Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira

A sinuca brasileira é um jogo de bilhar que tem variantes que vieram da Europa há vários séculos. Hoje, no Brasil, chama a atenção por ter interesse de muitos jogadores, entre os profissionais e os amadores. Aliás, é um esporte que muito famoso gosta de praticar.

ANÚNCIO

Afinal, quem é que nunca viu o Rubinho Barrichello jogando sinuca? Outro piloto da F1 que faz isso nas férias é o Felipe Massa. E aí entra na lista os mais famosos jogadores do país, como o Rui do Chapéu e o Baianinho de Mauá, atual campeão nacional. Mas, e as regras da sinuca?

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

A ideia desse conteúdo é trazer, de modo simplificado e fácil de entender, as regras da sinuca brasileira. Por isso, leia:

  • O que é a sinuca brasileira;
  • As regras da sinuca brasileira;
  • Como é o jogo de sinuca brasileira;
  • As estratégias da sinuca brasileira.

O que é a sinuca brasileira

Sinuca vem do termo snooker. Snooker é um esporte de mesa, bola e tacos. Por sua vez, ele é variante do pool, um jogo bem parecido, que foi inventado na Grã-Bretanha no fim da década de 1870. Nesse jogo, dois adversários disputam para colocar as bolas em um dos seis buracos.

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

As bolas são coloridas e não brancas. E existe uma ordem para que se faça isso. Ou seja, uma sequência de bolas a serem derrubadas. O jogo também passou a permitir que jogadores jogassem individualmente, como no golfe ou até mesmo em trios. Ao todo, 15 bolas na mesa.

Após todo esse início e as suas evoluções, o pool e o snooker chegaram ao Brasil. Por aqui, com as novas adaptações, ganhou o nome de sinuca brasileira. É um jogo oficial, mas que por vezes é confundido com outros jogos de bilhar, como Bola 8, mata-mata, fuca, etc.

A sinuca brasileira hoje

Atualmente, a sinuca brasileira é vista como o principal jogo de bilhar do país. Por isso, possui as próprias regras, que estão em vigor e são um tanto quanto diferentes das regras do pool, que é o esporte de bilhar mais praticado ao redor do mundo.

No próximo tópico, vamos contar um pouco mais dessas regras da sinuca brasileira, considerando também que elas valem até mesmo para os jogos online. Mas, é imprescindível mesmo para quem quer se tornar um profissional da mesa de sinuca.

Considere que temos a partir de 2 jogadores (o mais comum é que o jogo aconteça com 2 jogadores adversários). Também, a mesa oficial (que tem medidas oficiais), as bolas (sendo que uma é branca e chamada de tacadeira e outras 7 bolas sólidas) e um objetivo: vencer!

As regras da sinuca brasileira 

A primeira regra diz que a bola branca é usada para impulsionar as outras e leva-las até uma das seis caçapas da mesa. Já a bola da vez é a bola colorida de menor pontuação que está presente na mesa. Logo, ela deve ser a primeira a ser derrubada.

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

O jogo é livre. Assim, ele não perderá pontos caso erre ao tentar encaçapar alguma das bolas. Mas, se for encaçapada outra bola (que não é a bola da vez), então, ela deve retornar à mesa na posição original. Visto a questão das bolas, saiba que abaixo vamos trazer os nomes.

Antes disso, considere que a mesa de sinuca brasileira deve ter 50 centímetros na largura e o mesmo para comprimento, seguindo as regras da sinuca inglesa, chamada de snooker. No entanto, por lá, eles usam 15 bolas vermelhas, o que é diferente daqui.

Qual é o número da bola da vez

Já entendemos que a bola da vez é de menor valor que está na mesa, concorda? No entanto, para quem está vendo uma partida de sinuca brasileira pela primeira vez, considere que pode ficar algumas dúvidas quando se fala em bola número 1, bola número 2, etc.

Basicamente, o que é comum de acontecer, é que as bolas sejam enumeradas a partir das cores. Assim, a bola 1 será vermelha, a 2 será amarela, a 3 será verde, a 4 é a marrom, a 5 será azul, tem a 6 que é rosa e a última, a bola número 7, que é a preta. 

Como é o jogo de sinuca brasileira

A partida começa quando o jogador posiciona a bola no semicírculo desenhado ao lado esquerdo da mesa, chamado de meia-lua. Assim, o primeiro objetivo é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la. O mesmo jogador poderá tentar essa mesma jogada por três vezes.

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

Porém, se não conseguir, ele será punido perdendo sete pontos. E aí a vez é do adversário. Então, a segunda tacada é iniciada a partir disso e deve-se acertar a bola da vez, agora sem risco de penalidades. Se acertar, continuará fazendo tacadas. 

Uma curiosidade é que quando acerta a bola da vez, o jogador poderá ganhar uma bola bônus, que nada mais é do que acertar qualquer bola e em qualquer ordem. Se a bola bônus for encaçapada, ele ganhará pontos referentes a ela e mais uma tacada, obviamente. 

As faltas que podem acontecer na sinuca brasileira

Quando se comete uma falta, a pessoa passa a vez para o outro jogador. Até aqui todo mundo sabe, correto? No entanto, considere que essas faltas podem significar penalidades também, isto é, punições para os jogadores que as cometeram. Veja algumas delas.

Ao acertar uma bola que não seja a vermelha na abertura pode custar 7 pontos. Já jogar uma bola para fora da mesa também rende 7 pontos. O mesmo para quem encaçapa as bolas brancas ou acerta uma bola e encaçapa outra. 

Lembrando que a partida só termina quando um jogador encaçapa todas as bolas ou quando há diferenças de pontos se houver empate. Empate? Isso acontece se existe a diferença de 46 pontos e 3 bolas na mesa ou 27 pontos de diferença e 2 bolas na mesa, por exemplo. 

As estratégias da sinuca brasileira

Uma curiosidade que vale a pena mencionar aqui é que entre as principais estratégias da sinuca brasileira está a de pensar no taco. Ou melhor, no posicionamento do taco. Desse modo, essa simples postura pode dizer muito sobre o sucesso das tacadas.

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

Quanto melhor o desempenho com o taco, então, mais chances de se dar bem nessa competição que exige muita concentração. Aliás, isso é muito importante para os lances de execução, que acontecem quando a bola branca está colada ou encavalada.

O erro de baixar ou levantar demais o taco pode custar caro para a tacada. O que quer dizer que o jogador poderá perder pontos ou deixar de ganhar, dependendo do ponto de vista. Existem vários estudos atuais que falam sobre o jeito mais perfeito para realizar tacadas.

As principais tacadas da sinuca brasileira

Essa parte do texto também é para iniciantes em sinuca. Considere que existem vários nomes dados para as tacadas. Por exemplo, a tacada cheia é aquela que acerta em cheio o alvo, o que faz com que a bola branca fique parada ou se desloque pouco depois de acertar a bola-alvo.

Efeito é quando a direção da bola branca e das outras bolas tomam sentido diferentes do que parecia acontecer. Isso pode acontecer através do aprimoramento de tacadas, a partir do contato que induz uma rotação, por exemplo. 

Uma última expressão que vale a pena conhecer é “massé”. É um tipo de ataque feito no qual a bola descreve uma curva. É um tipo de tacada fantasia, que é para sortear bolas. Ou seja, pouco usado no esporte profissional, mas ainda assim bastante conhecida. 

O campeonato brasileiro de sinuca

Para quem gostou do assunto, uma forma de se inteirar ainda mais é assistir os jogos e as jogadas do campeonato brasileiro de sinuca. Existem várias categorias abertas anualmente e com campeões que se desenvolvem entre jogadas incríveis. Tem no gênero feminino também.

Aprenda curiosidades e regras da Sinuca Brasileira
Foto: (reprodução/internet)

Essas competições nacionais são organizadas pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca. Inclusive, é quem está por trás da seleção de jogadores para outros países, como em jogos pan-americano de Snooker, por exemplo. 

Além dos nacionais, considere que também existem os mundiais de sinuca, mas prevalecendo as regras britânicas ou inglesas. O campeonato mundial de snooker é o mais dos eventos, sendo que acontece desde 1927 e tem Joe Davis como principal nome desses tempos.

O campeonato mundial de snooker

A competição, que reúne na Europa, traz os melhores classificados no ranking mundial e mais alguns convidados. Para chegar até ele, uma ideia é vencer outros torneios do exterior, como World Open, China Open, Pot Black, Malta Cup e por aí vai. 

Quem foi Rui do Chapéu

Como citamos lá em cima esse nome vale a pena trazer aqui a lembrança. Rui do Chapéu é o José Rui de Mattos Amorim, nascido em Itabuna (BA) em 1940. Ele morreu em 2020, em São Paulo, aos 79 anos e é visto como melhor jogador de sinuca brasileira.

Largou a profissão de caminhoneiro em 1940 para se dedicar ao esporte. Passou a fazer apresentações no país todo. Na TV, ele desafiou os melhores do país e foi considerado o maior de todos. Está relacionado entre os 1 mil maiores esportistas do século 20.

ANÚNCIO