Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida

Se você é alguém que, de repente, começou a ver Doctor Who, deve ter notado que desde 2005 a série não tem pausa, certo? Portanto, são 13 temporadas que vão até esse ano que estamos vivendo, o de 2021. Porém, a série começou bem antes de 2005, viu.

ANÚNCIO

Chamada de temporada clássica, ela vem desde 23 de novembro de 1963, quando foi a estreia. Nessa primeira temporada clássica, a gente teve 8 histórias com 42 episódios. E depois, ano a ano, a série se manteve até a sua 26ª temporada, que terminou em 6 de dezembro de 1989.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Como tudo começou

É legal a gente considerar um ponto aqui. A ideia era criar uma série para famílias para um compor um buraco que havia na programação da BBC. Foi assim que o canadense Newman foi contratado. No entanto, o rascunho do Doctor Who foi além disso, obviamente.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

O projeto foi o ar no momento da morte do presidente John F. Kennedy. Aliás, por conta do fato, houve o adiamento da série, que foi para o dia seguinte. Com o tempo, até mesmo os vilões se tornaram icônicos, como os Daleks, os aliens de Skaro, entre outros. 

Outro fato curioso é que em cada ano de gravação, os produtores contaram com a tecnologia do momento. Um exemplo foi o uso do áudio estéreo, que aconteceu em 1988. Ah, tem outra curiosidade também, antes das mudanças também teve história em quadrinhos, teatro, etc.

ANÚNCIO

O Doctor Who Clássico

Hoje em dia, pouco se fala sobre as temporadas mais clássicas. No entanto, com 26 temporadas, saiba que a série se consolidou como uma das mais incríveis e persistentes daqueles anos. E tem muitas curiosidades nisso, como as temporadas “apagadas”.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

A gente vai falar disso daqui a pouco. Antes disso, porém, a gente precisa contar como tudo aconteceu. A série é uma ficção cientifica produzida inicialmente pela BBC. Ela foi criada por Sydey Newman, C.E.Webber e Donald Wilson. Era um programa de aventuras.

ANÚNCIO

O personagem sempre foi o “Senhor do Tempo”, chamado de “Doutor”. Com o tempo, descobre-se que ele é um extraterrestre do planeta de Gallifrey e que explora todo universo em uma máquina do tempo (TARDIS). Ele combate inimigos e tenta salvar a civilização.

As primeiras temporadas de Doctor Who

O primeiro episódio foi chamado de “Na Unearthly Child”. E nesse começo, cada história era composta por vários episódios que eram exibidos semanalmente. Na primeira fase, isso aconteceu de forma ininterrupta até 1989, o que deu as 26 temporadas que já mencionamos.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Depois, houve um hiato, que é um tempo sem novos episódios. E sete anos mais tarde, em 1996, um telefilme foi feito peal BBC Worldwide com a Universal Studios e a 20th Century Fox. No entanto, com a baixa audiência no Reino Unido, ele não foi para frente.

Só que em 2005, Russell T. Davies conseguiu trazer de volta a série Doctor Who, com elementos mais modernos e focados no novo século. Até aqui, a gente tem mais 12 temporadas disponíveis. E agora vem aquela curiosidade de “episódios perdidos”.

Os episódios perdidos de Doctor Who

Até o ano de 1978, a BBC não tinha uma política de preservação de imagens. Logo, acredita-se que ao menos 97 episódios tenham se perdido, o que dá um total de 26 histórias incompletas. Ainda assim, há gravações de áudios, que permitiram uma espécie de reconstrução.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Ao mesmo tempo, há também histórias que não foram filmadas ou não forma exibidas por diversos motivos. Uma das mais conhecidas é a de Shada, que teve filmagens interrompidas devido a grave que aconteceu na BBC.

Outra curiosidade: considere que até a metade da terceira temporada cada episódio tinha uma história com um título individual, mas isso mudou depois, quando cada história passou a ter um título geral. Assim, os números das histórias servem como guia.

Os doutores de Doctor Who

Outro fato curioso e que faz essa série ser bastante incrível é que existiram vários doutores em Doctor Who. Por exemplo, tudo começou em 1963, quando as viagens ainda eram mostradas em preto e branco. E o primeiro doutor foi William Hartnell.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Na ocasião, havia uma mistura de fatos históricos com a ficção cientifica. No entanto, logo tudo se concentrou mais no futuro e no espaço. Assim, a era clássica de Doutro Who teve sete doutores.

E os principais inimigos dos doutores são os Dalek, que sempre gritam algo como “exterminar”. Eles não foram bem aceitos pelos produtores no começo por serem “robôs”. No entanto, eles se transformaram em sucesso rapidamente.

Por que Doctor Who voltou a ser produzida

No ano de 2005, os fãs foram a loucura com o anúncio e a volta da série nas telas das TVs. Em uma espécie de nona encarnação, quem viveu o doutor foi ninguém menos do que Christopher Eccleston. E a história continuou do fracasso do 8º doutor.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

É isso mesmo: para justificar o fato, os produtores falaram em “Guerra do Tempo” entre Daleks e os Senhores do Tempo. Assim, o doutor acabou com a guerra e as raças, deixando-o como último Senhor do Tempo.

No entanto, a série moderna já teve 3 doutores, o que totaliza 11 até aqui. O décimo primeiro doutor é interpretado por Matt Smith em um especial de Natal. Mas, já tem um décimo segundo doutor, o Peter Capaldi. Há ainda um décimo terceiro, que é mulher, Jodie Whittaker.

Relembre ou conheça os doutores de Doctor Who

O primeiro doutor foi dividido entre três atores: William Hartnell (1963-1966), Richard Hurndall (1983) e David Bradley (2017). O segundo doutor foi vivido por Patrick Troughton (1966-1969 e 1983 e 1985). O terceiro foi Jon Pertwee (1970-1974 e 1983).

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Já o quarto doutor foi Tom Baker (1974-1981). O quinto foi Peter Davison (1981-1984 e 2007). O sexto foi Colin Baker (1984-1986). O sétimo foi Sylverster McCoy (1987-1989 e 1996). O oitavo doutor foi Paul McGann (1996 e 2003).

E para explicar a era clássica teve o Doutor da Guerra (John Hurt, em 2013). Depois veio Christopher Eccleston (2005). E o décimo doutor foi David Tennat (2005-2010 e 2013). Seguido de Matt Smith (2010-2014), Peter Capaldi (2013-2017) e Jodie Whittaker (2017 até hoje).

Um adicional para Jodie Whittaker

Vale sim falar dessa história porque ela é considerada a primeira mulher a interpretar o Senhor do Tempo. Antes disso, 86,00% dos episódios tiveram mulheres apenas como coadjuvantes e 14,00% deles contaram com mulheres como vilãs da série.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Apesar da crítica por ser machista, a série conseguiu dar uma volta por cima, ao menos por partes, para lançar uma atriz no papel principal. E aqui entra um fato que merece atenção: a estreia foi sucesso, sendo que bateu recorde de audiência, com 8,2 milhões de espectadores. 

Ah, e se você quiser ver todos os episódios que existem da série, do começo até a Jodie, considere que há estudos na internet que dizem que você vai precisar, ao menos, de 16 dias completos para isso. Ou seja, é uma maratona e tanto, hein.

O programa de maior sucesso da BBC

Desse modo e com tantas notícias parece não haver dúvidas dos motivos da volta da série, que hoje representa o maior sucesso da BBC. Assim, só fica ao lado do clássico Top Gear. No entanto, a série vai para muitos países, o que a torna incrivelmente única.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Na Grã-Bretanha, essa é uma série cult, sendo que os fãs até recebem nome, de “whovians”. Nos Estados Unidos, há muitos fãs também.

O resultado é o seguinte: 861 episódios, sendo que 97 foram perdidos. Eles são divididos entre 26 temporadas da era clássica e mais 12 da moderna. E tudo isso se encaixa em 295 histórias.

Onde assistir Doctor Who

Quem está no Brasil poderá ver todos os episódios de Doctor Who da era moderna, mais os especiais, como o de Natal, no Globoplay. Isso porque o serviço de streaming da Globo fechou uma parceria com a BBC para fazer a transmissão.

Entenda por que Doctor Who voltou a ser produzida
Foto: (reprodução/internet)

Assim, são 12 temporadas disponíveis por lá. E no site da Globoplay dá para ver os valores da assinatura, que partem de 12 pagamentos mensais no ano de R$ 19,90. No entanto, há combos mais caros, como os com canais de futebol, por R$ 99,99 no mês. 

Para quem está na dúvida sobre ver ou não a série, além de avaliar as críticas e observar a história, uma boa ideia também pode ser a de ver o trailer e o mais novo é da Jodie.

Vale a pena assistir Doctor Who?

Já chegando ao fim do texto, vamos considerar que você não precisa ver tudo, nem desde o começo. Como cada novo doutor conta uma história, a ideia é que você comece a ver desde o início de um deles. Por exemplo, dá para começar em 2005, com a temporada do Eccleston.

Ou em 2018, com a temporada 11, onde a Jodie começa como a nova doutora. O fato é que estamos falando de uma série de ficção cientifica de muita qualidade, que tem ciência real e mistura isso com fantasia. Há ainda dilemas morais que intrigam os espectadores.