A Uber anunciou recentemente que vai começar a impedir passageiros que possuem notas baixas de usar o serviço nos EUA. Essa mudança está causando repercussão por lá, porém, aqui no Brasil essa regra já está valendo a quase um ano.
Esse bloqueio de passageiros aqui no Brasil passou a ser levado a sério realmente a partir de junho de 2018. Esse regulamento começou a valer antecipadamente no Brasil, porém essa novidade só ficou conhecida depois do anúncio ofical da Empresa.

Como funciona o bloqueio de passageiros da Uber?
Assim como os passageiros podem atribuir notas aos motoristas, os condutores também são responsáveis pela avaliação dos usuários que utilizam o serviço Uber.
Existe uma nota de corte pra isso. No momento em que o passageiro atinge essa nota, a Uber imediatamente impossibilita o usuário de continuar utilizando seus serviços.
A partir do anúncio oficial os passageiros começarão a receber dicas valiosas sobre como melhorar suas classificações. Ser mais educado, evitar largar lixo para trás e evitar forçar os motoristas a exceder a velocidade.
Os usuários da empresa terão muitas possibilidades para subir sua classificação a fim de evitar seu bloqueio. Posteriormente podem perder seu acesso ao serviço de transporte da Uber.
A nota de corte da Uber nos Estados Unidos ainda não foi divulgada. Aqui no Brasil entretanto, os passageiros já estão começando a receber avisos em seus aplicativos. Se você já andou sendo mal criado durante uma viagem da Uber pode ter recebido uma. Se sua classificação ficar abaixo de 4 estrelas já era. Pode dar adeus ao serviço da Uber.
Saiba mais sobre uma associação que existe para defender motoristas de aplicativos https://www.ampab.com.br/
Como faço para saber a minha nota na Uber?
Primeiramente abra seu aplicativo da Uber e observe que existem 3 linhas que se localizam no canto esquerdo superior de sua tela.
Selecione o símbolo e abrirá uma nova tela pra você. A sua nota irá aparecer em baixo de seu nome.
De acordo com a própria Uber alguns tipos de comportamento podem aumentar ou diminuir sua nota de corte. É sempre bom lembrar que, o respeito é primordial para um bom relacionamento durante a viagem.
Conheça algumas recomendações que foram divulgadas pela Empresa:
- Danificar qualquer bem seja do motorista ou outros usuários
- Qualquer tipo de contato físico com o motorista que possa ser caracterizado como assédio.
- Usar linguagem obscena ou inapropriada durante a viagem
- Fazer contatos indesejados com o motorista após a viagem como ligar no telefone uber ou enviar mensagens
- Violar as leis vigentes do país durante a viagem como por exemplo transportar drogas ou materiais ilícitos.
Conclusão
O respeito é primordial em qualquer relação comercial mesmo que seja durante uma corrida de 10 minutos.
Assim como o motorista da Uber precisa agir dentro das regras da empresa, o usuário também precisa agir dentro de uma conduta moral para garantir seus direitos de cidadão e cliente acima de tudo.
Não podemos negar que se trata de uma medida polêmica mas se chegou a esse ponto, é porque existem indícios e fatos que comprovem a necessidade de tal providência.
Gostou do artigo? Tomara que sim! Contudo se quiser saber mais, visite nossa sessão de Tecnologia para se manter informado. Até o próximo!