Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar

O que será que é preciso para aprender a costurar? Linha, agulha e tecido. Esse é um começo. Um começo simples, sim. Mas, que pode gerar os melhores resultados depois. A ideia é entender que não é preciso ter a melhor máquina de costura para começar a costurar. 

ANÚNCIO

Nesse conteúdo, a gente trouxe as 10 dicas mais incríveis para quem quer aprender a costurar de modo gradual e respeitando a própria experiência com linhas e agulhas. Cada um dos tópicos traz uma dica e em cada dica será possível entender mais da costura feita em casa.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

1 – Descobrir se é um hobby ou fonte de renda?

A primeira dica que a gente traz aqui é sobre o objetivo que está levando você a aprender a costurar. Se for por hobby, considere que o caminho pode ser mais leve e mais demorado também. Ou seja, não existe aquela obrigação de começar a ganhar dinheiro com a costura.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, quem está pensando nisso para ter uma fonte de renda. Então, a melhor ideia é sobre fazer cursos profissionalizantes, que podem ser online ou presenciais. O fato é que será mais difícil aprender a costurar sozinha até mesmo porque os cursos permitem mais técnicas.

Curiosamente, um bom início pode ser o de começar a costurar por hobby e dar sequência na carreira se você se sentir confortável para isso. Como veremos abaixo, por mais que existam técnicas de costura, essa atividade requer outras habilidades, como paciência.

2 – Aprender sobre as técnicas de Costura

A dica número dois é sobre as técnicas de costura. Isso porque é impossível começar a costurar sem saber alguma técnica, algum método ou alguma forma de traçar as linhas nos tecidos. Agora, a observação que merece destaque é a que fala sobre começar pelo básico.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

Na internet, no Youtube e em cursos, será possível ver que existem as técnicas mais modernas para costurar na máquina ou à mão. Só que para quem está iniciante, ainda sem experiência, o ideal é começar pelos pontos da costura que são mais fáceis e vão servir de base para outros.

Se a gente parar e observar vamos ver que essa é uma atividade caseira que muitas vezes é passada de geração para geração. Isso quer dizer que avós e mães ensinam filhas e netas. E fazem isso justamente partindo do princípio mais básico. É um começo para você também.

3 – Ter os materiais para costurar

Esqueça essa ideia de sair por aí comprando uma máquina de costura profissional. Aliás, você nem precisa ter todos os materiais necessários para começar a costurar, sabia? Tecido, linha e agulha são suficientes para dar esse start no seu novo hobby.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

Com a experiência que vem com a prática, aí sim dá para pensar em ter aquela tesoura tão diferente ou os alfinetes que são importantes. O mesmo vale para a máquina de costura, que é mais comum na vida de quem trabalha com essa arte, que é costurar.

Ainda falando em materiais, saiba que os moldes só serão necessários se você pensa em criar peças de roupas novas. Mas, aí também será preciso ter máquinas. Então, em um primeiro momento, esses moldes não terão tanta utilidade. 

4 – Ter os tecidos para costurar

Além de ir aprendendo sobre técnicas e materiais, mais uma boa dica para as iniciantes na costura vem com os tecidos. Obviamente, eles são fundamentais para a atividade acontecer. O que nem todo mundo sabe é sobre quais os melhores tecidos para costurar.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

De maneira geral, os tecidos mais grossos são mais difíceis. No entanto, aqueles finos e delicados também não são tão simples assim. Logo, o que nos resta é considerar os tecidos medianos, que são ótimos para começar e ir pegando o jeito da coisa.

Aliás, uma dica de ouro é: usar retalhos. Como está no começo, é possível que nem toda costura saia como você imagina. Por isso, começar com retalhos e fazendo pequenos consertos é uma ótima ideia para pegar confiança no trabalho.

5 – Estude além das técnicas

A partir desse tópico, a gente vai focar mais em dicas úteis que vão além das técnicas. Isso porque a arte da costura envolve muito mais de outras habilidades, que são pessoais e individuais. E a boa notícia é que dá para aprendê-las. 

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

O que adianta a gente saber todos os tipos de pontos da costura, se a gente não tem paciência para fazer esse trabalho? O que adianta termos um projeto incrível para lucrar na costura, se a gente não respeita o próprio ritmo de aprendizagem? Os próximos tópicos são sobre isso.

Então, prepare-se para entrar em um mundo que talvez não esteja esperando, mas que vai fornecer muito conhecimento ao seu novo trabalho. A costura é um hobby e pode ser a sua fonte de renda. Só que antes disso, saiba que ela é uma arte milenar.

6 – Tenha o prórpio ritmo de aprendizagem

O ritmo de aprendizagem não quer dizer que uma pessoa sabe mais do que a outra. Na verdade, ele tem a ver com as facilidades e o conhecimento adquirido em cada técnica. Uma pessoa experiente, com certeza, vai costurar mais rápido do que outra.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

Mas, será que ela vai costurar com mais qualidade? Note que a costura permite que todos os trabalhos tragam resultados. No entanto, aqueles feito com mais atenção e dedicação geram os melhores trabalhos finais. E isso é visível, o que garante sucesso a muita gente. 

7 – Comemore cada evolução

Uma boa ideia é comemorar cada avanço que a gente tem em qualquer área da vida. O mesmo vale para a costura. Se antes dar um ponto para consertar um furinho era complicado, agora que a gente consegue, podemos apreciar isso.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

É assim que vamos evoluindo na costura. Outro exemplo vem do ponto cruz. Muita gente que inicia na costura tem dificuldade com essa técnica. Só que é bem simples e com a prática todo mundo pode aprender. Depois que aprender, comemore!

E nesse comemorar, a gente não está pensando aqui em fazer um bolo e cantar parabéns. Na verdade, é começar a praticar cada vez mais, passar a oferecer o seu serviço, tirar fotos e postar na internet. Tudo o que vai fazer você se tornar melhor a cada dia. 

8 – Troque experiência 

Mesmo que não saia de casa, a verdade é que dá para trocar experiência de um modo muito simples, usando a internet. Os grupos do Facebook são exemplos disso. Por lá, além de ver vídeos e ler conteúdos, também dá para trocar aprendizados. 

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

Muita gente comenta sobre as dificuldades e as facilidades em costurar. O que pode ser muito interessante para quem está começando nessa atividade e quer colher os melhores resultados. Por exemplo, até mesmo a escolha de uma agulha pode mudar o resultado da atividade.

Há algum tempo atrás, isso era mais difícil porque exigia que a pessoa telefonasse para outras ou fizesse visitas para trocar essas ideias. Hoje, em cliques, sem sair de casa e de forma rápida dá para fazer isso. Os fóruns de discussão ajudam nisso também. 

9 – Tenha o espaço da costura

Uma boa dica é ter um espaço para costurar. Isso não quer dizer que você tenha que alugar uma sala de costura ou um estabelecimento comercial e nem nada do tipo. Em um determinado momento pode até ser que isso seja necessário. Agora, não.

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

O espaço que estamos mencionando aqui é um ambiente que seja confortável o suficiente para costurar. Por exemplo, pode até ser no seu quarto ou na sala. Só que a dica é ter um clima favorável, silencioso e que lhe permita a atividade.

O espaço da costura pode até ser a céu aberto, como na calçada de casa ou no quintal de casa. O que importa é a sua concentração e paciência para executar as técnicas da costura. Aliás, falando em paciência, leia o próximo e último tópico.

10 – Tenha paciência

Independente do seu motivo e da sua aprendizagem na costura, uma dica de ouro é ter paciência. Isso porque o trabalho é totalmente artesanal e manual, mesmo que em algum momento se use máquinas ou outras formas de automatizar processos. 

Veja essas 10 dicas para quem quer aprender a costurar
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, mesmo que se tenha pressa em aprender ou a vida esteja exigindo algum lucro da costura, a dica é se manter paciente nesse aprendizado. Saiba que todo trabalho manual exige muita atenção das pessoas e quer dizer não dá para querer acelerar o processo.

Curiosamente, muita gente começa a costurar para ter um tempo bem aproveitado e como forma de se entreter. Por outro lado, os resultados tendem a ser melhores do que no caso de quem quer aprender rapidamente para ganhar dinheiro com a costura. 

Quanto custa um curso de costura?

Para quem não consegue se organizar para ver vídeos do Youtube ou ouvir as dicas de outras pessoas, saiba que existem cursos online que ensinam a costurar. Mas, quanto custa um curso como esse? Depende. Hoje em dia, tem até os cursos gratuitos.

Em sites mais profissionais, a aula custa até R$ 100 para cada hora de ensinamento. No entanto, em plataformas de incentivo a costura, os cursos podem ser gratuitos, especialmente para quem está partindo do zero, isto é, ainda é iniciante na arte da costura.

ANÚNCIO