Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros

Ter uma estante de livros dá todo um charme para o lar. Com a tendência da digitalização, ficou ainda mais raro colecionar livros físicos. Ainda assim, tem muita gente que gosta do cheirinho das páginas e faz questão de tê-los em casa. Se você é assim, sabe que não é tão simples manter as prateleiras organizadas, principalmente se tiver criança no pedaço. 

ANÚNCIO

Algumas pessoas contam com uma biblioteca em casa para deixar os livros, o que facilita a organização. Outras optam por encomendar móveis planejados para modernizar o espaço. De qualquer forma, saiba que existem maneiras práticas e mais baratas para fazer a organização da estante. Confira em 6 passos.

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

6. Escolha quais livros vai deixar na estante

Quem gosta de livros costuma guardar todos os modelos, ainda que não seja necessário. Então, deixar os livros que de fato são interessantes para você é fundamental para começar a organização da estante. Se olhar para um livro e chegar à conclusão de que não tem intenção de lê-lo ou fazer a releitura dele, opte por doar, vender ou até mesmo trocar. 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por isso, o princípio básico da organização é ser desapegado. Isso serve para organizar qualquer outro espaço em casa como guarda-roupa e geladeira, por exemplo. Abra mão de ficar estocando livros em casa, vai ajudar bastante. Outra coisa importante é higienizar as prateleiras da estante e os livros também. 

De tempos em tempos, é importante retirar os livros e limpar tudo. Caso tenha preguiça de passar o paninho, pode optar pelo espanador. O hábito de higienizar ajuda a evitar traças que acabam estragando os livros. Então, depois de tirar os livros que não estão tendo utilidade, é hora de separar os que permaneceram na estante para aplicar os próximos passos. 

ANÚNCIO

5. Deixe os livros mais queridos no topo

Agora que separou os livros que vai deixar na estante, é hora de selecionar os livros que são mais queridos. Como escolher quais são? São aqueles que você é super fã da história e que vira e mexe gosta de ler novamente. Então, os queridinhos merecem um lugar de destaque na prateleira, não é mesmo? 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por isso, seria interessante deixar esses livros no topo da estante, que é um lugar de fácil acesso. Sem contar que evita o alcance de crianças e animais também. Há quem prefira deixar esses livros em outro lugar que não seja prateleira, como caixotes ou baús para livros. Mas aí vai depender do gosto da pessoa. 

ANÚNCIO

Se preferir, poderá fazer nichos fora da estante para deixar os livros classificados como “mais importantes”. Caso opte por essa possibilidade, fazer nichos em formas geométricas ou com formatos diferenciados pode realçar ainda mais o grau de importância dos exemplares. Use a criatividade para guardá-los. Ainda que fora da prateleira, lembre-se de limpá-los. 

4. Deixe os livros que não leu visíveis

Tem gente que compra um livro após o outro só para deixar na prateleira. Ao invés de fazer coleção de livros que já leu, faz a coleção dos livros que nunca nem sequer abriu. Se você está nesse grupo de não leitores, é interessante parar de fazer novas aquisições e começar a ler os que já tem em casa

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Depois disso, o ideal é deixar os livros pretendentes à vista. Assim, toda vez que bater o olho neles, vai lembrar que precisa ler as obras que comprou. Fazer o compromisso de não comprar nenhum livro a mais, sem zerar os livros pendentes é uma estratégia que pode funcionar bem. Outra dica é colocar esses exemplares que ainda vai ler em uma ordem. 

Como isso funcionaria? Colocar no primeiro lugar da fileira o livro que tem mais urgência em ler, e assim sucessivamente. Para os estudantes de plantão, que precisam ler algumas obras para cumprir as exigências acadêmicas, é interessante deixar visível essas obras. Pode acontecer de acabar esquecendo se não tiver em um local estratégico. 

3. Catalogue os livros

Uma dica para quem é mais perfeccionista com as coisas é catalogar os livros. Pode dar um trabalho para ser feito, mas no dia a dia é super funcional. Além disso, dá para ter um controle dos livros que emprestou e ainda não foram devolvidos. Para fazer o catálogo, pode optar por adesivos personalizados, de vinil mesmo, a fim de enumerar essas obras. 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

O catálogo é comum em grandes bibliotecas, então por que não fazer em casa? Assim, pode criar um registro simples com autor, ano, gênero, nome do livros e outras informações que achar relevante. Se quiser organizar os livros que foram ou não lidos através de fitas com cores ou os próprios adesivos coloridos. 

Outra opção é utilizar ferramentas online para fazer a catalogação. Existem aplicativos que possibilitam essa missão de forma simples. Algumas pessoas mais exigentes com sua biblioteca em casa afirmaram que fizeram a catalogação de mais de 30 obras em pouco minutos. Assim, a pessoa consegue se situar dentro das suas próprias prateleiras.

2. Escolha como vai organizar

Ainda, é importante decidir como vai organizar a estante dos livros, né? Isso vai depender do seu gosto e de como fica mais fácil para você. Pode organizar usando a estratégias de livros lidos e não lidos. Assim, o ideal é dividir as prateleiras em duas partes com essas classificações.

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

No dia a dia, fica mais fácil escolher o livro da vez e até mesmo estabelecer metas. Outra possibilidade é usar as cores na organização das prateleiras. Ou seja, separar as obras pelas cores de suas capas, harmonizando com o restante da decoração do ambiente. Inclusive, vai chamar atenção de qualquer pessoa que for visitar sua casa.

Ainda, uma terceira alternativa é organizar por autores. Às vezes o leitor tem mais de um livro do mesmo autor, o que facilita esse tipo de organização. Em obras com várias edições como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outras sagas, colocar os livros juntos e na sequência em que foram lançados é mais do que obrigação de qualquer leitor. 

1. Perceba o ambiente

Por último, mas a parte mais importante se quer ter um ambiente harmônico: perceba o espaço que tem em casa. Nem todo mundo tem um espaço grande em casa, então nem sempre é possível colocar estantes amplas. Então, é importante estudar qual será a logística para não pesar na decoração também. 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns especialistas indicam prateleiras invisíveis para quem quer inovar na decoração. Essa técnica faz com que os livros estejam flutuando. Sem contar que é uma alternativa bem criativa para quem tem um espaço pequeno em casa. É possível colocá-los em formatos bem diferentes. Aí vai do gosto de cada um.

Outra opção é ter um apoiador de livros. Suponhamos que seja uma pessoa que não tem tantos livros e está começando a colecionar obras. O apoiador ajuda a economizar espaço e ainda deixa o ambiente bonito. Existem apoiadores de diversos formatos, desde árvores a gatos. 

Dicas de como preservar os livros 

A organização por si só já é um método de preservação dos livros, mas ainda existem outras estratégias que podem ajudar a mantê-los novinhos. Deixar os livros espalhados ou em caixas prejudica as folhas, pode deixá-las amassadas ou até mesmo mofadas, se guardadas em lugar fechado. Sem falar das traças que acabam com os papéis. 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outra dica super importante é manter o livro na vertical, sem espremê-los ou empilhá-los. Caso deixe na posição horizontal, existe grande chance dele amassar. Além disso, ocupa muito espaço na estante. Se tiver alternativa, coloque o móvel em um ambiente arejado para que os livros não fiquem com fedor de mofo. 

Dependendo da umidade do local, os livros podem acabar mofando de verdade. Evite colocá-los encostados na parede, pois atrai fungos. Por outro lado, não deixe em um lugar que bata sol toda hora, pois pode entortar e desbotar as capas. Se quer ter livros bem cuidados e bonitinhos, fique de olho nessas observações. 

Higienize os livros

Anteriormente falamos sobre a higienização dos livros, certo? Vamos dar dicas de como fazer a limpeza. Antes de mais nada, não invente de passar pano com água nos livros. O ideal é usar um pano seco ou no máximo levemente úmido. As obras mais antigas podem ser higienizadas com um pouco de álcool em gel, de forma que apenas umedeça. 

Aprenda 6 passos para organizar a sua estante de livros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Claro que se o pano estiver úmido, você não passará nas folhas e sim na capa. Se a estante estiver em um lugar pouco arejado, pode deixar o livro secar no sol por alguns minutos. Lembre-se de deixá-lo com as páginas abertas. Essa estratégia vai ajudar a retirar tanto a poeira quanto o cheiro de mofo dos livros mais antigos. 

Caso more em um lugar que tem muita poeira, opte em dar uma geral na estante pelo menos 4 vezes ao ano. Se não pegar muito pó, pode ser somente 2 vezes. Ainda, se gosta de deixar clipes ou marcador de páginas com material de metal, tire-os urgentemente. Com o passar do tempo, a tendência é enferrujar e deixar marcas de ferrugem nas folhas. 

Antes de pegar o livro, lave as mãos 

Não é novidade que as nossas mãos são sujas, né? Então, lembre-se de sempre lavar as mãos antes de pegar algum livro e folhear as páginas. Esse hábito ajuda a evitar a oleosidade nas obras, conservando ainda mais os seus preciosos.