Aprenda a consultar o CPF grátis com esses 3 apps para celular

A consulta do CPF é uma forma inteligente de saber como você é visto no mercado financeiro. Isso tem a ver com o seu score. Ele serve para determinar se você é um bom pagador ou não. Com esses dados, você tem uma ideia da sua probabilidade de ter a aprovação do cartão de crédito, aprovação em empréstimos ou outros serviços.

ANÚNCIO

Quem está com o score baixo ou com o nome sujo, não consegue ter acesso. E com tanta tecnologia hoje em dia, não é muito difícil fazer isso. Por isso, separamos os 3 melhores apps para consultar o CPF grátis. Ainda, vamos falar sobre questões financeiras que todo mundo precisa saber. 

Como consultar a situação do seu CPF na Receita Federal
Fonte: reprodução/internet

Veja os tópicos que vamos abordar neste texto:

  • O que significa ter o nome negativado;
  • O que é score e como isso impacta a vida financeira;
  • Aplicativos para consultar o CPF;
  • Dicas finais. 

O que é ter o nome negativado?

Ter o nome negativado ou sujo quer dizer que alguém tem dívida pendente. Assim, a empresa credora comunica esse débito aos órgãos de proteção ao crédito. Neste caso, a dívida pode acarretar na inscrição do CPF do devedor no SPC e Serasa. Cada empresa tem um procedimento e um prazo de tolerância quanto à inadimplência do cliente.

Fonte: (Reprodução/Internet)

De qualquer modo, isso acontece quando extrapolou a data de vencimento do débito em um tempo considerável. Nem sempre essas cobranças são devidas. É comum acontecer casos de irregularidades ou situações como golpes no uso do cartão de crédito.

Também pode acontecer de ocorrer falha no sistema que faz o reconhecimento do pagamento do débito. Ou ainda quando é feito o cadastro de uma dívida que na verdade não existe e que não foi feita por outra pessoa. Por isso que é importante conferir periodicamente a situação do CPF, pois as consequências da negativação não são boas.

Quais são os prejuízos de ter o nome sujo 

Quando os educadores de finanças reforçam a importância de não ficar endividado, é pelo fato das consequências que a restrição do CPF pode causar. O mercado entende que o devedor não honra os compromissos financeiros. Por essa razão, as instituições financeiras costumam limitar determinados serviços, principalmente de crédito.

Um dos principais problemas em ter o nome negativado é que conseguir financiamento, cartão de crédito ou empréstimo se torna difícil. Além disso, pode ficar impossibilitado de fazer a emissão de talões de cheque, bem como fica suscetível ao desfazimento de algum negócio que estava encaminhado. 

Isso atrapalha também na locação de imóveis, entre outros serviços que podem requerer a consulta do CPF. Apesar do devedor precisar quitar suas dívidas, os órgãos de cobrança e as empresas não podem ser abusivos ao cobrar. Caso aconteça da dívida ser indevida, pode ser a hora de procurar um advogado.

O que é score?

O score está ligado diretamente com a negativação do CPF. Afinal, quando alguém está com restrição no CPF, essa pontuação fica muito baixa. O que isso quer dizer? Significa que a reputação financeira da pessoa não está boa. Em outras palavras, o score reflete o relacionamento que alguém tem com o mercado de crédito.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Também reflete os hábitos de pagamento do consumidor. Quanto mais compromissado com os débitos o consumidor for, mais o seu score será alto. A pontuação pode servir como base para administrar a vida financeira. Mas afinal, o que pode influenciar positivamente na pontuação?

Veja abaixo:

  • Manter os dados cadastrais atualizados;
  • Ter um relacionamento financeiro satisfatório com as empresas;
  • Não apresentar um histórico cheio de dívidas negativadas;
  • Manter o pagamento das contas em dia.

Como funciona o score na prática?

Como saber se a pontuação é boa ou ruim? Talvez seja essa pergunta que você esteja fazendo. O score de crédito é de zero a 1.000 pontos. Entende-se como alto risco de inadimplência a pontuação entre 0 a 300 pontos. Entre 300 e 700 pontos é equivalente a baixo. O score perfeito é aquele vai acima de 700 pontos.

Então, podemos dizer que quem tem restrição no CPF tende a ter score bem abaixo dos 700 pontos. Por isso, é importante se manter informado para ter controle da reputação financeira. Dessa forma, quando identificar um score ruim, procure entender o porquê isso aconteceu e o que fazer para melhorá-lo. 

Algumas iniciativas podem ajudar nessa missão. A primeira delas e a mais importante é limpar o nome. Para tirar as restrições do CPF, é necessário pagar as contas. Então, procure sempre deixar os débitos quitados em dia, evitando atrasos no pagamento. Por último, mas não menos importante, manter os dados cadastrais atualizados. 

Aplicativos para consulta – Pessoa Física 

Esse é o nosso primeiro app a ser indicado porque ele é da Receita Federal portanto, garante transparência e segurança. Sim porque ele permite a consulta online da situação cadastral do CPF e mostra justamente o que a União vê quando analisa o seu número de documento.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A consulta é muito simples e pode ser feita a partir do envio do número do CPF e da data de nascimento. O resultado indica uma ficha completa com a situação da pessoa. Se estiver irregular, o contribuinte é aconselhado a ir até um dos postos de atendimento da Receita Federal para reaver, reconhecer e renegociar as pendências.

Outra vantagem é que esse app também oferece outros serviços. Como os dados sobre o Imposto de Renda, as consultas de CNPJ e uma lista de unidades da Receita para quem precisar ir até o local. É uma plataforma considerada completa e que pode auxiliar nas dúvidas diárias.

Serasa: Consulta CPF e Score

O Serasa Consulta CPF e Score também é um app para consultar o CPF grátis. Nele, o foco é saber se a pessoa está com dívida com os bancos, com as empresas ou quaisquer instituições que tenha a ver com o mercado financeiro. A consulta também é simples e feita pelo app.

Para isso, basta informar o nome completo, o número do CPF, a data de nascimento, o número do telefone e a senha (que deve ser criada no primeiro cadastro). Outra vantagem do aplicativo é que ele também tem serviços a mais. Para baixar esse e os outros apps que vamos citar, é só buscar pelo nome nas lojas de apps, conforme o sistema operacional do dispositivo. 

Como a consulta da pontuação financeira, que é uma forma inteligente de saber como você é visto pelo mercado financeiro. Quanto maior a pontuação, melhor sua posição. O aplicativo também é bom para quem gosta de ler artigos sobre vida financeira. A plataforma oferece artigos interessantes sobre o assunto.

SPC Consumidor

O aplicativo SPC Consumidor, é mais uma maneira de conseguir acessar a situação do seu CPF de maneira gratuita. Ele apresenta os dados de maneira clara e objetiva.  Ainda disponibiliza quais são as empresas aos quais o usuário está devendo. Assim, tem a funcionalidade de quitar as dívidas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Dessa forma, o consultor consegue verificar se o nome está sujo ou com alguma outra restrição. Da mesma forma, já dá para saber os valores, caso tenham débitos pendentes, ver a data de vencimento e a possibilidade de negociar a dívida com a empresa credora. O interessante é a alternativa de fazer uma renegociação do débito.

Da mesma forma é dá para acompanhar o score aumentar, possibilitando o acesso aos mais diversos tipos de crédito. O app é gratuito, sendo compatível com dispositivos Android. A avaliação no Google Play é de 4.7 de um total de 5.0 pontos. 

CPF Digital 

O aplicativo CPF Digital é revolucionário, pois representa o documento pessoal, só que online. Então, pode ser apresentado junto aos estabelecimentos que solicitarem. Assim como o app Pessoa Física, essa plataforma é administrada pela Receita Federal. A ferramenta é bastante sucinta, com poucas funcionalidades.

Para utilizar a plataforma, é necessário realizar um breve cadastro com a criação de uma senha e uma foto de perfil. Após digitar a chave PIN, o usuário conseguirá saber se o seu CPF está com restrição ou não. Além disso, o CPF Digital tem um atendimento online por mensagens, o chatbot.

Caso queira tirar dúvidas, é possível fazer por lá. Incluindo sobre Imposto de Renda. Até o momento só conseguimos encontrar o app para baixar dispositivos da Apple. Tudo indica que deixou de existir em plataformas para Android. De qualquer forma, assim como as demais opções citadas, a instalação e o uso são gratuitos.  

Dicas para evitar o nome sujo 

Agora que já sabe as opções de aplicativo para consultar o CPF, separamos algumas dicas valiosas para finalizar o artigo. Com tudo que foi dito, ficou mais do que clara a importância de zelar pelo nome e CPF. Para evitar restrições e, consequentemente, constrangimentos, lembre-se de ter um planejamento financeiro.

Com as finanças organizadas, fica mais fácil evitar gastos desnecessários e, consequentemente, o endividamento. Na maioria das vezes, as dívidas acontecem quando gastamos mais do que devíamos. A organização financeira também ajuda a não se perder com as datas de vencimento das contas. Então, fique de olho!

ANÚNCIO