Desconto em combustíveis nos postos Ipiranga – Veja como participar

O gasto com o combustível pode representar um incômodo para muitos motoristas e donos de veículos hoje em dia. A gasolina aumentou, assim como o etanol. Encher o tanque está cada vez mais complicado. Mas dá para buscar formas de minimizar isso. Uma das alternativas é o aplicativo Abastece Aí, dos postos Ipiranga.

ANÚNCIO

A plataforma costuma dar descontos no abastecimento de carros, motos e outros veículos para quem tem o cadastro feito na plataforma. Além de conseguir descontos no valor dos combustíveis, o consumidor que faz o uso do Abastece Aí também pode usar o aplicativo para pagar os serviços das credenciadas, am/pm e Jet Oil. 

Ultrapar está cooperando nas investigações sobre fraudes em combustíveis |  Exame
Fonte: reprodução/internet

Dê uma olhada no que vai encontrar neste artigo:

  • Como economizar combustível;
  • Como funciona o Abastece Aí;
  • Outras plataformas para economizar;
  • Dicas extras.

Dicas para economizar combustível

Já que estamos falando sobre descontos em combustíveis, é importante saber que economizar nessas horas vai muito além de usar os aplicativos de postos. Pode parecer que não tem ligação, mas fazer a manutenção do automóvel periodicamente é fundamental para a economia. 

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando o carro não está em seu pleno funcionamento, como por exemplo sem balanceamento ou com outros problemas, o consumo tende a aumentar. Isso acontece porque o veículo se esforça mais para funcionar, afetando inclusive o consumo de combustível. 

Outra coisa que ajuda a economizar é não deixar o carro no ponto morto. Muita gente se engana achando que não deixar o carro engatado traz economia, pois acontece o corte da injeção do combustível. No entanto, quando o automóvel está desengatado, o freio é ainda mais requisitado. Quando voltar a engatar a marcha, irá consumir mais gasolina.

Mais detalhes

Ainda, se quer realmente economizar combustível, evite correr. Quanto maior for a velocidade e o pé quente, mais aumentará o consumo. Também, evite deixar o automóvel muito pesado. É comum que carros cheio de bagagens ou que são usados para trabalho gastem mais. 

Essa dica vai para quem roda diversos quilômetros, sem calibrar o pneu. Saiba que essa prática, além de estregar o carro, aumenta significativamente o consumo do combustível. Quando os pneus estão murchos, eles passam a ter um atrito maior com o chão. Estima-se que o aumento de consumo pode ser de até 3%.

A última dica é evitar o uso do ar-condicionado. Pode parecer um sacrifício terrível para algumas pessoas, mas o ar-condicionado realmente impacta no consumo do combustível. Principalmente nos automóveis de modelos mais antigos. A estimativa é que o gasto da gasolina aumente em 10% com o uso desse recurso.

Abastece Aí – Como funciona o aplicativo?

O app Abastece Aí é um aplicativo que foi criado pelo Ipiranga para mudar a forma de abastecimento em postos de combustíveis. Agora, com ele, o cliente pode pagar o abastecimento na rede de forma segura e muito ágil, através do celular.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso sem contar que ele tem o benefício de usar os pontos acumulados em cada uso do cartão para obter descontos durante o abastecimento, já que o valor do combustível fica mais barato para quem vai usar o app.

Na hora de pagar pelo serviço e pelo combustível, o cliente, utilizando o aplicativo que usa o Cartão Ipiranga pode optar pelo desconto no valor do combustível ou por acumular mais pontos e trocar posteriormente pelos descontos.

Como fazer o download do aplicativo?

O app pode ser instalado e baixado de forma gratuita e está disponível para celulares Android e iOS. Para fazer o download, basta digitar na loja do seu sistema operacional: Abastece Aí. Prontinho, agora é só fazer o download e começar a aproveitar. 

Passo a passo para cadastro no Abastece Aí

Após o download, faça o acesso com o seu número de CPF e a sua senha do programa Km de Vantagens. Se você não tem, será preciso fazer esse cadastro. Em seguida, você deve cadastrar o seu número de cartão de crédito do Ipiranga, que é um Itaucard. Os pagamentos serão feitos nesse cartão, que estará cadastrado. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

O próximo passo é na hora de abastecer. Já no posto de combustíveis Ipiranga, basta entrar no aplicativo e ir até a opção de abastecer. Dá para escolher o tipo de combustível (como diesel, etanol, gasolina) e também o valor do abastecimento.

Por fim, você pode escolher se vai resgatar os Km de Vantagens ou se vai acumular os pontos. Para a confirmação do pagamento, digite a senha do Km de Vantagens e informe o frentista sobre o número do pedido exigido no app.

Parceria com a Uber

Recentemente, o Ipiranga anunciou outra novidade: a parceria com o Uber. Agora, os motoristas desse aplicativo de transporte podem ter um desconto de 5% em abastecimentos em toda Rede Ipiranga, através do app Abastece Aí.

Para isso é preciso ter feito ao menos 10 viagens nos últimos 60 dias e para usar o desconto, basta inserir o número do CPF e a senha do programa Km de Vantagens. A promoção está acontecendo por tempo limitado, podendo ser revista.

Outros aplicativos que ajudam a economizar gasolina

Além do Abastece Aí, existem outros aplicativos que tem a mesma função e que podem ajudar. Um deles é o Shell Box, uma plataforma bem conhecida dos postos Shell. O diferencial desse app é que disponibiliza diversas formas de pagamento, entre elas PayPal, cartão de crédito e débito, dinheiro e até mesmo mercado pago. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme o cliente vai abastecendo, ele consegue acumular pontos que podem ser trocados até mesmo por milhas. A plataforma também tem os descontos próprios em cupons. Para usá-los, basta fazer o resgate no aplicativo. Quanto mais o cliente utiliza o Shell Box nos abastecimentos, mais tem cupons disponíveis.

Outra opção é o Premmia, plataforma de fidelidade da Petrobras. De acordo com o acúmulo de pontos, o cliente pode trocar a pontuação por determinados serviços, incluindo um vale-combustível.  Ainda, os bancos também oferecem vantagens. O Banco Inter disponibiliza benefícios aos correntistas que abastecem nos postos Shell.

Beblue, Ame Digital e PicPay

Também tem o Beblue, um aplicativo que trabalha com cashback. Ou seja, os clientes podem receber parte do dinheiro de volta ao abastecer em postos parceiros. Diferente dos outros apps que citamos, o Beblue não tem uma rede de postos específica. Para encontrar os postos compatíveis com o serviço, é só abrir o mapa no app.

O aplicativo Ame é muito conhecido pelas suas parcerias. No setor de abastecimento, os postos Lubrax +, postos BR e BR Mania, utilizam a plataforma. Os clientes podem ganhar descontos todas as vezes que acessarem o app durante o abastecimento. Tudo o que precisa ser feito é o cadastro de um cartão de crédito para efetuar o pagamento.

Ainda, tem o PicPay que oferece alguns descontos durante o abastecimento. Basta abri-lo e procurar o posto mais próximo que aceita o PicPay como forma de pagamento. Como de costume, a plataforma pode dar cashback. Se quiser ter a chance de ganhar descontos toda vez que abastecer, é interessante ter mais de 1 desses apps.

Cuidados ao abastecer o carro 

Por fim, vamos elencar algumas recomendações na hora de abastecer o veículo. Afinal, é comum ver fraudes em postos e até mesmo problemas técnicos entre outras situações que podem ser desconfortáveis. Antes de dar início ao abastecimento do seu automóvel, certifique-se de ter desligado o motor. Mas por que isso é importante?

Fonte: (Reprodução/Internet)

O combustível, independente de qual for, gasolina, diesel ou etanol, é inflamável. Isso significa que pode facilmente provocar uma explosão. Por isso, é melhor prevenir do que correr o risco. O perigo é tão real que fumar é proibido nos postos de combustíveis. Afinal, pode causar algum acidente se entrar em contato com o combustível.

Se você não quer ser assado para trás, fique de olho na bomba na hora de abastecer. Certifique-se que a bomba foi zerada, se deu a quantidade de litros estimada e se o valor está correto. Não esqueça de olhar o painel do carro e conferir se o nível de gasolina subiu. É comum problemas em alguma dessas etapas que foram citadas.

Opte por postos confiáveis

Evite abastecer em postos que não tem o hábito de ir ou que tem uma fama ruim. Já ocorreu de pessoas reclamarem que o carro apresentou algum problema ao abastecer em um determinado local. Acredite ou não, existem gasolinas ruins e adulteradas. Logo, tenha cuidado com esse tipo de estabelecimento.

É possível identificar que a gasolina é adulterada quando o automóvel começa a mostrar um desempenho abaixo que o normal. Outro alerta é o aumento do consumo do veículo. Se tudo estiver ajustado na parte técnica do carro, mas o consumo aumentou consideravelmente, pode ser que o combustível esteja adulterado. 

Sem contar que o próprio sistema do carro pode apontar que existe algo errado. Nos modelos mais novos, é comum a luz de alerta do motor ficar ligada para indicar alguma irregularidade na injeção eletrônica. Geralmente, isso tem a ver com o controle da mistura entre combustível e ar. É bom investigar. 

Carro na reserva

Se tem uma coisa que prejudica o carro, é rodar com ele na reserva. Isso vai muito além dele simplesmente parar no meio do caminho. Também tem a ver com a queima da bomba e sugar resíduos que ficam no fundo do tanque, mandando-os direto para o motor do veículo. 

Então, andar com o carro na reserva não é um método de economia, pelo contrário. Na verdade, pode causar ainda mais prejuízo para o seu bolso. Dito isso, agora é só colocar as dicas em prática e aproveitar os benefícios no orçamento.

ANÚNCIO