Gastronomia:Caldeirada de Tucunaré

ANÚNCIO

Prato típico da Região Norte

 

alimetação

ANÚNCIO

 

O tucunaré é um dos peixes mais apreciados na região norte tanto pelos amantes da cozinha, em virtude da delicia de sua carne branca e de sabor suave, como pelos amantes da pescaria, pois o tucunaré é um dos peixes mais fortes dos rios amazônicos, sua capacidade de luta é mundialmente reconhecida pelos amantes da pesca esportiva.

O tucunaré faz parte do prato principal do  ribeirinho e dificilmente fica de fora no cardápio dos melhores restaurantes da região norte, e nas grandes peixarias da cidade de Manaus, sem dúvida nenhuma a caldeirada de tucunaré junto com a caldeirada de tambaqui são os pratos mais cobiçados.

ANÚNCIO

Além da caldeirada, o tucunaré por ter a carne muito macia, é degustado de várias outras maneiras pelas comunidades ribeirinhas e por grandes chefes das melhores cozinhas do mundo, que muitas vezes vêem até a região norte para desenvolverem novas especiarias com a carne do tucunaré, e o resultado dessas experiências são novos sabores e pratos exóticos.

A diversidade dos peixes nos rios amazônicos é imensa, mas a peculiaridade em cada espécie é que fascina de verdade, já que temos peixes de carne dura, macia, vermelha e remosas (nível alto de gordura) que muitas vezes são as mais apreciadas.

Aprenda  preparar  a caldeirada

Para preparar uma boa caldeirada é preciso pegar um tucunaré de tamanho médio e reparti-lo em postas grandes (na média são três por peixe) colocados para cozinhar em uma panela grande, o truque mesmo está no tempero simples; coentro, chicória, tomate cebola, alho, óleo de dendê, e até mesmo outros peixes menores, depois se quiser incrementar o prato, você pode cozinhar uma quantidade de ovos e depois colocá-los descascados dentro da panela junto com o tucunaré, já minutos antes de desligar o fogo e pronto! Sua caldeirada está pronta.

O tempo de cozimento de tudo isso é em torno de 20 minutos, dá para sentir o cheiro da caldeirada a quilômetros, talvez por isso chame tanta atenção dos visitantes e turistas que ao chegarem à cidade se deliciam com esse típico prato da cozinha amazonense, tão cobiçado pelos melhores chefes de cozinha.

 

 

 

 

ANÚNCIO