Simulado do ENEM online: como fazer 3 provas gratuitas online

ANÚNCIO

O simulado do ENEM é uma forma que as pessoas têm de estudarem para as provas reais que acontecem anualmente. Conforme a nota no exame, que é um dos principais processos seletivos do país, o candidato pode ter acesso a vários cursos superiores.

E ao optar pelo simulado do ENEM, o candidato pode reforçar o seu estudo na busca pelos melhores resultados. Agora, leve em conta que é possível simular as provas de maneira totalmente gratuita e online.

ANÚNCIO

Sim, existem simulados gratuitos e online, sendo que você só precisa escolher alguns tipos de provas ou temas para estudar de forma muito parecida com a prova real do exame nacional, considerando até mesmo o tempo permitido em cada dia de prova.

simulado do enem
Foto: (reprodução/internet)

Por que fazer simulado?

Seja lá qual for a prova para a qual você está estudando, realizar simulados é uma ótima forma de estudo. Afinal, é dessa forma que você conseguirá ter uma melhor noção de como está a sua performance para a hora da prova.

Aliás, quando falamos sobre performance, nos referimos a tempo de resolução de questão e velocidade de assimilação nos conteúdos. Por isso, ter um modelo parecido com a prova para a qual você está se preparando, é excelente para garantir melhores resultados.

ANÚNCIO

Abaixo, assista a um vídeo com maiores dicas sobre simulado para a sua preparação:

Conheça simulados grátis para o ENEM

1. Simulado ENEM Brasil Escola

O Brasil Escola é uma página da UOL que disponibiliza um simulado do ENEM deste tipo: online e gratuito. No entanto, é preciso fazer o cadastro no site (com a criação de login e senha) para acessar às provas testes.

Depois disso, o candidato pode escolher pelos temas:

  • Ciência da natureza;
  • Matemática;
  • Linguagens e códigos;
  • Ciências humanas.

Ou ainda optar pelo acesso ao ENEM integral, com a opção das línguas espanhol ou inglesa.

Ao todo são 180 questões, sendo que você pode selecionar o número de questões que foram respondidas e o tanto de acertos, o que é importante para saber o nível de preparo para prestar.

2. Simulado ENEM IG

O IG também tem um simulado do ENEM, sendo que a prova é feita em parceria com o Grupo Bernoulli. Assim, a preparação do simulado é feito com todas as áreas de conhecimento abordadas pelo exame – e no final você confere o gabarito.

O simulado no IG também é gratuito e online. Para fazer a prova é bem simples: o candidato seleciona um dos pacotes para testar o conhecimento, sendo que cada pacote tem 20 questões de diferentes assuntos.

Assim, a ideia é a de que o teste avalie uma estimativa de quanto você levaria para concluir a prova do ENEM, o que dá uma base para você testar suas habilidades considerando o tempo de prova.

Na página inicial do IG você pode acessar ao menos 9 opções de pacotes, sendo que em cada um deles é possível testar conhecimentos diversificados e pode ainda fazer todos que estão disponíveis para ter ainda mais chances de testar o seu conhecimento.

3. Simulado do ENEM Guia do Estudante

O simulado do ENEM também pode ser acessado através do Guia do Estudante, que é uma plataforma da Abril e foi criado em parceria com a Evolucional. O simulado é aberto para todo o público e está disponível gratuitamente por tempo limitado.

O simulado online e gratuito do Enem é feito por 180 questões divididas em 4 provas: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Cada prova tem 45 questões e deve ser feita em 2 horas e 15 minutos.

No final da prova você tem acesso ao relatório de desempenho, mostrando os erros e os acertos. E você ainda é inserido em um ranking de usuários onde é usado o sistema TRI, que é usado nas provas reais do ENEM.

ANÚNCIO