Especialista ensina a montar um cronograma para facilitar a limpeza da casa

ANÚNCIO

Uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha fora é chegar em casa e ainda ter que dar aquela geral com os afazeres domésticos. Como a gente não pode adiar a limpeza, que tal montar um cronograma para facilitar o processo?

Destacar as principais atividades do dia a dia, da semana, da quinzena e até do mês pode ajudar muito na hora de otimizar o seu tempo. Para dar as dicas de como fazer isso nada melhor do que ouvir alguém que realmente entende do assunto.

ANÚNCIO
Especialista ensina a montar um cronograma para facilitar a limpeza da casa

Luara Milaina é diretora da empresa Limpezas Amelia e separou alguns itens para você. Antes de começar, é necessário saber que o cronograma é para se adaptar a sua rotina. Ou seja, caso – por um algum empecilho – não dê certo de você o seguir, não pode se cobrar tanto.

O que fazer todos os dias?

Segundo Luara, não tem jeito de escapar das tarefas básicas do nosso cotidiano: arrumar a cama, deixar a luz do dia entrar no quarto para arejar, limpar as pias do banheiro e da cozinha, lavar a louça, separar a roupa para lavar, limpar o vaso sanitário.

E, se você cozinha e come em casa frequentemente, limpar o fogão e a mesa (aquela arrumada superficial). Se mais pessoas dividem a casa com você, por que não separar as tarefas? Com cada um fazendo um pouco fica mais fácil e mais rápido.

ANÚNCIO

E a faxina semanal?

Se conseguir fazer isso todos os dias, ótimo! A faxina semanal vai ficar mais tranquila de ser feita. Então, atente-se para: trocar roupa de cama, mesa e banho, fazer a lista de compras no supermercado, passar pano no chão da cozinha, tirar pó dos móveis, limpar espelhos e vidros, passar roupas, lavar banheiro…

E se, a família come em casa, montar o cardápio da semana para não ficar na dúvida no decorrer dos dias e também para não faltar nada. “Para quem mora em casa e tem calçada, é legal lavá-la uma vez por semana”, conta Luara.

A limpeza quinzenal?

A limpeza de quinzena em quinzena é para olhar a validade dos produtos que estão na dispensa e na geladeira, limpar a geladeira para evitar cheiros, micro-ondas e também fogão. Passar um produto para limpar as paredes, aspirar os colchões, o sofá e os tapetes também.

1 vez por mês… ou mais!

“Mensalmente o ideal é limpar a máquina de lavar, limpar as paredes, rejuntes, rodapés e janelas”, ensina Luara.

Num intervalo maior de tempo, entre seis meses e um ano, é legal você preparar para fazer as tarefas mais pesadas. Então vale lavar as cortinas e os tapetes, limpar ralos e sifões, tirar a poeira dos lustres e dos tetos (se você tiver sanca aberta, pode inserir a limpeza no calendário mensal).

A especialista alerta ainda que “outra dica é tirar todas as coisas que não são mais utilizadas, jogar fora o que não presta e doar o que ainda está conservado. Assim, acumula-se menos tranqueira e bagunça”, finaliza.  

Contratação de especialistas para a limpeza!

Se ainda assim você se sentir cansada ou cansado, não der conta de fazer todo esse trabalho, pode aproveitar empresas especializadas como a da Luara. Elas ajudam em todo o processo, olhando bem para qual a sua necessidade.

Cansou só de ler? É difícil achar tempo para tudo isso, se divertir e trabalhar, não é mesmo? Por isso, hoje está cada vez mais fácil dividir essas tarefas com profissionais especializadas que podem te ajudar com diárias de acordo com a sua necessidade.

ANÚNCIO