Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar

O sonho de morar fora do país é cada vez mais comum no Brasil. Uma ideia para isso acontecer é o trabalho. Afinal, ele permite um tipo de passaporte que dura mais do que aquele que é para turista. Para os brasileiros, Portugal é uma ótima ideia devido ao idioma.

ANÚNCIO

Mesmo que o português de Portugal tenha diferenças para o português do Brasil, as línguas são bem próximas, o que facilita o entendimento da comunicação. Além disso, Portugal é um país europeu muito bem desenvolvido, ótimo para quem busca qualidade de vida. 

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Para saber tudo sobre como pesquisar, encontrar e se candidatar as vagas de Portugal, leia:

  • Os sites de empregos em Portugal
  • Como pesquisar as vagas de emprego na Net-Empregos
  • Quais as vagas para brasileiros trabalhar em Portugal
  • Como se candidatar as vagas de emprego
  • Qual é o salário pago para quem trabalha em Portugal
  • Tem muitos brasileiros em Portugal?

Os sites de empregos em Portugal

A boa notícia para quem pretende sair do país e ir até a Europa trabalhar é que existem vários sites focados nos países de lá. Somente em Portugal, há uma dezena deles, que permitem a busca de vagas de empregos abertas em diversas áreas e para vários profissionais. 

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, o Carga de Trabalhos é focado na área de comunicação e marketing. Tem o Sapo Emprego, que também permite encontrar oportunidades no continente todo. Aí ainda vem o Expresso Emprego, Jooble e o BEP (Bolsa de Emprego Público), entre outros. 

Apesar de tantas opções, considere que o maior de todos é a Net-Empregos, que divulga vagas bastante procuradas, como para trabalhar meio período. A partir daqui a gente vai ensinar como é possível pesquisar e se candidatar às vagas da Net-Empregos.

O que é a Net-Empregos

Atualmente, ela é considerada a maior plataforma de empregos para trabalhar em Portugal. Assim, começou a funcionar desde o início dos anos de 2000. E conta com mais de 3 milhões de visitantes mensais e mais de 100 mil ofertas de empregos publicadas todos os meses. 

O projeto tem assinatura de Rui Encarnação, que queria criar um ponto de referência entre serviços e ofertas de emprego através da internet em Portugal. No ano de 1997, ele criou a primeira bolsa de empregos com esse mesmo viés e ela evoluiu.

Vários portais de notícias famosos por lá recomendam a plataforma. O Valor, em 2000, disse que “entre os serviços, destaca-se a bolsa de empregos online, que é onde o candidato poderá criar um currículo online e pesquisar as ofertas de trabalho”. 

Como pesquisar as vagas de emprego na Net-Empregos

Logo na página inicial da Net-Empregos, a pessoa, independente da região do mundo que está, ela vai poder pesquisar as vagas abertas. Isso porque existe uma parte que tem os campos de buscas, como profissão, empresas, cidade, categorias, zonas e tipos. 

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Ao dar o enter em pesquisar as ofertas, a pessoa encontrará um monte de resultados. Embaixo, na mesma página, tem as empresas que divulgam as vagas nesse portal. Logo, dá para ir procurar as oportunidades por lá também. 

A Net-Empregos diz que são mais de 65 mil ofertas ativas para trabalhar em Portugal. Logo são mais de 249 mil empresas cadastradas e mais de 4 milhões de candidatos do mundo todo. Só que aí vem uma notícia melhor: dá para filtrar a pesquisa por trabalho.

Como encontrar empregos para brasileiros 

No final da página, tem a opção de ofertas de empregos. Então, lá a gente encontra “últimas ofertas”, “ofertas por cidades”, “ofertas por categorias”, “ofertas por distrito e categoria” ou “pesquisas populares”. A dica é ir em “ofertas por distrito e categoria”.

Isso porque é nessa página que estão as divulgações dos trabalhos para estrangeiros. Atualmente, essa seleção divide os interessados em trabalhar em Portugal que hoje em estão em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor. 

Aí você sabe o próximo passo: vá em “Estrangeiro – Brasil”. Atualmente, essa página traz 10 resultados. Ou seja, são 10 oportunidades para brasileiros que querem trabalhar na Europa. E abaixo a gente vai mencionar algumas delas, sendo que alguma pode ser ótima para você. 

Quais as vagas para brasileiros trabalhar em Portugal

Seguindo os passos que vimos acima, leve em conta que existem várias oportunidades para brasileiros que pensam em trabalhar em Portugal. A maioria delas são oferecidas por agências de emprego, isto é, empresas que fazem a seleção de candidatos para os contratantes. 

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, a Human Skills e a Neotalent. Aí vem as empresas que fazem contratações de modo direto, como a PTC Group, a Wit Software S.A e a Kelly. E a variação também tem a ver com a área: construção civil, comercial/vendas, informática e administração. 

Um ponto legal é informar que metade das vagas oferecidas hoje são da área da tecnologia e informática. Elas são ofertadas pela Wit Software S.A. Assim, o primeiro requisito é saber inglês porque todos os requisitos são expostos nesse idioma. 

O que é preciso para ir trabalhar em Portugal 

Esse ponto também é legal de ser estudado aqui. O motivo é que tudo vai depender da vaga que é oferecida. A gente optou por trazer o exemplo da Kelly Services, que é uma empresa de gestão de recursos humanos, como uma agência de seleção que conhecemos aqui.

Hoje, ela oferece vaga de técnico administrativo de recursos humanos. É para trabalhar em Lousado. E a empresa exige: o 12º ano completo, a carta de condução de empresas do Brasil, os conhecimentos em informática, disponibilidade imediata e trabalho em equipe. 

Assim, a Kelly Services diz que o profissional vai “executar tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos”. O cadastro pode ser feito de modo gratuito, como a gente vai mencionar nos próximos tópicos desse artigo.

Como se candidatar as vagas de emprego

Quem encontrou a vaga de trabalho para trabalhar em Portugal pelo Net Empregos deve considerar que a inscrição é feita online. Para isso, o candidato tem que criar um cadastro gratuito e que considera informações pessoais, tais quais o nome, e-mail, etc. 

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Um ponto importante é que além dos dados pessoais, a pessoa também deve informar a zona ou a categoria relativa ao trabalho. Por exemplo, entre as zonas, a gente tem: Açores, Braga, Porto, entre outros. E as opções para quem não é português e sim estrangeiro.

Dá para encontrar lá o campo de “Estrangeiro – Brasil”, por exemplo. Já no campo de categorias, vem a área de atuação e de formação da pessoa, como administração, comercial, relações públicas, serviços internacionais e assim por diante. 

Enviando o interesse na vaga de trabalho em Portugal

Após esse cadastro pessoal, a pessoa poderá se candidatar às vagas de emprego. Aí, o passo a passo é bem mais simples, sendo que basta ir na página da oportunidade de interesse e “candidatar-se através do site”. Ao clicar nesse item, a pessoa informa o e-mail.

Depois, pode finalizar a sua inscrição naquela vaga aberta. Entre outros serviços, o interessado também poderá “guardar a oferta” para ver depois, se inscrever para receber novidades por e-mail ou até mesmo continuar procurando outras oportunidades no mercado de trabalho. 

Qual é o salário em Portugal

Antes de terminar a leitura, vale a pena a gente considerar aqui um próximo ponto importante: o salário. Afinal, mesmo que lá seja um país com melhor qualidade de vida, será que o que cai na conta todo mês compensa as mudanças?

Vagas de emprego em Portugal – aprenda a se candidatar
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, conforme o Eurostat, a média salarial em Portugal é de 740 euros mensais. É um valor bem mais baixo do que o que se paga na Espanha e na França. E na cotação atual, isso é algo equivalente a R$ 3,7 mil, o que pode agradar muita gente que tem esse sonho.

É caro morar em Portugal?

Com esse salário que vimos acima, com base na média, vem a próxima pergunta: será que vale a pena morar em Portugal ou o salário não é suficiente? Hoje em dia, o custo de vida em Portugal fica em torno de 2.000 euros para um casal. Logo, é preciso pensar muito bem e fazer as contas.

Só que tudo vai depender de onde a pessoa vai morar e trabalhar. Por exemplo, um aluguel em Lisboa pode ficar em 500 euros. Já em uma cidade menor, metade disso, o que muda muita coisa. Por isso, vale muito a pena fazer um estudo prévio antes de voar para Portugal.

Tem muitos brasileiros em Portugal?

Todos os anos, várias pesquisas são feitas para mostrar o número de estrangeiros e também de brasileiros trabalhando em Portugal. Na última delas, Porto foi vista como a cidade que mais recebeu brasileiros, sendo quase 13 mil ao todo em todas as áreas.

Inclusive, tanto Porto como Lisboa são as áreas com mais vagas de emprego no país. Para quem é da área de turismo, Algarve é uma ideia diferente e mais compensadora. Já para quem busca emprego e menos custos, as opções são: Aveiro, Braga e Sintra. Coimbra está entre as mais caras.

ANÚNCIO