Futebol em Crise – A Trágica Situação Momentânea do Futebol Brasileiro

ANÚNCIO

A má fase do futebol brasileiro não vem dos dias de hoje, desde as ultimas três Copas do Mundo da FIFA o futebol brasileiro vem demonstrando grande decadência e preocupação com as péssimas classificações da seleção brasileira.

bola
Foto: Reprodução

 Copa do Mundo

Em 2006, Copa do Mundo na Alemanha, o Brasil era considerado o favorito para levar o titulo, com o quadrado mágico composto por Kaká e Ronaldinho Gaúcho no meio e Adriano e Ronaldo no ataque, o grupo do Técnico Carlos Alberto Parreira deixou a competição nas quartas de finais com uma derrota para a seleção da França por 1X0, gol de Thierry Henry.

ANÚNCIO

 

Quatro anos depois, Copa da África do Sul em 2010 a seleção do Técnico Dunga estava com uma boa campanha para levar o hexa campeonato. Campeão da copa das confederações um ano antes e com um futebol convincente a seleção brasileira levou a todos acreditarem que a sexta estrela viria naquele em ano. Entretanto, mas uma vez nas quartas de finais o Brasil sofre a derrota por 2X1 para a Holanda, deixando a competição e milhões de brasileiros com lagrimas nos olhos.

 

ANÚNCIO

Por fim, temos a tão sonhada Copa do Mundo no Brasil, 2014 era o ano em que não havia duvidas que a conquista fosse ser brasileira. Entre trancos e barrancos, a seleção de Luiz Felipe Scolari conseguiu chegar até as semi – final enfrentando a tão temida Alemanha que marcou 7×1 contra o Brasil em pleno estádio do Mineirão, um jogo em que todos os brasileiros querem apagar da memória.

 Crise no Futebol

bola2
Iamgem reproduzida

A crise no futebol brasileiro não engloba apenas a Seleção, mas também todos os clubes esportivos. Grandes times apresentam além de um futebol de má qualidade, problemas financeiros com dividas de se assustar.

 

Flamengo, Palmeiras, Fluminense e São Paulo são alguns exemplos de clubes endividados, as principais dividas são os pagamentos de impostos, seguido de salários das grandes contratações de jogadores e reforma nos estádios.

 Resultado

O problema financeiro influencia diretamente no desempenho dos times em campo, sem recursos financeiros para melhorias na equipe e infraestrutura, compromete a motivação dos jogadores, que por sua vez, estão focados cada vez mais o valor monetário que o futebol lhes proporciona e não no simples fato de jogar por prazer, o tão chamado de futebol por arte.

 

Diante disto, podemos concluir que má fase do futebol brasileiro origina-se de um problema de gestão e administração, não apenas dos clubes brasileiros, mas também da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para solucionar os problemas é necessário de lideres profissionais, que imponham boas estratégias dentro de campo e boas estratégias fora de campo, a fim de produzirem times com um futebol de qualidade e clubes com uma situação administrativa e financeira estável.

 

 

ANÚNCIO