Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas

Atualmente, usar fones de ouvido é uma realidade em todo o mundo. Isso porque ele permite uma certa individualidade de quem está ouvindo. Já a caixa de som é muito mais popular e serve para transmitir sons, como músicas, para uma multidão de pessoas. 

ANÚNCIO
Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

Agora, você sabia que dá para usar um fone de ouvido e fazer dele uma caixa de som? Assim como dá para usar uma caixa de som direcionada até que se torne um tipo de fone de ouvido? É verdade e você vai entender isso abaixo.

O que é a caixa de som acústica

Uma caixa de som nada mais é do que uma caixa feita em torno de um alto-falante, que tem o intuito de melhorar a reprodução sonora. Ela também é chamada de caixa acústica ou pode ser uma caixa de som acústica também.

Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que quase sempre é feita de madeira ou de plástico e tem uma abertura para instalação dos altos falantes. Por sua vez, o alto falante nada mais é do que um aparelho que é destinado a transformar o sinal da audiofrequência em ondas acústicas.

Resumidamente, ele converte o sinal elétrico em ondas sonoras correspondentes. Assim, vale mencionar que o alto falante surgiu em 1925, com assinatura de Edward W. Kellogg e Chester W. Rice. Eles vieram após os fonógrafos de Thomas Edison, que reproduzia sons. 

O que é um fone de ouvido

Os fones de ouvido, que popularmente ganharam o apelido de headphones, são usados nas orelhas e servem para que se tenha uma audição mais privada do som. A ideia é minimizar a interferência de outros sons presentes no mesmo ambiente. 

Ou ele também pode ser útil pelo fato de ser portátil. A criação é da Sony, ainda que alguns estudiosos afirmam que eles foram inventados antes, só que sem a devida assinatura de patente. O fato é que hoje é um acessório musical muito comum e popular. 

Eles se dividem entre os headphones que são apoiados na cabeça e os earphones que são apoiados na orelha. Curiosamente, devido ao uso frequente de fones de ouvidos, muitos especialistas da saúde têm recomendado o máximo de 30 minutos de música com fones.

A caixa de som e a curva de resposta

Teoricamente, podemos dizer que uma caixa acústica é aquela que apresenta uma frequência plana. Logo, a energia acústica é absorvida pela superfície e no ambiente. Assim, em ambientes ideais, a resposta é influenciada pela audição e há frequências diferentes.

Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, ao posicionar uma caixa de som em um canto da sala terá um resultado diferente do que deixar ela no centro do ambiente. Para alguns estudiosos, que fizeram muitas pesquisas sobre o assunto, considere que essa energia sonora também tem outras influências.

Especialmente, a influência do torso, da cabeça, da flange e da concha da orelha. Ou seja, todo canal auditivo importa nessa hora e gera o que é chamado de curva de resposta bem na região dos tímpanos, que não é plano. Agora, entenda a relação com o com o fone.

O fone de ouvido e a curva de resposta

O segundo ponto é avaliar o fone de ouvido com a mesma perspectiva. O que muda é que ele fica acoplado bem mais próximo dos tímpanos. Assim, ele tem uma curva de resposta que é bem parecida com a de um filtro fisiológico. É fácil entender isso.

Basicamente, é como se a falta do torso, da cabeça e da borda fosse compensada pela proximidade do fone. Em resumo, estamos falando de uma parte teórica da HTRC, isto é, Curva de Resposta Alvo para Fones. Ou seja, é tema importante no campo acadêmico.

O tema é estudado por cientistas como o Dr. Sean Olive. Na tradução mais breve, ele diz que quanto mais próxima a curva de resposta do fone, então, maior a sensação de se estar ouvindo o mesmo nível de qualidade, com prazer.

Como um fone de ouvido vira caixa de som

Acima, a gente viu uma parte teórica que é interessante e foi importante para que fabricantes pudessem criar novas tecnologias acerca dos acessórios musicais. No entanto, o que se vê, na prática, é uma certa objetividade: aumentar e diminuir o volume do som. E somente isso.

Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, considere que um headfone, que é um fone de ouvido, pode se transformar em uma caixa de som. Como? Você até pode pensar em criar o próprio aparelho. Só que na verdade nem precisa disso, viu. Hoje, já existem esses tipos de equipamentos musicais. 

O mais conhecido é o fone de ouvido Basike. Ele é comercializado como sendo uma opção de som acústico que pode maximizar o volume do som e virar caixa de som. Isso devido a amplitude. Basta rotacionar os fones e os próprios protetores amortecem o ruído externo.

O fone de ouvido sem fio

Além dessa ideia de fazer um fone de ouvido virar caixa de som, uma ideia muito mais tecnológica e moderna é sobre conseguir usar fones de ouvido sem fio. Isso é bem interessante porque se torna mais cômodo para o dia a dia.

Ou seja, com isso, ninguém precisa mais se enroscar nos fios. Nesse caso, basta entender que estamos falando tanto dos headfones como dos earphones. Ambos possuem essa opção sem fio e com possibilidade de carregamento por pilhas ou USB.

A ideia é tão incrível que tornou possível a possibilidade de ouvir músicas de qualquer lugar e sem atrapalhar ninguém ou se atrapalhar. Por isso, o conceito de transformar um fone de ouvido em caixa de som acabou ficando de lado.

Como uma caixa de som vira um fone de ouvido

De modo curioso, considere que o inverso também acontece. Porém, isso ainda não é oferecido no mercado comercial. O que aconteceu é que o lançamento está próximo, mas ainda não é realidade no mundo todo. Vamos explicar.

Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

Trata-se da Noveto System, que usa ondas ultrassônicas para criar os famosos bolsões de som próximos as orelhas das pessoas. A empresa de Israel está por trás dessa ideia maluca que mais parece ficção cientifica. É uma caixa de som bem diferente!

Logo, é como ouvir música usando fones. Só que sem os fones. Acredita? A tecnologia foi patenteada como sound beaming.  Logo, o que sai da caixinha são ondas bastante agudas para audição humana e elas seguem algoritmos que detectam a posição dos ouvidos das pessoas.

Outra caixa de som que vira fone de ouvido

Ainda falando das caixas de som que viram fones de ouvido, saiba que existe outro modelo no mercado que tem essa função. Chamada de A Speaker, ela é uma caixa de som que promete não incomodar os outros quando uma pessoa está ouvindo som em um ambiente aberto.

Isso porque o som é todo direcionado para a pessoa através de frequências e angulações projetadas diretamente para o rosto do interessado. A caixa funciona como um fone de ouvido e tem acessibilidade para TVs e notebooks, permitindo ouvir filmes também. 

O aparelho emite sons mais altos, que são chamados de ultrassom. Eles ficam em ângulos estreitos e podem percorrer algumas distâncias até mesmo passando obstáculos. O que acontece é um processo de demodulação, que converte as frequências em som audível.

Como aumentar o som sem usar o fone

Para quem estava ouvindo uma música e aí recebeu um pedido de compartilhamento da música, considere que quase todos os dispositivos que emitem sons permitem isso. É o caso de celulares, notebooks e PCs, por exemplo.

Como fones de ouvido viram caixas de som acústicas
Foto: (reprodução/internet)

O que você precisa fazer é mudar a opção de “fone de ouvido” para “som externo”. Depois, ao desconectar o cabo do fone do aparelho, o som é emitido de forma mais alta. Mas, vale lembrar que isso tem uma qualidade menor em termos de frequência, ok?

O motivo é que os alto falantes, as caixas de som e os fones de ouvido foram criados para permitiram um som muito mais real e com ótima qualidade. Já os computadores e celulares possuem essa opção, mas não tão eficaz. 

Dicas para melhorar o som emitido

Para quem gostou dessa parte do texto, leve em conta que é possível ajudar configurações de streaming e equalizar a saída de som para quem tudo fique mais limpo, literalmente falando. Assim, alguns programas de música permitem os áudios Hi-Fi, que são melhores.

Outra dica, agora para quem usa as caixas de som, é sobre deixar elas em lugares mais altos. Isso porque as ondas sonoras bem posicionadas permitem melhor qualidade de entrega do som. Além do que elas serão melhor distribuídas no ambiente. 

É melhor usar fone de ouvido ou caixa de som

Para terminar o texto, aquela dúvida que todo mundo, inclusive, após as recomendações médicas para usar menos os fones de ouvido: qual é a melhor opção da atualidade? Considere que mais do que pensar no aparelho, o ideal é considerar o volume do som.

Uma música alta pode fazer mal para a saúde auricular, seja no fone ou na caixa. Mas, de fato, os fones de ouvidos são bem mais direcionados e, portanto, eles também podem causar mais problemas se usados com muita frequência. Vale se atentar a isso.

ANÚNCIO