O leite integral, desnatado e semidesnatado… São iguais?

ANÚNCIO

Muitas pessoas têm aquele pensamento de que “leite é tudo igual” e acabam não fazendo uma escolha pela qualidade do mesmo, mas sim pelo valor ou marca preferida.

Porém, temos tipos diferentes de leite, entre eles, o integral, o desnatado e o semidesnatado, que apresentam detalhes característicos de cada um, tanto na produção como na venda e no valor.

ANÚNCIO
O leite integral, desnatado e semidesnatado... São iguais?

Nas 3 opções temos variáveis no número de vitaminas, quantidade de gordura presente e algumas mudanças em sua composição. Confira abaixo a diferença entre os tipos de leite.

Leite integral

O leite integral é como o nome diz, integral. Assim, ele mantém toda a gordura do leite antes da industrialização, sendo de no mínimo 3% em sua composição.

Ele é indicado para crianças a partir de 2 anos de idade, pois nesta fase da vida necessitamos de energia, que podemos ter com o integral.

ANÚNCIO

Para os pré-adolescentes e adolescentes, que estão passando pela fase da puberdade, o consumo deverá ser de quantidades significativas, afinal, o seu organismo necessita de energia para o desenvolvimento.

Porém, um ponto que temos que ressaltar é que em qualquer fase da vida quem se encontrar acima do peso deverá evitar o leite integral, já que com a quantidade de gordura, ele poderá aumentar risco de doenças como as cardiovasculares, além de dificultar a perda de peso.

Leite desnatado

O leite desnatado não tem as vitaminas A e D, que estão presentes no leite integral, porém, ele apresenta muita pouca gordura, sendo assim, ideal para quem busca perder peso.

Ou até mesmo quem sofre com doenças no sistema cardiovascular.

Ele possui as mesmas quantidades de fósforo, cálcio, potássio, proteínas e alguns outros nutrientes do integral, portanto, segue sendo fundamental para a nossa saúde.

Leite semidesnatado

O leite semidesnatado retira a gordura do leite integral, mas mantém todas as suas vitaminas e nutrientes. O seu nível de gordura vária de 0,6% até 2,9%, sendo valores considerados baixos para uma dieta comum.

Ele é ideal para quem sofre com intolerância à lactose ou tenha algum tipo de alergia ao leite de vaca, fazendo assim com que a pessoa não precise cortar o consumo desse farto alimento.

Qual é o mais saudável dos leites?

O leite semidesnatado é considerado o mais saudável, justamente pelo fato de manter as vitaminas e nutrientes do leite, mas retirar um pouco da sua gordura.

Mas, o que é importante considerar também é que o leite atende até 70% das nossas necessidades diárias de cálcio, sendo um nutriente fundamental para o nosso corpo e a nossa estrutura óssea.

A caseína, proteína que podemos encontrar no leite, corresponde a 30% da composição, tento um alto valor biológico e contendo valores essenciais para o crescimento dos tecidos do nosso organismo.

Dentre as vitaminas encontradas no leite, temos a vitamina A também, que é essencial para a proteção da nossa pele, cabelo e olhos.

E outras que fazem parte do complexo B, que participam do metabolismo de lipídios, carboidratos e proteínas, sendo um papel importante para a nossa energia.

Por isso, o mais recomendável é buscar ajuda médica para saber qual é o leite ideal para você, lembrando que o consumo moderado dele, independente de qual tipo seja, só trará benefícios no longo prazo.

ANÚNCIO