Você sabe o que é Osteoartrite? Conheça o problema e como ele ocorre

ANÚNCIO

Grande parte da população mundial reclama de dores nos joelhos e nem sempre esse incomodo é comum apenas em atletas esportivos ou trabalhadores de mão de obra pesada. A osteoartrite pode ser uma das causas.

A doença diminui a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo mundo, já que elas se veem sem condições de praticar exercícios físicos diariamente, como caminhadas, por exemplo.

ANÚNCIO
Você sabe o que é Osteoartrite? Conheça o problema e como ele ocorre

Além de que a dor é bastante irritante e faz tornar necessário o uso de medicamentos – o que no longo prazo é ruim. Por isso, conheça um pouco melhor o que é osteoartite e veja como ocorre a lesão.

Osteoartrite – o que é?

A osteoartite é uma doença que acontece no sistema ósseo e geralmente afeta idosos, mas jovens também podem ter a doença em casos menos comuns. A doença é suscetível em homens e mulheres.

E a causa principal dessa doença é a degeneração da cartilagem do joelho e também do osso adjacente. Além dos joelhos, a doença também pode afetar outras partes do corpo, como por exemplo, o quadril e as mãos.

ANÚNCIO

Como falado anteriormente, a degeneração pode ocorrer em homens e mulheres e a idade média para que isso aconteça é de 50 a 55 anos. Mas, essas são estimativas vistas em estudos e pesquisas.

Mesmo porque é nessa idade que algumas características dessa doença começam a aparecer.

Em muitos casos, a doença pode até mesmo se tornar crônica, complicando ainda mais a recuperação, pois a partir do momento em que ela se torna crônica, o paciente poderá ter danos e dificuldades na mobilidade.

Os sintomas da osteoartrite

O sintoma mais conhecido em caso de osteoartite é a dor na articulação que foi afetada, geralmente, na região central dos joelhos. Assim sendo, caso sinta uma rigidez articular na região, saiba que esse poderá ser um sintoma também.

Outros pontos importantes de se observar são: inchaço e movimentos limitados. Portanto, nesses casos, o mais aconselhável é buscar ajuda médica, no especialista, que é o ortopedista.

O melhor tratamento é a prevenção

Uma das opções para não sofrer com essa doença é a prevenção. Sabendo disso, o hábito de consumir cálcio é um bom começo, sendo que o mesmo é muito importante para o fortalecimento dos ossos.

O cálcio é extremamente importante para a prevenção ou retardamento de uma possível doença crônica. Além de cálcio, outra coisa que pode ser digerida e ajudar muito em prevenção é uma dieta rica em vegetais.

Os vegetais fornecem muitas coisas boas, como, por exemplos vitaminas e minerais, que ajudam tanto na melhoria dos ossos, quanto no geral. Então, para a sua próxima refeição, anote aí: Brócolis, Repolho, Morango, Cenoura, Aipo (Mandioca).

Os exercícios físicos

Outra das principais prevenções contra uma doença crônica da osteoartrite é se exercitar. O exercício diário é uma das formas mais corretas de ajudar o paciente na prevenção da doença – faça isso acompanhado de profissionais.

Portanto, exercícios como aqueles feitos na academia deverão ser feitos somente com um educador físico do seu lado e deixa-lo ciente da sua intenção de prevenir lesões, além de que o exercício auxilia na perda de peso, que é bom para os joelhos.

Além de academia, a corrida é muito importante, mais deve ser feita com muita consciência. A melhor maneira para começar a correr é calcular a distância conforme o seu peso.

Outros exercícios que também podem ser importantes para evitar lesões crônicas, são: Natação, Ioga, Alongamento e Pilates.

ANÚNCIO