturas.

ANÚNCIO

Outra exigência do programa é que a renda per capta da família do candidato aos Fies seja de no máximo 3 salários mínimos para o Financiamento do Fies e até 5 salários mínimos para o P-Fies.

Como fazer a inscrição do Fies

É preciso entrar no site do MEC para fazer a inscrição online do Fies. Na plataforma digital, é preciso informar, antes de tudo, o número do CPF e na sequência optar pelas preferências.

Por exemplo, o candidato pode escolher:

  • O curso desejado;
  • O turno de preferência;
  • As opções de instituição de ensino
  • O local de interesse também.

Para cada uma dessas preferências, é possível optar por 3 opções entre alternativas que estarão disponíveis.

As inscrições serão abertas no dia 28 de julho e poderão ser realizadas até o dia 31 do mesmo mês. Porém, uma dica é ficar atento às notícias sobre o Fies assim como entrar no site do MEC para se atualizar diariamente.

E o ENEM 2020? Saiba mais

Como o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é importante para se inscrever nos programas que o Governo oferece para os estudantes que desejam fazer curso superior é necessário se preparar para o ENEM.

Apesar de ainda estarmos distante da data da prova, tudo acontece muito rápido. Portanto, é muito interessante estudar para as provas com antecedência e se empenhar nas matérias em que tem maior dificuldade.

As datas do exame

Por conta dos eventos mundiais de 2020, a prova do ENEM 2020 foi adiada para 17 de janeiro de 2021. No domingo seguinte, dia 24, será realizada a segunda etapa da prova. Além disso, uma novidade para este ano será o ENEM digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. 

A ansiedade pelo resultado termina no dia 20 de março de 2021. Dependendo do seu desempenho, você já poderá ter uma ideia se estará apto para concorrer ao Fies do próximo ano.

Entenda melhor sobre as mudanças no ENEM neste vídeo:

O ENEM é a porta de entrada para essa oportunidade de estudar no ensino superior sendo financiada por um investimento do governo, considerando que as parcelas podem ser pagas em vários anos.

ANÚNCIO