George Reeves – O primeiro Superman da TV americana

ANÚNCIO

Adventures of Superman foi uma série de TV que estreou na década de 1950 nos Estados Unidos. Ela era baseada nas histórias em quadrinhos do Superman, criadas em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster. Na TV, o primeiro Superman que existiu foi George Reeves.

Aliás, a história do ator é bastante interessante de vários pontos de vistas. Mas, há também polêmicas, especialmente, acerca de sua morte. Continue lendo e saiba tudo.

ANÚNCIO
George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

A primeira temporada de Adventures of Superman

A primeira temporada de gravações e exibição contou com atores e atrizes famosos na época. A data inicial ninguém sabe ao certo, mas acredita-se que foi entre 1952 e 1958. O fato é que era em preto e branco e foi transmitida pela ABC.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

O ator principal era George Reeves, que viveu o Clark Kent (Superman). Depois, ainda podemos nos lembrar de Jack Larson como Jimmy Olsen, John Hamilton como Perry White e Robert Shayne como o Inspetor Henderson. Do lado feminino, Phyllis Coates era Lois Lane.

As histórias eram sobre o Superman, que lutava com vários vilões na cidade de Metrópolis. Ao mesmo tempo, Clark Kent trabalhava durante o dia em um jornal, o Daily Planet. Os efeitos visuais eram bem precários, mas inovadoras para a época. Agora, vamos conhecer do Reeves. 

ANÚNCIO

George Reeves como diretor

Em algum momento, a série começou a perder força e George Reeves tentou melhorar a sequência de filmagens. Assim, ele dirigiu 3 episódios. No entanto, os esforços dele não salvaram a série do cancelamento.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Isso aconteceu porque, conforme alguns críticos, o roteiro da última temporada (a 6ª temporada) já não era tão bom quanto os primeiros. E os elementos de ficção cientifica não ajudavam, como com o robô que era movido a kryptonita. 

Um dos episódios de George Reeves foi “The Pefils of Superman”. Lois aparece amarrada em um trilho de trem, com o trem em alta velocidade indo sobre ela. Perry é quase serrado ao meio e Jimmy aparece em um carro desgovernado indo para o principio. Ainda assim, sem sucesso. 

A morte repentina de George Reeves

A morte do ator principal da série do Superman foi em 1959, ou seja, alguns anos depois da série estrelar na TV. Mas, para os produtores, apesar de ter influenciado, não foi esse fato que colocou fim ao seriado de TV baseado nas histórias em quadrinho.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Na época, eles até cogitaram recomeçar contando sobre o “Amigo do Super-Homem”, em um enredo que beneficiava Jimmy Olsen. Porém, a ideia não foi aceita, e nem mesmo o piloto para The Adventures of Superboy vingou.

Mais tarde, em 2003, George Reeves recebeu uma indicação para o prêmio da TV Land “Superest Superhero”. Dois anos mais tarde, ele foi indicado de novo, mas para o prêmio de “Out of This World”. 

Como George Reeves morreu

A morte do ator foi em 16 de junho de 1959, quando ele foi encontrado morto em sua cama com um tiro na cabeça. O ator era consagrado pelo papel em Superman, o Homem de Aço, e tinha somente 45 anos. A morte é polêmica e muito controversa. 

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

A polícia concluiu em seu estudo que foi suicídio devido ao fato de que o ator ficara deprimido após o cancelamento da série de TV. No entanto, pouco se acreditou nisso. Uma das histórias fala sobre o fato dele estar dando uma festa e com a casa cheia.

Isso porque a perícia encontrou sinais de luta no quarto e outras marcas de balas no chão. Além do mais, amigos pessoais dele, como Allan Ladd e Gig Young, afirmaram que jamais ele cometeria suicídio. Há ainda quem fale em assassinato porque ele teve casos proibidos

As tragédias dos Supermans

Aqui vale uma citação curiosa, ainda que fuja da história pessoal e profissional de Reeves. Essa foi a primeira morte de um Superman, isto é, ator que interpretou o personagem. Mas, saiba que depois dele, outros casos também aconteceram.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, na década de 1990, Christopher Reeves (que não era parente do George Reeves) também fez o Superman. Ele sofreu um acidente de cavalo e ficou paraplégico. Bud Collyer fez dublagem do personagem em 1966 e três anos depois morreu devido a problemas de saúde.

Por isso, hoje fala-se em “A Maldição do Superman”. Mas, vale lembrar que nem todo intérprete do Superman morreu, obviamente. Estão aí Dean Cain, Brandon Routh, Bob Holiday e Henry Cavill para provar isso.

A carreira de George Reeves

Nascido em Iowa, George Keefer Brewer, era de 5 de janeiro de 1914. O que pouca gente sabe é que ao ser adotado pelo padrasto, ele passou a assinar o nome de George Bessolo. Foi criado na Califórnia, nos Estados Unidos e começou a lutar boxe na escola por ser bem forte.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

No colégio, ele também começou a fazer produções amadoras e ao participar do Playhouse Famed, ele foi visto por um caça-talentos da época. Ele, e o colega de classe Victor Mature, se profissionalizaram como artistas. A partir daqui você vai conhecer mais do ator.

A entrada de George Reeves no cinema

Após o período da escola, Reeves estreou no cinema em um sondie, que era um tipo de curta-metragem musical. Ou algo como um videoclipe. Ele fez “Ride, Cowboy, Ride”, em 1939. O clipe era importante, da Warner Bros. 

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

No curta metragem, Reeves cantava, além de interpretar o papel do personagem. Depois, fez pequenas participações que nem são creditadas em filmes de estúdio da mesma produtora. A sua primeira chance foi para fazer Brent Tarleton, em “E o vento levou”, também em 1939.

É isso mesmo, ele era um dos gêmeos de Scarlet O’Harra e o seu irmão gêmeo seria Fred Crane. Ambos se tornaram amigos após as gravações e Fred chegou a ser padrinho de casamento do Reeves, quando ele se casou com a atriz Ellanora Needles. 

Outros papéis de Reeves no cinema

Após “E o vento levou”, ele fez outros pequenos papéis e participações, ficando de fora dos créditos finais. Mas, foi em “A Legião Branca”, que ele foi bem-visto. O problema é que nessa mesma época, em 1943, ele foi chamado para servir o exército americano.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o país lutaria na Segunda Guerra Mundial e ele precisou parar com as atuações. Após a baixa no exército americano, Reeves retornou a Hollywood, mas totalmente sem sucesso. Fez papéis em filmes mais baratos, como “Jim da Selvas” em 1949.

E também fez um papel em “Cavaleiros do Rei Arthur”, no mesmo ano. Depois, foi para Nova Iorque tentar a carreira na TV e não mais nos cinemas. Foi então que em 1951 ele assinou contrato com a RKO para ser o Superman e você já conhece parte dessa história. 

O cuidado de Reeves fora da TV

É curioso avaliar algumas biografias do ator e perceber que as pessoas notaram que após assumir o papel de Superman, ele passou a ter um cuidado extra fora das gravações. Isso porque sabia que era exemplo para muitas crianças.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Desse modo, ainda que fosse mulherengo, ele não aparecia com as namoradas em público e nem mesmo fumando. Foi participativo em shows e eventos beneficentes como Superman e foi quando um menino atirou nele, de verdade, para ver se a bala ricocheteava como na TV.

A partir desse evento, que poderia ter sido trágico, George Reeves parou com os eventos públicos e só aparecia de vez em quando, sempre sem a fantasia. Ah, em 1957, ele fez o Superman em “I Love Lucy”, com a missão de resgatar Lucille Ball.

O uniforme do Superman usado por Reeves

Outra das curiosidades é que, ainda que é o Superman mais velho que se tem notícia, ele não usava aquelas roupas acolchoadas para ganhar músculos de herói. Assim, era comum ver ele com a barriga saliente no uniforme.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, o uniforme era amarelo porque as gravações aconteciam em preto e branco. Logo, o amarelo dava um contraste melhor nas cenas do que o azul e vermelho originais. 

Para saber mais do Reeves: Hollywoodland, Bastidores da Fama

Em 2006 saiu o filme Hollywoodland, que conta com a participação de Ben Affleck. Além dele, temos Diane Lane, Adrien Brody, Bob Hoskins. O filme é sobre George Reeves e se passa no polêmico caso de sua morte. Até mesmo porque ele deixou para trás a namorada.

George Reeves - O primeiro Superman da TV americana
Foto: (reprodução/internet)

Na época, era Leonore Lemmon, uma aspirante a atriz. A mãe, inconformada com a morte do filho, contrata um investigador para avaliar o caso e acaba descobrindo um caso antigo dele, com a Toni Mannix, esposa de um poderoso executivo de estúdio MGM.

Henry Cavill é o último Superman

Até os dias de hoje, seguindo uma trajetória com mais de 10 atores que interpretaram o Superman, a gente tem que falar do Cavill, que é considerado o último deles. Ele começou a fazer o papel em 2013, em uma nova aposta da Warner Bros com Zack Snyder.

Assim, em 2016 fez a continuação do filme. No ano seguinte, ele voltou a participar, mas agora do filme Liga da Justiça, que marcou o retorno com o Batman e a Mulher Maravilha. Já em Shazam, 2019, o Superman aparece, mas não é Cavill. Um novo filme do Superman e do Cavill deve sair no próximo ano. 

ANÚNCIO