De corrida de homens de cueca até basquete de mulheres de lingerie, os desafios de esportes mais bizarros do mundo ainda passam pelo xadrez com boxe e pelo mergulho no pântano. Aliás, corridas de carroça de mulas ou em avestruzes, você já ouviu falar disso?
Não é a toa que esses esportes, que possuem competições anuais, estão entre os mais diferentes do mundo todo. E não vá achando que você encontra em qualquer lugar, viu. Continue lendo para descobrir onde acontecem.
10 - A liga de basquete de lingerie
Até parece piada, mas não é. Existe mesmo a Lingerie Basketball League ou LBL. Ela fica nos Estados Unidos e existe desde 2011. Sendo que a regra é muito óbvia: as atletas devem ficar uniformizadas com lingeries.
Desde a criação, existem 4 equipes tradicionais, sendo Beauties, Divas, Glam e Starlets. Só que há algumas diferenças para os jogos de basquete tradicionais. Por exemplo, o uniforme. Mas, não apenas isso: também é preciso considerar que a linha de três pontos é menor.
E os jogos acontecem em dois períodos de 20 minutos cada. E aqui vale trazer outra curiosidade, essa liga foi criada após a Lingerie Football League, que tem a mesma ideia, só que com a prática do futebol e não do basquete.
9 - A Santa Speedo Run
E se você achou que só havia campeonatos com mulheres de lingerie está enganado. A Santa Speedo Run nada mais é do que uma corrida natalina que conta com participantes apenas de cuecas. Há até um site que mostra fotos dos eventos que acontecem anualmente.
O torneio é em regiões dos Estados Unidos. E o mais legal é que é um evento beneficente, com a ideia de juntar dinheiro para várias instituições de caridade infantis. E além do site deles, se você digitar #SantaSpeedoRun no Instagram vai ver muito mais fotografias.
Aliás, a meta é sempre bater a cada dos US$ 100 mil para ajudar o máximo possível de instituições carentes. Para a próxima temporada, o valor arrecadado está bem perto disso, sendo que já chegou a 78%.
8 - The Color Run
E já que falamos de uma corrida de rua com homens de cueca, vamos falar agora da corrida mais divertida e colorida do planeta Terra. E ela é bizarra justamente por isso. Curiosamente, o evento tem dado tão certo que tem acontecido em vários países do mundo.
Mas, a origem é americana e o objetivo é: chegar o mais colorido possível no final do percurso. O percurso, aliás, é bem curtinho, com 5 quilômetros. É algo bem próximo do Festival das Cores na Índia. E pessoas de todas as idades podem participar.
O valor da prova depende muito. Na edição que aconteceu no Brasil, no Rio de Janeiro, os participantes tiveram que custear uma taxa de R$ 60 e ganhavam um kit de participação.
7 - O The Dirty Dash em Utah
Essa é uma competição bastante regional e, por isso, muito provavelmente você não conhecia. No entanto, ele é muito conhecido em solo americano, onde as corridas das pessoas são feitas com vários obstáculos e no meio do lamaçal. Tudo acontece em Soldier Hollow, Utah.
O torneio, ao ver as fotos e imagens, se torna um sonho para crianças. Afinal, são muitas cores, bagunças, sujeiras e aventura. As pistas misturam uma ideia de academia do exército com playground de prédios de apartamentos. Há ainda um rali que é feito por todos.
Para quem quiser conhecer mais do evento, saiba que há um site oficial, que cita as datas do calendário esportivo, as participações e muito mais. Só para você ter uma ideia, saiba que um dos percursos tem 5 quilômetros, com obstáculos de todos os tipos, entre canos, animais, etc.
6 - As corridas de mulas no Arkansas
Talvez você já tenha ouvido falar do turfe. Ele é um esporte que promove e incentiva as corridas de cavalos. Assim, teve origem no Reino Unido e é considerado um dos esportes mais tradicionais do mundo. No entanto, ele teve uma adaptação, a corrida de mulas.
Nesse caso, a tradição está justamente no campeonato que acontece no Arkansas, Estados Unidos. Só que o esporte vem da região da Mércia, na França. E não se trata de uma corrida como a de cavalos, onde os competidores sobrem sobre os animais. Mas, em carroças.
Logo, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Acredita-se que esse tipo de torneio tenha surgido nas Terras Altas, por volta de 1960, onde a finalidade era a de testar a resistência das mulas. Aliás, a mula é um mamífero hibrido, do asno (burro) com a égua.
5 - As corridas de avestruz na África e Nevada
O conceito você sabe: correr em cima de uma avestruz. Então, não tem nada de carroça, nesse caso. Assim, os participantes precisam ainda cumprir requisitos, como manter a boa postura, que deve estar alinhada sobre a ave. E para ter bons pontos é preciso correr até 10 metros.
Além disso, não basta chegar primeiro na linha de chegada. A posição do participante conta assim como o desempenho da avestruz. Há um número de organizadores e juris para dizer quem foi o campeão. Uma curiosidade é que esse tipo de torneio acontece em vários lugares.
Na África e nos Estados Unidos são mais comuns. Porém, em alguns países europeus e americanos também pode acontecer, como no Brasil. Para quem não sabe, essas aves podem chegar a 70 km/h e pesar até 140 quilos. É um animal incrível.
4 - Os Jogos da Redneck
Redneck é um termo que se refere a “caipira”. Só que um caipira que é desenho pelos homens caucasianos, pobres, que ficam com o pescoço vermelho queimados pelo sol por trabalhar ao ar livre em áreas rurais. Ou seja, redneck nada mais é do que pescoço vermelho.
Assim, os jogos da redneck tem a ver com esportes. Aliás, o nome completo do evento é “Olimpíada Caipira Redneck Games”. O evento acontece desde 1996 em East Dublin, na Geórgia.
A competição tem uma série de provas bizarras, como agarrar o pé de um porco com a boca, arremessar assentos de privadas, dar barrigadas em poços de lama e por aí vai. O conceito da criação diz sobre uma ideia para divertir crianças. Mas, hoje, o evento é para todos.
3 - O mergulho no pântano
Esse é um torneio muito famoso no País de Gales. E ficou famoso no mundo todo por entrar na lista de jogos esportivos mais bizarros. Tudo acontece em Llanwrtyd Wells e a ideia é muito simples: usar óculos, tubo para respirar debaixo da água e caminhar no interior do pântano.
Se você for procurar mais dessa competição, saiba que ela é chamada de “bog snorkelling” e tem uma criação de 1976. O objetivo é completar um percurso de 110 metros, com ida e volta em uma vala cheia de lama e com 55 metros de extensão. O vencedor é quem chega primeiro.
Um dos diferenciais dessa prova é que não basta mergulhar no pântano. Isso porque você pode ficar famoso mesmo dependendo da fantasia que usa. E se você ver o álbum de imagens vai ver que criatividade é o que não faltam para os participantes.
2 - O boxe-xadrez
Talvez você vá torcer o nariz para esse fato. Porém, o boxe-xadrez é um esporte sim e que combina o enxadrismo com o pugilismo. O conceito vem desde 1992 e foi criado por um cartunista famoso na época, o Enki Bilal.
O jogo foi criado para ser pano de fundo de uma história fictícia dele. Só que chegou até a realidade, quando, no ano de 2003, o artista Iepe Rubingh fez nascer a primeira luta da modalidade. Assim, são 4 minutos de xadrez e 3 de boxe com intervalo de 1 minuto.
E quem ganha? Obviamente, quem dá o xeque-mate primeiro ou um nocaute no adversário.
1 - O quadribol
E já que citamos uma referência de autores e artistas, vamos falar do quadribol, inventado para o livro Harry Potter. Em outros países, o esporte recebe o nome de quidditch e é praticado por dois times de 7 jogadores cada um. Ele mistura os gêneros.
Acontece em campos retangulares, com cantos arredondados e três aros, que são como gols. Se você já leu a série do menino bruxo Harry sabe bem do que estamos falando. Ele foi criado em 2005 como esporte real, no Middlebury College.
Já escolheu o seu favorito?
E se você viu essa listinha de 10 desafios bem diferentes deve ter notado que nem sempre o foco é chegar primeiro, né? Na maior parte das vezes, o grande segredo está em curtir a aventura, o momento, as cores, a alegria. Por isso, eles são ótimos passeios para turistas.
Sendo assim, a maioria está em solo americano, mas também temos aqueles europeus, africanos, etc. Com tantas opções bizarras, você já escolheu o seu próximo esporte favorito? Com certeza, só de ver você vai se divertir, mas se for participar, melhor ainda, não é?