Seguro Desemprego online – Descubra como solicitar o benefício pela internet

ANÚNCIO

Hoje em dia, o trabalhador que vai solicitar o benefício do Seguro Desemprego deve ir até um posto de atendimento do Sine. Lá, ele preenche um formulário e faz a entrega do seu pedido, com base em sua documentação. Certo?

Agora, uma novidade promete agilizar todo processo! Trata-se de um atendimento que vai ser muito mais vantajoso para o trabalhador que quer o benefício. A mudança está valendo desde o ano passado e já tem caído no gosto das pessoas. 

ANÚNCIO

O fato é que muitas instituições estão alterando o seu atendimento para que muitas coisas possam ser feitas de maneira online. O governo está entrando nessa tendência e vem oferecendo serviços online que agilizam diversos processos. O Seguro desemprego é um deles. 

Prorrogação do Seguro-desemprego: Saiba quem vai receber | Jornal Contábil  - Com você 24 horas por dia
Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre como solicitar o seu Seguro Desemprego sem sair de casa. 

A chegada da tecnologia nos atendimentos

Esse processo tradicional, de ir até o ponto de atendimento, não é demorado. Lá, o trabalhador leva apenas 15 minutos. No entanto, apenas após a formalização é que ele conta o prazo de 30 dias para receber o benefício que é direito.

ANÚNCIO

Agora, com a mudança, a diferença está no fato de que será possível encaminhar o pedido de seguro desemprego pela internet, sendo que poderá fazer isso logo após receber o documento de demissão.

Depois, o prazo de 30 dias para receber o benefício vai continuar sendo o mesmo. O resultado é que agora o trabalhador não precisa ir até a agência do Sine pessoalmente para fazer o procedimento. 

Entenda o funcionamento da plataforma

O passo a passo de como tudo vai funcionar é muito simples, anote aí: o trabalhador envia o pedido de seguro-desemprego pelo site do Emprega Brasil. Para isso, basta criar um cadastro gratuito no site, com login e senha. Por fim, é necessário inserir os dados pessoais.

Durante o processo de cadastro, o site faz 5 perguntas, das quais 4 devem ser acertadas. Mas, são perguntas pessoais, a fim de evitar as fraudes. Então, em caso de acerto, ele ganha uma senha provisória, que deve ser trocada no primeiro acesso.

Se errar as perguntas, terá que aguardar, ao menos, 24 horas para fazer uma nova tentativa de criação de cadastro. 

Portal Emprega Brasil
Fonte: reprodução/internet

Aprenda a fazer o pedido online

Com o cadastro criado no Emprega Brasil, o trabalhador poderá optar por solicitar o seu seguro desemprego online. Sendo que vai ter que preencher um formulário com informações pessoais e profissionais, o mesmo que seria feito no Sine.

O cadastro tem 8 páginas e inclui: informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação. Depois disso, ele vai para a página onde as vagas estão expostas, sendo que dá para se inscrever em várias delas.

Ao final, ele confirma o interesse no benefício do seguro desemprego e agenda o atendimento presencial apenas para formalizar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas. Esse último passo, até o recebimento do recurso, não deve levar mais do que 30 dias para acontecer.

Para mais informações

Para mais informações sobre  Seguro Desemprego, além da opção de buscar uma unidade do Sine mais próxima a sua casa, é possível falar com um atendente pelo telefone. O número é o 156 opção 9. Eles atendem segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 18h. 

ANÚNCIO