Extrato do INSS – Como visualizar online

ANÚNCIO

Hoje em dia dá para visualizar o Extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pela internet, sem que o beneficiário precise ir até um caixa eletrônico ou na agência do INSS fazer isso.

Em alguns cliques ele pode saber quanto tem para sacar e quando pode fazer isso, conforme a tabela de pagamentos do INSS.

Para saber mais sobre como consultar o saldo do INSS online, continue lendo este conteúdo e acompanhe informações importantes. 

Extrato do INSS - Como visualizar online
Foto: Reprodução/internet

Separamos este conteúdo para aqueles que recebem esse benefício mas enfrentam dificuldades na hora de consultar o saldo. Confira, a seguir, informações necessárias para solucionar este problema.

O que é o Benefício do INSS?

ANÚNCIO

Em primeiro lugar, o INSS é o órgão responsável por gerir a maioria dos benefícios trabalhistas e sociais do país. Aqui vale citar o principal deles: a aposentadoria e a pensão.

Mas ainda tem outros, como o afastamento por doenças, o auxílio doença, o auxílio maternidade, etc. É importante considerar, entretanto, que para receber o benefício do INSS é preciso ter direito à eles.

E, além disso, é uma boa ideia consultar o extrato do INSS pela internet, antes de ir até a unidade fazer o saque.

O saque, quase sempre, pode ser feito ou em uma das agências da Caixa, ou em caixas eletrônicos, ou também em casas lotéricas. Todavia a consulta é pelo site do Meu INSS, como mostraremos a seguir.

Calendário de Pagamento do INSS

A consulta do extrato do INSS é muito simples e você vai ver como fazer isso pela internet no tópico abaixo. Mas, antes disso, saiba que existe uma tabela de pagamentos que é seguida, para que os beneficiários possam sacar os recursos.

A data certa segue o Número de Identificação Social (NIS) de cada pessoa. Além disso, elas são divididas entre quem recebe até 1 salário mínimo e quem recebe mais do que 1 salário mínimo.

É importante consultar a tabela do INSS para saber sobre o seu pagamento, já que em caso de não recebimento do benefício em até 60 dias, o valor é devolvido ao INSS.

Depois disso, o beneficiário até consegue rever o seu dinheiro, só que é um processo bastante burocrático. Então, para ver a tabela de pagamentos do INSS em 2020 clique aqui. 

Como Visualizar o Extrato do INSS?

Você pode consultar o extrato do seu benefício do INSS presencialmente, indo até uma unidade do INSS. Contudo, o agendamento precisa ser feito e o meio mais rápido é a internet.

Então, se você optar por essa consulta presencial, deve agendar a consulta online. Agora, se já quiser ver o saldo do INSS pela internet mesmo, saiba que o processo é mais simples: já que basta um cadastro gratuito para isso.

Você precisa entrar no site do Meu INSS, fazer o cadastro, criar uma senha e ir até a opção de “Extrato de Pagamento de Benefício”.

Independente se você vai ou agendar a visita para a consulta presencial, ou se já quer consultar o extrato do INSS pela internet, saiba que o canal de comunicação direto é o site oficial do INSS.

Canal de comunicação 

Agora, se ainda tiver com dúvidas sobre o benefício ou o extrato, você também pode usar o canal de comunicação telefônico, que funciona no 135, opção 5.

ANÚNCIO