As Pirâmides do Egito, o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia. Todas essas e outras estão entre as maravilhas do mundo. Só que você sabia que a gente tem uma nova lista, com as que seriam as “maravilhas modernas no mundo”? É sobre elas que falaremos.
Além delas, a gente também tem o que é chamado de maravilhas medievais, as maravilhas naturais, as maravilhas subaquáticas. Bom, nós vamos falar de todas elas e explicar cada uma das listas. Continue lendo para entender todas essas maravilhas que existem atualmente.
As 7 maravilhas do mundo antigo
As 7 maravilhas do mundo antigo é uma espécie de primeira lista que existe. Ela é focada nas mais notáveis e conhecidas criações da antiguidade clássica. Foi feita a partir de manuais populares entre turistas helênicos e inclui obras ao redor do Mar Mediterrâneo.
E aqui temos a curiosidade sobre o número 7. Ele foi escolhido porque os gregos acreditavam que ele representasse a perfeição e a abundância. Logo, é o mesmo número dos planetas conhecidos e mais o Sol e a Lua.
Os escritos não sobreviveram, porém, acredita-se que a lista tenha sido criada por Heródoto. Veja abaixo quais são estes lugares:
- Grande Pirâmide de Gizé;
- Jardins Suspensos da Babilônia;
- Estátua de Zeus em Olímpia;
- Templo de Artemis em Éfeso;
- Colosso de Rodes;
- Mausoléu de Halicarnasso;
- Farol de Alexandria.
As 7 maravilhas da Era Medieval
No caso da Era Medieval, como o nome sugere, estão monumentos construídos nessa Era, que também foi chamada de Idade Média e vai do século 5 ao século 15.
A lista conta com:
- Stonehenge (Reino Unido);
- Coliseu (Itália);
- Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito);
- Torre de Porcelana de Nanquim (China);
- Muralha da China (China);
- Torre de Pisa (Itália);
- Santa Sofia (Turquia).
As 7 maravilhas naturais
Também não existe muito consenso sobre essa lista. No entanto, a CNN fez uma compilação de tudo o que já foi mencionado. Assim, trouxe alguns resultados.
As Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina), Grand Canyon (Estados Unidos), Grande Barreira de Coral (Austrália), Monte Everest (Nepal e China), Aurora Boreal (Região Polar), Vulcão Paricutín (México) e Cataratas Vitória (Zâmbia e Zimbábue).
As 7 maravilhas subaquáticas
E sobre listas de maravilhas subaquáticas, a gente encontrou na internet alguns nomes. No entanto, sem um organizador por trás. De todo modo, realmente, dá para considerar que são maravilhas, veja só.
Palau (Palau), Barreira de Coral de Belize (Belize), Grande Barreira de Coral (Austrália), Erupções Subaquáticas (Estados Unidos), Ilhas Galápagos (Equador), Lago Baikal (Rússia) e Corais do Mar Vermelho (entre África e Ásia).
As 7 cidades como maravilhas do mundo
De novo, a New7Wonders, que está por trás de várias listas. Agora, foi a vez de citar as cidades mais incríveis do mundo a partir da votação pública. Logo, temos cidades bem interessantes, sendo que pode ser um ponto de partida para viagens.
A lista cita Durban (África do Sul), Vigan (Filipinas), Havana (Cuba), Kuala Lumpur (Malásia), Beirute (Líbano), Doha (Catar) e La Paz (Bolívia).
As 7 maravilhas industriais
Seguindo a mesma ideia de escolher uma área, agora foi a vez da BBC encontrar uma espécie de documentário e avaliação de especialistas para citar as maravilhas do mundo industrial. O resultado foi divulgado em 2003.
SS Great Eastern (Reino Unido), Farol de Bell Rock (Reino Unido), Ponte do Brooklyn (Estados Unidos), Sistema de Esgoto de Londres (Inglaterra), Primeira Ferrovia Transcontinental (Estados Unidos), Canal do Panamá (Panamá) e Represa Hoover (Estados Unidos).
As 7 maravilhas do sistema solar
E para fechar essa lista de maravilhas do mundo, antes de a gente falar das maravilhas do mundo moderno, vem a do sistema solar. Ela foi publicada em um periódico em 1999, o Astronomy. Mais tarde, virou documentário, vídeo, estudo.
A lista completa cita o seguinte:
- Encélado;
- A Grande Mancha Vermelha;
- A Cintura de Asteroides;
- A Superfície do Sol;
- Os Oceanos da Terra;
- Os Anéis de Saturno;
- O Monte Olimpo.
As 7 maravilhas do mundo moderno
Já sobre o mundo moderno, que é o foco desse texto, considere que foram escolhidas através de um concurso informal e popular promovido pela New Open World Foundation. Acredita-se que mais de 7 milhões de pessoas votaram. A divulgação foi feita em julho de 2007.
Assim, foram escolhidos monumentos de culturas já extintas e do cristianismo também. Logo, alguns nomes cotados acabaram ainda ficando de fora. O concurso não teve apoio da Unesco e nem das Nações Unidas. Mas, é a lista que é aceita até hoje. Confira só.
1 – Grande Muralha da China (China)
Ela é uma série de fortificações que foi sendo feita desde 221 a.C. Ela segue uma linha Leste-Oeste através de fronteiras históricas do norte do país asiático. A ideia era proteger os impérios contra invasões de grupos nômades da Eurásia.
Várias muralhas foram construídas até que unidas e tornadas mais fortes. Assim, nasceu a Grande Muralha. Alguma parte dela permanece até hoje, sendo reconstruída aos poucos. A maior parte que ainda existe está na construção que vem da dinastia Ming.
2 – Petra (Jordânia)
A construção também é bem antiga, partindo de 312 a.C. Petra é uma cidade histórica e arqueológica que fica no sul do país. A cidade tem arquitetura esculpida em rocha e um sistema de canalização de água único. É chamada de Cidade Rosa devido a cor das pedras.
A região foi ocupada em 1.200 pelos edomitas. Mas, acredita-se que antes deles já haviam povos por lá, como os horitas. O cenário sempre é usado para enredos de filmes, como em Indiana Jones e a Última Cruzada, além de Transformers, Mortal Kombat, Tintim, etc.
3 – Coliseu (Itália)
O Coliseu foi construído no ano 70. Ele foi feito com tijolos revestidos de argamassa e areia e cobertos com travertino. É considerado o maior anfiteatro do mundo. A construção foi no governo do imperador Vespasiano e a conclusão foi em 80, com o herdeiro Tito.
Ele podia abrigar até 80 mil espectadores. Era muito usado para combates de gladiadores. Atualmente, está em partes arruinado por terremotos e saques, mas ainda representa o símbolo da Roma Imperial.
4 - Chichén Itzá (México)
É um tipo de construção que vem do ano 600. Isso porque é uma cidade toda, que vem da época pré-colombiana, na civilização maia no fim do período clássico. O sítio fica em Tinum, Yucatán, e era considerado um polo urbano bem importante para os maias.
Acredita-se que tenham tido a população mais diversa do mundo maia, por isso, a variedade de estilos arquitetônicos que se encontra lá. As ruínas são de propriedade federal e a administração é do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
5 – Machu Picchu (Peru)
Machu Picchu já é uma civilização mais recente, de 1.438. Chamada de Cidade Perdida dos Incas, essa é outra cidade pré-colombiana, só que fica ao topo de uma montanha. Estamos falando de mais de 2.400 metros de altitude.
Ela é do século 15 e vem da ordem de Pachachuti. É o símbolo do império Inca. Apenas 30% da construção original se mantém porque a cidade só foi descoberta em 1911. As áreas são reconhecidas pelos encaixes das pedras.
6 – Taj Mahal (Índia)
Em Agra, o Taj Mahal foi encomendado e feito em 1.632. É um mausoléu, sendo patrimônio da humanidade da Unesco. A obra exigiu a força de 20 mil homens, que vieram de várias cidades do Oriente. O monumento é todo em mármore branco.
E quem pediu para fazer foi o imperador Shah Jahan, para a esposa favorita, Aruymand Banu Begam. Ela morreu após dar à luz ao 14º filho. Por isso, ele também é chamado de “a maior prova de amor do mundo”.
7 – Cristo Redentor (Brasil)
De todas, a construção mais nova é brasileira, sendo de 1.931. Ela fica no topo do morro do Corcovado, mais de 700 metros acima do nível do mar. Também é patrimônio da humanidade pela Unesco. Foi concebido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa.
É símbolo do cristianismo brasileiro, ícone da cidade carioca. É feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem 30 metros de altura e 8 metros de pedestal. Os braços esticam por 28 metros de largura. É uma estátua de mais de 1 mil toneladas.
Bônus - Necrópole de Gizé (Egito)
Curiosamente, esse monumento foi retirado da lista dos finalistas para receber o título de “Maravilha Honorária”. Acredita-se que a construção tenha acontecido em 2.589 a.C.
Para quem não sabe, estamos falando das pirâmides do Egito, como a de Gizé. Fica aos redores de Cairo e inclui três complexos, feito de escultura maciça. A Grande Esfinge, como é chamada, contém cemitérios, vila operária, complexo industrial, etc.
Outras maravilhas modernas
Também é curioso saber que ainda tivemos mais duas tentativas de citar maravilhas modernas. Uma da Hilman Wonders, que escolheu: Pirâmides do Egito, Muralha da China, Taj Mahal, Serengeti (Tanzânia), Galápagos (Equador), Grand Canyon (Estados Unidos) e Machu Picchu (Peru).
A outra foi pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Nesse caso, a lista é bem diferente e começa com o Eurotúnel (França e Inglaterra), Torre CN (Canadá), Empire State Building (Estados Unidos) e tem mais. Como a Usina Hidrelétrica de Itaipu (Brasil e Paraguai), Diques de Marés (Holanda) e Canal do Panamã (Panamá).