A multinacional Google é uma empresa que oferece diversos serviços online, tendo a sua sede nos Estados Unidos. Dentre os diversos serviços oferecidos pela empresa, está o Google Maps. É um programa que serve para visualizar e pesquisar mapas do mundo todo, com imagens de altíssima qualidade.
Também é possível contar com serviços de satélites. Todos essas funcionalidades são gratuitas e desenvolvidas pelo Google. Ainda, tem como utilizar a função rotas, como o GPS, muito útil no dia a dia em cidades grandes e até mesmo nas estradas e viagens. Uma nova função adicionou mais personalidade ao serviço.
Confira um breve resumo do que vai ler por aqui:
- Funcionalidades do Google Maps;
- Como funciona o "Para você";
- Funcionalidades quase que desconhecidas do Maps;
- Comparativo entre Waze e Maps;
- Dicas finais.
O que dá para fazer com o Google Maps
Antes de falarmos sobre a nova função, é interessante o que o usuário consegue fazer utilizando as funcionalidades do Google Maps. Uma das funções mais usadas é a de compartilhar a localização em tempo real com familiares e amigos. Isso é feito através de um link composto por informações da localização atual do usuário.
O acompanhamento pode durar 15 minutos ou até mesmo três dias. É possível para de compartilhar a localização quando quiser também. Para enviar qual é o local que está em um exato momento, é só abrir o Google Maps, clicar na foto do usuário que está no perfil. Depois, basta ir em "Compartilhar local" e enviar os dados os respectivos contatos.
Dá para enviar tanto pelas redes sociais ou pela conta do Google. Esse compartilhamento acontece também diretamente no WhatsApp. Basta clica no ícone "+", depois ir em "Localização" e clicar em "Localização em tempo real". No próprio app tem como escolher quanto tempo a outra pessoa poderá acompanhar o percurso.
Mais detalhes
Outra funcionalidade que revolucionou foi o Google Street View do Maps. Esse recurso permite que os usuários vejam cidades, bairros e ruas em imagem 360 graus. Com essa tecnologia, é possível ter uma visão real do local, sem nem mesmo estar lá fisicamente. Isso ajuda muito principalmente quem vai viajar e não conhece bem o ambiente.
Ainda, tem como calcular a distância entre o local de partida e o destino. Ao abrir o Google Maps, é possível fazer o cálculo de quantos quilômetro vai percorrer de um lugar para outro, e quanto tempo irá gastar. O usuário pode escolher qual o meio de transporte deseja usar no cálculo, seja avião, carro, ônibus ou a pé.
Por último, mas não menos importante, tem a funcionalidade de coordenadas. Assim, tem como utilizar coordenadas geográficas de um local para encontrar ou buscar determinados lugares. Essa funcionalidade é útil para fixar marcadores de um determinado endereço.
Função “Para você” sugere destinos personalizados
Recentemente, o Google Maps lançou mais uma novidade, sendo a opção "Para você", na qual todos os celulares com o sistema iOS ou Android podem receber diversas informações sobre estabelecimentos e locais para ir. A plataforma se baseia no banco de dados do próprio perfil, que ficam armazenados no Google.
Essas informações são guardadas de acordo com as preferencias. A ferramenta se tornou uma ótima opção inclusive para planejar viagens. Isso porque ele também indica alguns lugares para ir e conhecer, tais quais os novos estabelecimentos na região. A função é excelente para turistas e ajuda a conhecer lugares novos.
De uma forma resumida, essa funcionalidade utiliza os locais que ficam próximos às regiões que o usuário costuma frequentar. Lembrando que essa função é diferente da que o Google Maps faz uma filtragem dos locais, como pizzaria, padaria, entre outros, que estão mais perto do usuário.
Como utilizar a nova função do Google Maps
Para utilizar da nova função, o usuário não terá dificuldades, pois é tudo bem prático e fácil de usar. Lembrando que é preciso fazer o download do programa, disponível em dispositivos Google Maps e App Store. Em seguida, abra o Google Maps no celular e na sequência aperte na opção “Para você”.
A opção fica bem no canto inferior da tela, do lado direito. Na sequência, observe a aba “adicionar área” e nela o usuário poderá escolher a pesquisa por cidade ou bairro. Depois, basta posicionar a região dentro do quadrado e clicar em “selecionar área”.
Após realizar isso, voltará para a tela principal para visualizar os locais, cardápios e lugares recomendados de acordo com o usuário. Inclusive, o app já disponibiliza uma lista de sugestões com diversos estabelecimentos. Junto com ela, vem as datas de eventos que vão acontecer nesses locais.
O usuário pode ir adicionando os locais preferidos nos favoritos, para facilitar o acesso futuramente. Então, mesmo antes de viajar é possível criar uma espécie de roteiro de viagens. Vale lembrar que o aplicativo tem uma função automática, que já irá adicionar a sua cidade na lista de recomendações, assim como alguns locais nela.
O usuário pode seguir outras regiões e locais também. Para isso, basta tocar na opção com o ícone de engrenagem, no canto direito superior e depois, adicionar os locais que quiser. Outra situação que vale ressaltar é que as funções podem sofrer alterações dependendo do modelo do aparelho.
Conforme for visitando os locais, o usuário tem a possibilidade de gerenciar os estabelecimentos que já visitou e excluí-los da lista. Quando escolher o local que deseja visitar, não se esqueça de clicar em "Quero visitar" para que seja salvo na lista da plataforma.
Funcionalidades menos conhecidas
Embora o Google Maps seja um aplicativo que faça parte do dia a dia de praticamente todo mundo, existem algumas funções que não são tão populares. Uma delas é a opção "Novidades", que serve para atualizar o usuário de serviços, eventos e estabelecimentos que inauguraram recentemente, de acordo com a localização.
Tem também o ícone de "Contribuições", que é um espaço onde outros usuários compartilham fotos e avaliações sobre um lugar. É como se fosse uma comunidade do Google Maps. Para participar desse grupo, é só clicar no ícone. Se quiser compartilhar alguma experiência, dá para publicar a resenha e imagens para outros usuários verem.
Outra funcionalidade super interessante é a interação com aplicativos de carona. Ao utilizar o Google Maps, é possível criar corridas nas plataformas de carona como Uber, Cabify e 99. Basta utilizar os endereços buscados e clicar na opção "Transportes por aplicativo".
Waze x Google Maps - Qual é o melhor?
Antes de finalizarmos esse post, não podíamos deixar de fora uma rápida comparação entre os aplicativos de GPS mais populares: Waze e Google Maps. Para quem não sabe, há um tempo trás o Google adquiriu o Waze. Então, no final das contas, acabam que não são mais concorrentes.
Há quem diga que é bom ter as duas plataformas no smartphone. Mas se o seu celular não tiver tanto espaço assim, qual dos dois é mais vantajoso? O Waze ganhou o público por ser um app mais interativo e com uma interface mais simples e dinâmica. Ao entrar no aplicativo, o usuário é alertado sobre engarrafamento, acidentes, entre outras coisas.
O Waze também alerta sobre a presença de policiais e eventuais blitz no percurso. Inclusive, já foi criticado por essa funcionalidade pois algumas pessoas tendem a beber e dirigir. Logo, recorrem ao app para fugir da fiscalização. De qualquer modo, a plataforma é considerada altamente social.
Vantagens do Google Maps
Por outro lado, o Google Maps se trata de um recurso mais abrangente que o Waze. Embora não seja tão interativo, com funções de alerta, é útil para visualizar rotas, saber informações sobre o trânsito e projetar o percurso com diferentes meios de transportes. Inclusive, a pé, como foi dito anteriormente.
Um diferencial interessante é a possibilidade de ver o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Além disso, o app mostra trajetos alternativos caso queira fugir do trânsito. Sem contar que o Waze não mostra imagens de satélite, como a foto em 360 graus fazendo com que você sinta que está no lugar, mesmo sem estar.
Então, pode-se dizer que os dois são excelentes aplicativos de GPS. Então, vai depender da necessidade de cada usuário. Enquanto o Waze pode auxiliar nos trajetos do dia a dia, o Maps oferece serviços mais abrangentes que podem ser indispensáveis durante as viagens, por exemplo.
Dica extra
Como última recomendação, saiba que é possível visualizar o limite de velocidade e radar no Google Maps. Inclusive, essa foi uma funcionalidade originada primeiro no Waze. Assim, o usuário consegue acompanhar o limite de velocidade das vias, enquanto está dirigindo. Da mesma forma, tem como ativar o alerta para radares.
O que isso significa? Enquanto estiver no carro, o aplicativo avisa quando estiver se aproximando de um pardal ou radar de velocidade. Dessa forma, ajuda a evitar multas e outras penalizações. Caso queira outros alertas, é só ir ao ícone "+", que fica no canto superior da tela, no lado direito, e adicionar outras notificações.