Veja como conseguir vagas de emprego no Pingo Doce

O Pingo Doce é muito conhecido em todo país português. É uma referência no assunto de supermercados. Por esse motivo, também se torna muito visado por quem busca oportunidades de emprego. Mas, será que vale a pena trabalhar lá? Vamos descobrir.

ANÚNCIO

Até mesmo porque são muitas vagas atribuídas mensalmente aos novos candidatos e em vários setores, o que indica que todo mundo pode ter uma chance de trabalhar no Pingo Doce. Há até programas de incentivo para quem nunca trabalhou antes.

Neste conteúdo, você poderá observar os benefícios, os requisitos e como é trabalhar no Pingo Doce. Também vamos trazer a próxima etapa importante para isso: o processo seletivo, que inclui o envio de um currículo online

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)
  • Os benefícios de trabalhar no Pingo Doce;
  • O que precisa para trabalhar no Pingo Doce;
  • Quais as vagas disponíveis para trabalhar no Pingo Doce;
  • Como enviar o currículo para trabalhar no Pingo Doce.

Os benefícios de trabalhar no Pingo Doce

Há 40 anos no mercado, o Pingo Doce é visto como uma marca que traz valorização para os seus funcionários. Ao todo, são mais de 30 mil que trabalham diretamente em alguma das áreas de atuação dessa rede de Supermercados.

Foto: (reprodução/internet)

Só que estar ao lado de tanta gente capacitada não é a única vantagem de conseguir um trabalho lá. Há oportunidade para crescimento, também. Porque os gestores acreditam muito na ideia da meritocracia. Um exemplo vem da Escola de Formação, que capacita funcionários.

ANÚNCIO

O Grupo Familiar do Pingo Doce tem mais de 225 anos de história, o que traz estabilidade para os funcionários, até mesmo em épocas de crises. Recentemente, também é possível notar a flexibilidade no horário, com o part-time, para que seja possível ter mais tempo para a família.

Quanto ganha um funcionário do Pingo Doce

Em termos de salários, saiba que são atrativos, quando comparados com cargos semelhantes no mercado português. Em sites de empregos, encontramos algumas referências, que podem ser usadas como base para o seu estudo. Veja só.

O Glassdoor mostra que um operador de caixa recebe até 9.000 euros no ano, o que é bem próximo do que diz o Indeed. Já para um repositor, a média salarial é um pouco menor, chegando a 7.000 euros no período de 12 meses trabalhados. 

Em contrapartida, cargos mais altos também permitem salários maiores, assim como as responsabilidades. Um assistente administrativo pode chegar a receber mais do que 5.000 euros por mês, isto é, mais de 60.000 euros no ano. 

O que precisa para trabalhar no Pingo Doce

De modo simples, saiba que é preciso cumprir os requisitos mínimos para concorrer a vaga e, posterior a isso, vencer essa disputa entre candidatos. Mas, para dar o primeiro passo, é importante saber o que a empresa exige, correto? Só que isso varia de vaga para vaga.

Foto: (reprodução/internet)

Para entendermos na prática, vamos usar um exemplo real. É para a vaga de operador de peixaria, que vai trabalhar no regime full-time em Oeiras. Nesse caso, os requisitos são todos interpessoais, como interação com o cliente, trabalho em equipe e vontade de aprender.

Desse modo, não se exige uma graduação ou cursos, por exemplo. Por outro lado, o que torna a concorrência bem acirrada. Então, recomenda-se que a pessoa crie um bom currículo e seja proativo durante as entrevistas de emprego. 

Vale a pena trabalhar no Pingo Doce

Para quem está avaliando essa possibilidade, ao observar benefícios e requisitos, vem a dúvida: vale a pena trabalhar no Pingo Doce? Na maioria das plataformas online de vagas de emprego, a resposta é positiva, a partir do que dizem os atuais e ex-funcionários.

Os pontos mais importantes que eles mencionam tem a ver com o espírito da equipe, o bom ambiente de trabalho e o salário compatível com o mercado. Por outro lado, também trazem possíveis questões que poderiam ser melhoradas, como as folgas e horários complicados.

Em uma categorização de temas, outros que se destacam na visão dessas pessoas são: progressão profissional, cultura, direção e equilíbrio. Inclusive, dizem que apesar de haver o programa part-time, nem todos são beneficiados com ele.

Quais as vagas disponíveis para trabalhar no Pingo Doce

Atualmente, pelo tamanho que a empresa tem, as vagas de trabalho são disponibilizadas a partir de áreas. Por exemplo, os armazéns, os escritórios, as lojas, as cozinhas, o talho e a peixaria são algumas delas. E todas com oportunidades disponíveis. 

Foto: (reprodução/internet)

Um exemplo vem do operador picking, que é aquele profissional responsável por receber, conferir, preparar e expedir as mercadorias. E mesmo quando não há vagas abertas para o seu perfil, é possível enviar o currículo para a base de dados do grupo, como veremos adiante.

Além da divisão das áreas e do banco de dados, o Pingo Doce é uma referência no assunto da inclusão. Tanto é verdade que o Programa Incluir integra as pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado, com aberturas de oportunidades o ano todo.

O trabalho dos magarefes

Para quem não é português, a função de magarefe pode ser desconhecida. No entanto, é apenas um nome para falar do cortador de carnes e peixes. Ou seja, é um tipo de vaga muito procurada no Pingo Doce e que pode ser ideal para você. 

O salário não é dos mais altos, sendo de até 830 euros por mês. No entanto, na internet é possível encontrar histórias de brasileiros e outros estrangeiros que conseguiram iniciar a carreira no mercado de trabalho internacional através desse cargo. 

O cargo de aprendiz de talho

A partir disso vem a próxima curiosidade: o Pingo Doce anuncia diversas vagas para o aprendiz de talho, que é a pessoa que também atua nos cortes e desmanches de carnes. Talho é o nome do local usado para fazer a venda desses produtos. 

Foto: (reprodução/internet)

Os cortes são feitos por categorias, o que é comum de acontecer em toda parte do mundo. Assim, os preços variam, sendo mais caros para os cortes mais nobres. Em países sul-americanos, o nome mais comum é açougueiro ou auxiliar de açougue para esse trabalho.

Recentemente, vários sites internacionais estão divulgando essa notícia, de que o trabalho de aprendiz de talho está crescendo no continente Europeu. Chegaram a falar em mais de 200 vagas por dia, que são anunciadas por lá. 

Como pesquisar as melhores vagas de trabalho no Pingo Doce

Se são tantas vagas abertas para atuar no Pingo Doce, a pergunta que fica é: como encontrar a que é ideal para você? Uma boa ideia é partir da pesquisa online das oportunidades. Atualmente, são mais de 100 vagas em Portugal. 

A sua busca pode ser feita por função, localização, área ou regime de trabalho. Também é possível ver todas, sendo individualmente, cada uma delas. Para quem não quer sair da cidade ou para quem não quer sair da área de formação, os filtros funcionam muito bem.

Por exemplo, em Lisboa, há opções para a área de frutas e legumes, armazéns, talho, cozinha, peixaria e muito mais. Entre os cargos abertos, temos: aprendiz de talho, técnico de manutenção, operador de loja e assim por diante. São 24 vagas em Lisboa. 

Como enviar o currículo para trabalhar no Pingo Doce

Os interessados em trabalhar no Pingo Doce devem considerar que após encontrarem a vaga de trabalho, o próximo passo é se candidatar a ela. Para isso, o envio da candidatura se faz necessário, a partir de um site oficial e um formulário. 

Foto: (reprodução/internet)

Lembrando que mesmo que não tenha vaga de seu interesse, também será possível ir no ícone de “candidatar-me” para fazer a candidatura espontânea. Isto é, preencher os campos do formulário e deixar o currículo arquivado no banco de dados do grupo.

Depois do envio da candidatura online, a pessoa vai receber um e-mail de confirmação de dados. Assim, a empresa diz que faz a avaliação individual de cada documento e, após isso, a equipe entra em contato (e-mail ou telefone) para informar sobre os próximos passos.

Criando o currículo no Pingo Doce

Para quem gosta de ter mais detalhes, temos esse novo tópico. Ao ir em “candidatura” em uma vaga será aberta uma nova página. A pessoa pode optar por fazer login na conta ou preencher o formulário, que é como a criação do currículo online. 

Nesse caso, são vários campos que precisam ser preenchidos corretamente. O primeiro é uma fotografia de perfil. Depois, dados pessoais e de endereço. Aí vem as aptidões linguísticas e até mesmo informações do Conselho, número de contribuinte e carta de apresentação. 

Outros supermercados para trabalhar em Portugal

O Pingo Doce é sim uma referência em Portugal, seja para consumidores ou para quem busca vagas de emprego. No entanto, a disputa é acirrada porque muita gente que estar lá. Assim, uma boa ideia é se inscrever também em outros supermercados.

Um dos principais concorrentes do Pingo Doce é o Continente. Ttem unidades grandes nas capitais portuguesas, como Lisboa e Porto. Já o Lidl tem unidades menores, mas são muitas. Assim, o foco está em trazer promoções para os clientes. Vale a pena consultar esses dois.