Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo

ANÚNCIO

De corrida de homens de cueca até basquete de mulheres de lingerie, os desafios de esportes mais bizarros do mundo ainda passam pelo xadrez com boxe e pelo mergulho no pântano. Aliás, corridas de carroça de mulas ou em avestruzes, você já ouviu falar disso?

Não é a toa que esses esportes, que possuem competições anuais, estão entre os mais diferentes do mundo todo. E não vá achando que você encontra em qualquer lugar, viu. Continue lendo para descobrir onde acontecem. 

ANÚNCIO
Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

10 – A liga de basquete de lingerie

Até parece piada, mas não é. Existe mesmo a Lingerie Basketball League ou LBL. Ela fica nos Estados Unidos e existe desde 2011. Sendo que a regra é muito óbvia: as atletas devem ficar uniformizadas com lingeries. 

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Desde a criação, existem 4 equipes tradicionais, sendo Beauties, Divas, Glam e Starlets. Só que há algumas diferenças para os jogos de basquete tradicionais. Por exemplo, o uniforme. Mas, não apenas isso: também é preciso considerar que a linha de três pontos é menor.

E os jogos acontecem em dois períodos de 20 minutos cada. E aqui vale trazer outra curiosidade, essa liga foi criada após a Lingerie Football League, que tem a mesma ideia, só que com a prática do futebol e não do basquete. 

ANÚNCIO

9 – A Santa Speedo Run

E se você achou que só havia campeonatos com mulheres de lingerie está enganado. A Santa Speedo Run nada mais é do que uma corrida natalina que conta com participantes apenas de cuecas. Há até um site que mostra fotos dos eventos que acontecem anualmente. 

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O torneio é em regiões dos Estados Unidos. E o mais legal é que é um evento beneficente, com a ideia de juntar dinheiro para várias instituições de caridade infantis. E além do site deles, se você digitar #SantaSpeedoRun no Instagram vai ver muito mais fotografias. 

Aliás, a meta é sempre bater a cada dos US$ 100 mil para ajudar o máximo possível de instituições carentes. Para a próxima temporada, o valor arrecadado está bem perto disso, sendo que já chegou a 78%.

8 – The Color Run

E já que falamos de uma corrida de rua com homens de cueca, vamos falar agora da corrida mais divertida e colorida do planeta Terra. E ela é bizarra justamente por isso. Curiosamente, o evento tem dado tão certo que tem acontecido em vários países do mundo.

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Mas, a origem é americana e o objetivo é: chegar o mais colorido possível no final do percurso. O percurso, aliás, é bem curtinho, com 5 quilômetros. É algo bem próximo do Festival das Cores na Índia. E pessoas de todas as idades podem participar. 

O valor da prova depende muito. Na edição que aconteceu no Brasil, no Rio de Janeiro, os participantes tiveram que custear uma taxa de R$ 60 e ganhavam um kit de participação. 

7 – O The Dirty Dash em Utah

Essa é uma competição bastante regional e, por isso, muito provavelmente você não conhecia. No entanto, ele é muito conhecido em solo americano, onde as corridas das pessoas são feitas com vários obstáculos e no meio do lamaçal. Tudo acontece em Soldier Hollow, Utah. 

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O torneio, ao ver as fotos e imagens, se torna um sonho para crianças. Afinal, são muitas cores, bagunças, sujeiras e aventura. As pistas misturam uma ideia de academia do exército com playground de prédios de apartamentos. Há ainda um rali que é feito por todos.

Para quem quiser conhecer mais do evento, saiba que há um site oficial, que cita as datas do calendário esportivo, as participações e muito mais. Só para você ter uma ideia, saiba que um dos percursos tem 5 quilômetros, com obstáculos de todos os tipos, entre canos, animais, etc.

6 – As corridas de mulas no Arkansas

Talvez você já tenha ouvido falar do turfe. Ele é um esporte que promove e incentiva as corridas de cavalos. Assim, teve origem no Reino Unido e é considerado um dos esportes mais tradicionais do mundo. No entanto, ele teve uma adaptação, a corrida de mulas. 

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, a tradição está justamente no campeonato que acontece no Arkansas, Estados Unidos. Só que o esporte vem da região da Mércia, na França. E não se trata de uma corrida como a de cavalos, onde os competidores sobrem sobre os animais. Mas, em carroças. 

Logo, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Acredita-se que esse tipo de torneio tenha surgido nas Terras Altas, por volta de 1960, onde a finalidade era a de testar a resistência das mulas. Aliás, a mula é um mamífero hibrido, do asno (burro) com a égua. 

5 – As corridas de avestruz na África e Nevada

O conceito você sabe: correr em cima de uma avestruz. Então, não tem nada de carroça, nesse caso. Assim, os participantes precisam ainda cumprir requisitos, como manter a boa postura, que deve estar alinhada sobre a ave. E para ter bons pontos é preciso correr até 10 metros.

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, não basta chegar primeiro na linha de chegada. A posição do participante conta assim como o desempenho da avestruz. Há um número de organizadores e juris para dizer quem foi o campeão. Uma curiosidade é que esse tipo de torneio acontece em vários lugares.

Na África e nos Estados Unidos são mais comuns. Porém, em alguns países europeus e americanos também pode acontecer, como no Brasil. Para quem não sabe, essas aves podem chegar a 70 km/h e pesar até 140 quilos. É um animal incrível.

4 – Os Jogos da Redneck

Redneck é um termo que se refere a “caipira”. Só que um caipira que é desenho pelos homens caucasianos, pobres, que ficam com o pescoço vermelho queimados pelo sol por trabalhar ao ar livre em áreas rurais. Ou seja, redneck nada mais é do que pescoço vermelho.

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Assim, os jogos da redneck tem a ver com esportes. Aliás, o nome completo do evento é “Olimpíada Caipira Redneck Games”. O evento acontece desde 1996 em East Dublin, na Geórgia. 

A competição tem uma série de provas bizarras, como agarrar o pé de um porco com a boca, arremessar assentos de privadas, dar barrigadas em poços de lama e por aí vai. O conceito da criação diz sobre uma ideia para divertir crianças. Mas, hoje, o evento é para todos. 

3 – O mergulho no pântano

Esse é um torneio muito famoso no País de Gales. E ficou famoso no mundo todo por entrar na lista de jogos esportivos mais bizarros. Tudo acontece em Llanwrtyd Wells e a ideia é muito simples: usar óculos, tubo para respirar debaixo da água e caminhar no interior do pântano.

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Se você for procurar mais dessa competição, saiba que ela é chamada de “bog snorkelling” e tem uma criação de 1976. O objetivo é completar um percurso de 110 metros, com ida e volta em uma vala cheia de lama e com 55 metros de extensão. O vencedor é quem chega primeiro.

Um dos diferenciais dessa prova é que não basta mergulhar no pântano. Isso porque você pode ficar famoso mesmo dependendo da fantasia que usa. E se você ver o álbum de imagens vai ver que criatividade é o que não faltam para os participantes. 

2 – O boxe-xadrez

Talvez você vá torcer o nariz para esse fato. Porém, o boxe-xadrez é um esporte sim e que combina o enxadrismo com o pugilismo. O conceito vem desde 1992 e foi criado por um cartunista famoso na época, o Enki Bilal. 

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O jogo foi criado para ser pano de fundo de uma história fictícia dele. Só que chegou até a realidade, quando, no ano de 2003, o artista Iepe Rubingh fez nascer a primeira luta da modalidade. Assim, são 4 minutos de xadrez e 3 de boxe com intervalo de 1 minuto.

E quem ganha? Obviamente, quem dá o xeque-mate primeiro ou um nocaute no adversário.

1 – O quadribol

E já que citamos uma referência de autores e artistas, vamos falar do quadribol, inventado para o livro Harry Potter. Em outros países, o esporte recebe o nome de quidditch e é praticado por dois times de 7 jogadores cada um. Ele mistura os gêneros.

Os 10 torneios esportivos mais curiosos do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Acontece em campos retangulares, com cantos arredondados e três aros, que são como gols. Se você já leu a série do menino bruxo Harry sabe bem do que estamos falando. Ele foi criado em 2005 como esporte real, no Middlebury College. 

Já escolheu o seu favorito?

E se você viu essa listinha de 10 desafios bem diferentes deve ter notado que nem sempre o foco é chegar primeiro, né? Na maior parte das vezes, o grande segredo está em curtir a aventura, o momento, as cores, a alegria. Por isso, eles são ótimos passeios para turistas.

Sendo assim, a maioria está em solo americano, mas também temos aqueles europeus, africanos, etc. Com tantas opções bizarras, você já escolheu o seu próximo esporte favorito? Com certeza, só de ver você vai se divertir, mas se for participar, melhor ainda, não é?

ANÚNCIO