Figurante da Globo – Como cadastrar-se

Existem vagas disponíveis para ser um figurante da Globo. A verdade é que muitas pessoas sonham em projetar-se, com destaque, tanto no cenário nacional como no internacional, se tornando artistas. Então, quando falamos em destaque, a Rede Globo de Televisão aparece como referência nacional.

ANÚNCIO

Principalmente na revelação de atores, modelos e artistas de sucesso. Alguns desses artistas já eram modelos e até chegaram a fazer alguma figuração na TV. Para aqueles que querem iniciar sendo figurantes, é imprescindível que, ainda que aos poucos, procure fazer cursos. Além disso, é importante ganhar experiência realizando vários testes para papéis. Seja na televisão, ou no cinema ou no teatro.

Destacar os Figurantes da Globo
Foto: Reprodução/internet

Veja quais são os principais tópicos do post:

  • O que faz um figurante;
  • Como conseguir vaga de figurante na Globo;
  • Como se formar para ser ator;
  • Dicas para perder a timidez;
  • O que não fazer como figurante.

Curiosidades sobre figurante

Você sabe o que faz exatamente um figurante? sabe qual é a diferença entre figurante e ponta? Se a resposta é não, é interessante obter algumas informações antes de querer fazer parte de alguma novela. O figurante é um profissional que compõe a produção de peças, novelas ou filmes, tornando a narrativa mais real.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Diferente do ator, o figurante não tem falas. Esse profissional é apenas um dos indivíduos que compõe a cena. Existe também o ponta, por exemplo, que é um ator que realizar um trabalho menor, mas um pouco maior que o do figurante. O ponto tem falas, enquanto o figurante entra mudo e sai calado. 

Vamos mostrar a importância do figurante, veja só. Se tem uma cena que passando em um restaurante, o diretor da novela ou de qualquer outra produção precisa tornar aquele ambiente real. Seria estranho se o restaurante estivesse completamente vazio, a menos que a cena peça isso. 

Diferenças entre figurante e ator

Bom, como foi dito anteriormente, a principal diferença entre figurante e ator é que o primeiro não tem falas durante a trama. O profissional compõe a cena como parte da figuração. Outra diferença é que o ator precisa obter o registro profissional, enquanto o figurante não precisa. Inclusive, o figurante pode ser qualquer pessoa. 

Hoje em dia, os processos para ser ator mudaram bastante. Nem todo mundo faz cursos ou constrói uma carreira em teatros primeiro, como antigamente. Enfim, também como diferença tem a questão salarial. É comum que o figurante seja contratado por dia ou horas trabalhadas, como se fosse uma espécie de diária. 

A remuneração do figurante vai depender da agência que contratou, do tipo de produção, das diárias trabalhadas e outros fatores. A média de salário varia pode partir de R$ 50 e chegar a R$ 500. O benefício de ser figurante não é tanto o cachê, mas sim a oportunidade de estar em uma produção da televisão. Pode ser que outras portas se abram a partir disso. 

Como ser figurante da Globo

Para fazer testes na Rede Globo, os atores  com DRT precisam fazer um cadastro, levando um material até a emissora. O SATED, que é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, é o órgão que confere o Certificado de Capacitação Profissional de Ator.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso é necessário para a liberação do DRT, que é o registro profissional de ator junto ao Ministério do Trabalho. Entretanto, já os figurantes não são obrigados a fazer esse cadastro específico. Isso porque na maioria dos casos a Globo faz a seleção dos figurantes, principalmente para as novelas, através de agências conveniadas de modelo.

Grande parte dessas agências ficam no eixo Rio-São Paulo. Quando fizer contato com a agência ou for por ela abordado, analise o site agência e peça mais informações. Tanto sobre outros figurantes agenciados como quais trabalhos eles já fizeram.

Sobre a Rede Globo de Televisão

A Rede Globo ou TV Globo é uma das maiores produtoras de teledramaturgia do planeta. O investimento em cada uma de suas produções chega a casa dos milhões. Isso leva os programas ao sucesso, tanto de audiência, como de público.

Por causa disso muitos artistas brasileiros, sejam já atores ou atrizes, muitos modelos e até mesmo os próprios figurantes, têm o objetivo de serem contratados pela emissora. Todos aspiram ganhar um papel de destaque em suas novelas, em seus seriados ou em seus programas humorísticos.

Como se cadastrar para ser figurante

Embora a Rede Globo contrate o figurante por intermédio da agência, em regra, a emissora faz o depósito da diária de gravação diretamente na conta do figurante. Existem alguns jeitos diferentes de chamar a atenção da emissora, despertando seu interesse e sendo selecionado para participar de suas produções.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A forma mais segura para se candidatar é através do site oficial da Rede Globo. Além de ser mais confiável. O site é o lugar ideal para fazer a qualificação das agências que são responsáveis pelos figurantes. Ao abrir a página, o candidato precisa informar nacionalidade, nome completo e data de nascimento.

Também é solicitado que informe a cidade e estado em que mora e o endereço do e-mail. Pode ser que seja pedido algum vídeo de interpretação. Então, lembre-se de caprichar no material, isso pode garantir uma vaga nas novelas de uma das maiores emissora do país. 

Relatos de atores da Globo 

O Gshow liberou uma matéria em que alguns atores já consagrados lembram como foi seu processo de integração na emissora. A atriz Agatha Moreira foi uma delas, a menina que começou protagonizando Malhação compartilhou sua experiência. 

“Na época, eu me inscrevi e gravei alguns vídeos. Cinco anos depois, fui uma das protagonistas de Malhação. A minha dica é não desistir e sempre ler muito”, ensina

Rômulo Estrela, outro artista, atualmente muito conhecido também, compartilhou sua experiência e trajetória como ator para inspirar novos talentos. De acordo com o galã, ele fez um curso de interpretação na sua cidade e ficou apaixonado por atuar. Depois disso, passou a perseguir o seu sonho que era participar de uma novelas, e conseguiu.

Qual curso fazer para atuar?

Como foi dito em outros tópicos, hoje em dia ser formado em algum curso de atuação não é bem uma exigência. De qualquer modo, é interessante fazer para dar confiança e desenvolver determinadas habilidades. Alguns dos cursos mais conhecidos é o curso Técnico em Arte Dramática. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Trata-se de um curso de nível médio, reconhecido pelo MEC e inserido na categoria de Produção Cultural e Design. Para concluir o curso pode levar cerca de 1 ano e abrange conteúdos como expressão corporal, técnicas de improviso, construção de personagens e atuação.

Na carga horária, também fazem parte as matérias como Estudo do Espaço Cênico e História da Arte. Agora, se estiver procurando por curso superior, Artes Cênicas e Teatro são as opções ideais. Várias instituições de ensino particulares e públicas oferecem esses cursos. É comum ter a duração de 4 anos. 

Detalhes sobre a carreira de ator

Alguns cursos são focados em disciplinas que envolvem interpretação, espetáculos e até mesmo de direção de espetáculos. Por isso, antes de se matricular, é válido ficar de olho no programa das faculdades. Para ter habilidades de atuação, é necessário que a instituição também oferece aulas práticas. 

Os estudantes de Artes Cênicas e Teatro fazem aulas de alongamento, respiração, expressão corpora, entre outras coisas. Nas instituições públicas, principalmente, o candidato precisa passar por um teste prático, que exige uma interpretação do trecho de alguma peça de teatro.

Da mesma forma que outras graduações, no final do curso, o aluno precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio obrigatório. Depois, o objetivo é  obter o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Para isso, precisa apresentar diploma de ensino superior ou técnico ou comprovar a experiência profissional na área. 

Como perder a timidez para ser artista 

Ainda, se o intuito é aparecer em novelas, filmes ou peças de teatro, uma coisa que não pode fazer parte da vida dessas pessoas é a timidez. Isso pode ser difícil para quem estar começando, afinal, nem todo mundo é desinibido. Diversos atores renomados já contaram histórias de que eram tímidos no começo da carreira. 

Fonte: (Reprodução/Internet)

Então, tem como perder a timidez para se tornar mais desenvolto na arte? Com certeza! Os cursos de atuação já são voltados para expor os alunos através de exercícios. Mas como trabalhar isso sozinho? A primeira coisa é se aceitar como é. Talvez a timidez seja de fato um traço da personalidade de alguém e está tudo bem. 

Quando o ator está representando um personagem, deixa de ser ele mesmo e passa a se tornar uma pessoa fictícia. Muitas vezes, o personagem não tem nada a ver com quem o interpreta. Então, é importante fazer essa separação. Também, evite se comparar com outro artista. Cada pessoa tem personalidade única e uma forma de atuar única. 

Exerça o autoconhecimento

Para perder medos de se expor e fazer com que a timidez não atrapalhe, é importante exercitar o autoconhecimento. Assim, vai saber quais são os limites, as habilidades que precisa desenvolver e as qualidades que já possuem e usar isso em benefício próprio. Enquanto desenvolve esse hábito, vai estar aprimorando a autoconfiança. 

Dicas para figurantes que estão começando

Para finalizar, separamos algumas dicas para quem quer ser figurante e não sabe por onde começar. O primeiro passo é conhecer mais sobre o universo da arte, fazer cursos, buscar saber onde tem produções de cinema, novela e filmes que tenham vagas para a profissão. Começar por uma produção independente é uma boa ideia. 

Caso esteja em uma produção que tenham pessoas famosas e que admire, evite já chegar abordando esses artistas. O set não é um lugar para pedir autógrafos e tirar fotos. Durante as filmagens, não olhe para a câmera, ao menos que seja pedido e não fale textos que não foram estipulados. Ou seja, siga as orientações do diretor. 

ANÚNCIO