Você sabia que própolis protege seus dentes?

ANÚNCIO

Você sabia que a própolis tem o poder de proteger os seus dentes contra a ação bacteriana e te ajudar a mantê-los saudáveis e bonitos?

A seguir, você entende melhor como isso acontece e o que você pode fazer para usufruir de todos os benefícios proporcionados por esta poderosa resina. Acompanhe!

ANÚNCIO
Você sabia que própolis protege seus dentes?

A Própolis

Produzida por vegetais, a própolis é uma resina atóxica coletada e utilizada por abelhas para proteger suas colmeias, pois, além de possuir propriedades antimicrobianas, ela ajuda a vedar a colônia contra a umidade, água e vento.

Mas não são só as abelhas que usufruem do potencial dessa resina. Há milênios os seres humanos utilizam a própolis para uma série de funções.

Os egípcios antigos, por exemplo, a utilizavam em rituais de mumificação, pois ela tem o poder de preservar os corpos após a morte.

ANÚNCIO

A novidade agora é que a própolis também se mostra como uma poderosa aliada na luta contra as cáries, contribuindo também para a preservação do esmalte dos dentes.

A afirma vem da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo(USP); e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas.

De acordo com os pesquisadores, que estudam os diversos tipos de própolis há 15 anos, essa resina é um agente antimicrobiano natural, que atua, basicamente, de duas formas contra a cárie.

Como a própolis protege os seus dentes

A própolis protege os seus dentes, pois, além de atuar como um agente antibiótico, ela também consegue reduzir a capacidade que os microorganismos presentes na placa bacteriana têm de sintetizar os ácidos que originam as cáries.

Assim, por mais que nem todas as bactérias sejam eliminadas dos dentes, elas não conseguem produzir os ácidos responsáveis pela desmineralização.

Além destes ácidos, as bactérias bucais também produzem uma espécie de cola que faz com que os microorganismos grudem nos dentes, formando novas placas bacterianas e dificultando ainda mais o cuidado e a manutenção da saúde bucal.

Mas, a própolis também consegue impedir que as bactérias lancem essa substância nos dentes, impedindo a formação de novas placas.

Como utilizá-la?

Não existe apenas um tipo de própolis. Na verdade, existem centenas de tipos dessa resina e o Brasil é um dos mais diversos de todos em sua produção devido à sua grande variedade de climas e ecossistemas.

E existem diferenças entre os diferentes tipos de própolis. A resina do norte não age da mesma que a do sul, por exemplo.

Já a utilização de produtos à base de própolis voltados a tratar ou prevenir algum problema de saúde bucal, na maioria dos casos, deve ser feita com indicação de um dentista de acordo com o quadro de cada paciente e com produção em farmácias de manipulação

Algumas pessoas podem ter alergia a própolis, mas como existem diversos tipos da resina, é possível que um indivíduo tenha alergia a um tipo e a outro não, cabendo ao dentista analisar e realizar a troca caso ache necessário.

ANÚNCIO