Veja como a queimada do Pantanal pode afetar outros estados brasileiros

ANÚNCIO

Os incêndios florestais que ocorrem na Amazônia, Pantanal ou no Cerrado, não atingem somente as regiões em volta. Além das proximidades de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, também podem sofrer consequências. 

A fumaça e as partículas que são liberadas pelas chamas podem ser levadas pelos ventos a outros locais. Segundo especialistas, como consequência, o céu dessas regiões pode adquirir cores cinzentas e há risco de chuva com coloração preta. 

ANÚNCIO

Recentemente, a fumaça das queimadas florestais na Amazônia e Pantanal, e também na Bolívia, avançou para localidades como as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e alguns municípios de Minas Gerais, segundo a Metsul Meteorologia. 

Veja como a queimada do Pantanal pode afetar outros estados brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Chuva preta já invadiu o Rio Grande do Sul 

No último dia 13, foram relatados casos de chuva preta na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. Especula-se que a coloração preta tenha sido causada pelos incêndios no Pantanal, que enfrentou o pior período de queimadas das últimas décadas. 

Na última quinta-feira (15), também foram relatados registros de chuva escura nos municípios de Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado confirmou que eram precipitações de partículas das queimadas no Pantanal

ANÚNCIO

Segundo estudos meteorológicos, nos próximos dias, há uma grande possibilidade de registros de chuva preta na cidade de São Paulo, que está carregada por fumaças dos incêndios florestais. Nos estados que compõem a Amazônia, céus cinzas e chuvas pretas já não são novidades para os moradores da região. 

São Paulo pode ser o próximo alvo de chuva preta

A chuva preta ocorre quando a fumaça transportada pelo vento encontra nuvens que produzem chuva, em geral, associadas às frentes frias. Porém, esse fenômeno também pode ocorrer quando a chuva se concentra em regiões que são bastante poluídas. 

De acordo com a Metsul, o corredor de fumaça saiu da Amazônia e do Pantanal neste fim de semana, em direção ao sudeste do Brasil. Enquanto isso, uma frente fria do sul está se aproximando da região de São Paulo. 

A Metsul também alertou que há uma grande possibilidade de a chuva preta invadir São Paulo nos próximos dias. Também ressalta que dependendo da quantidade de fumaça transportada, as chances de ocorrer mais de uma vez são grandes. 

ANÚNCIO