Saques do FGTS foram liberados: descubra como solicitar o seu

A Caixa alcançou a meta de injetar dinheiro na economia com a liberação dos saques das contas inativas do FGTS. No entanto, muita gente que tem o direito ainda não realizou a retirada do dinheiro. Para quem está nessa situação ainda existe uma saída.

Conforme informações da Caixa, mais de 9 milhões de pessoas podem receber os recursos, mas ainda não o fizeram. Os valores são variáveis, mas podem auxiliar no orçamento financeiro ou até mesmo ajudar as pessoas a realizarem sonhos e projetos pessoais.

ANÚNCIO

“As cotas do PIS injetaram mais de R$ 3 bilhões na economia do país até o início deste ano. E a medida beneficiou diretamente os milhões de brasileiros que efetuaram o saque”, disse à Caixa. Se você ainda não retirou os recursos, descubra a seguir como pode efetuar o saques das contas inativas.

saque contas fgts
Foto: (reprodução/internet)

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço existe para proteger o trabalhador que é demitido por justa causa. Porém, ele pode ser usado mediante a abertura de uma conta vinculada à Caixa e ao contrato de trabalho de cada pessoa. Portanto, cada trabalhador tem essa conta de FGTS.

O valor é referente a 8% de toda renda do trabalhador e os depósitos mensais ficam por conta das empresas.

ANÚNCIO

O FGTS também tem uma distribuição de resultados, que é uma divisão da metade do resultado alcançado e que vai para os trabalhadores.

FGTS emergencial em 2020

Diante dos desdobramentos da pandemia que aconteceu em 2020, o governo lançou uma nova modalidade de saque: o FGTS emergencial.

Para auxiliar quem teve uma baixa na receita mensal, ficou decidido que o trabalhador poderia sacar até R$ 1045 de contas ativas e também inativas. Esta, sem dúvidas, foi uma ótima ajuda para milhares de brasileiros neste momento difícil.

ANÚNCIO

Para conferir o calendário do FGTS emergencial, clique aqui.

Quem pode sacar o FGTS

Todo trabalhador que tem o direito ao FGTS inativo e comprovar que estava com alguma doença que o impedisse de retirar os recursos das contas ou que comprove alguma situação de pena (prisão) podem sacar os recursos.

Para isso, o recomendável é ir até uma agência da Caixa portando o atestado médico ou a certidão do órgão competente para comprovar a doença que impediu a ação anterior ou mesmo a situação de reclusão.

Fora isso, após o término do calendário do FGTS, as regras de saque voltam ao normal. Nesse caso, a retirada só poderá ser feita quando houver:

  • Rescisão de contrato;
  • Aposentadoria;
  • Morte do trabalhador;
  • Permanência por 3 anos foram do mercado de trabalho;
  • Para comprar imóveis.

App Caixa Trabalhador: facilitador no dia a dia

O aplicativo da Caixa é uma ótima opção para quem quer saber se tem direito ao saque do FGTS ou para quem quer consultar o saldo desse fundo. Ao passo que o app é gratuito e pode ser baixado em muitos smartphones.

Também é pelo app que dá para saber se as empresas estão depositando os devidos valores e em quais casos é possível resgatar o FGTS. Este é o caso de comprar o 1º imóvel ou para casos de extrema urgência.

Caso não tenha aptidão para baixar o app ou prefira os caminhos mais tradicionais, o cliente também pode optar pelo internet banking ou para serviço de atendimento ao consumidor, que funciona através do 0800-726-0207.