Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela

Nem todo mundo sabe, mas a água oxigenada para limpar panelas, grelhas de churrasqueiras e fogões é uma ótima ideia. É aquele tipo de receita caseira que funciona mesmo. Além de ser um produto com características voltadas para a limpeza, ela pode ser combinada com outros elementos. 

ANÚNCIO
Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

Imagine só a potência de um composto que usa água oxigenada e amônia. Ou de outro que acrescenta o detergente. A gente vai ensinar você a fazer cada um desses compostos que podem ser úteis na hora de deixar as suas panelas super limpas, brilhando. Veja só!

O que é a água oxigenada

A água oxigenada é um composto de hidrogênio, em solução aquosa, sendo um líquido claro. Foi descrito por Louis Jacques Thénard e tem reação entre peróxido de bário e ácido nítrico. Na prática, tem um átomo de oxigênio a mais do que a água comum.

Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

É um composto que tem efeito antisséptico e desinfetante para uso local. É muito comum de ser usado em limpeza de feridas e machucados de pele. Isso porque tem substâncias que agem com a liberação de oxigênio na ferida, matando bactérias e microrganismos.

Isso também representa a força da água oxigenada para fins de limpeza de panelas. Ainda mais quando se considera aquelas panelas que possuem queimaduras que são difíceis de serem retiradas. Entenda agora sobre a amônia. 

ANÚNCIO

O que é a amônia

Essa parte do texto pode parecer sem sentido para você agora. No entanto, considere que é possível usar água oxigenada e amônia para aumentar o poder de limpeza de panelas, azulejos e muito mais. Então, o que é a amônia?

É um composto químico que é feito por átomos de nitrogênio e de hidrogênio. Assim, eles formam uma geometria de moléculas, que resulta em um produto que tem, por caraterística própria, a propriedade da limpeza. Inclusive, é usado para descolorir pelos. 

ANÚNCIO

O efeito dele é tão positivo na limpeza que vários produtos desse gênero possuem amônia em sua composição, já que se torna um facilitador da retirada de gordura. Agora, vamos entender essa composição que une amônia e água oxigenada. 

O composto de água oxigenada e amônia

Para facilitar a limpeza de panelas, sejam as mais gordurosas até mesmo as queimadas, a mistura de água oxigenada com amônia tem um ótimo efeito. Ela é indicada até mesmo para limpeza de sujeiras e manchas em pisos.

Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

Os ingredientes usados são apenas esses. Só que para quem quer criar um composto ainda mais eficaz, é possível adicionar detergente de qualquer marca, além da acetona, que também possui efeito desinfetante. Veja as indicações de quantidades.

Em um único recipiente, você pode adicionar 1 litro de água, 250 ml de detergente, 100 ml de acetona, 70 ml de água oxigenada e 100 ml de amônia. Depois, basta aplicar no lugar que vai usar e esfregar até que a sujeira ou a queimadura saia.

Criando um composto apenas de amônia e água oxigenada

Além de usar a água oxigenada para limpar panelas queimadas, você sabia que também pode fazer o uso do composto para a limpeza de fogões? É verdade e até mesmo naqueles casos de fogões que foram abandonados e estão bastante encardidos. 

Para quem só tem água oxigenada e amônia em casa, essa junção de apenas dois elementos também é útil. Porém, o foco deve ser apenas as panelas. Você só precisa adicionar 50 ml de amônia e 50 ml de água oxigenada de volume 40 em um saco plástico.

Aí você poderá deixar descansando por um tempo que vai de 8 horas até 24 horas. Então, é só pegar o produto e despejar em pequenas quantidades na panela antes de esfregar com uma bucha de pia. A receita é ótima. A dica é usar luvas para não ter contato direto com o produto. 

A água oxigenada para limpar queimadores e tampas de fogão

Agora que você já conhece a receita de limpeza de água oxigenada com amônia, você tem um grande segredo revelado também para limpar aqueles queimadores de fogão e as tampas deles, que sempre ficam cheias de gorduras. 

Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

Para quem usa a esponja de aço com o detergente e não vê efeito algum, a ideia desse composto vai ser um diferencial na vida porque permite uma limpeza mais eficaz e muito mais rápida também. Para isso, basta misturar, deixar reservado por algumas horas e usar!

Além dos queimadores e tampas de fogão, essa técnica ninja da limpeza também é uma ideia inteligente para limpar grelhas de churrasqueira, viu. O trabalho que você levava horas para fazer pode ser realizado em questão de minutos. 

Outros usos da água oxigenada na limpeza doméstica

E o assunto da água oxigenada da limpeza ainda não acabou, viu. Isso porque ela também é uma boa ideia para a limpeza superficial, além da limpeza pesada. Assim, o seu papel vai ser o de desinfetar eletrodomésticos, por exemplo. 

A lavagem deve ser feita de modo simples, com um pano apenas úmido com a água oxigenada. Lembrando que quanto maior for a concentração do produto, então, mais eficaz será a ação da limpeza. O volume 10 já é indicado para limpezas na cozinha. 

Uma boa ideia é usar borrifadores para diluir a água oxigenada mais potente com a água. Assim, será possível borrifar o composto diretamente nos produtos que serão limpos. Ah, o composto não pode ser armazenado após o uso, portanto, faça na medida que será usada. 

Como limpar queimado de panelas inox

A panela inox é um tipo diferente de panela justamente porque é feita de aço inox. Assim, elas são mais práticas para a cozinha, só que por serem menos comuns geram mais dúvidas nas pessoas. Inclusive, quando elas ficam queimadas. 

Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

Com o material sendo muito resistente a limpeza, vale a pena considera outra misturinha de limpeza de panelas. Acrescente o vinagre na mistura que você tem com a água oxigenada e a amônia. Isso porque ele é ácido e vai dar um efeito a mais no composto. 

Isso tudo vale como dica para limpezas externas das panelas. Para o caso da limpeza interna, especialmente em panelas antiaderentes, as dicas são outras, como vamos mencionar no próximo tópico, leia. O uso de amônia e água oxigenada poderia estragar a aderência delas…

Como limpar queimado de panelas antiaderentes

Outra dúvida que muita gente tem é sobre a limpeza de panelas antiaderentes. É comum que mesmo com essa caraterística, ela possa queimar por dentro. Aí fica o medo de perder a aderência dela, não é mesmo? Afinal, são panelas mais caras.

Para esse caso, não se recomenda o composto que citamos aqui. Ele serve para limpezas externas da panela, combinado? Para o caso das panelas antiaderentes, a limpeza interna pode acontecer com sal e água fervendo, o que acha na retirada dos alimentos grudados.

As contraindicações do uso de água oxigenada

Antes de terminar o texto, é importante que você considere que o uso da água oxigenada, assim como de amônia ou qualquer outro produto químico, exige cuidados. Por isso, vale a pena saber dessas seguintes dicas que vem abaixo.

Aprenda como usar água oxigenada para limpar queimadura de panela
Foto: (reprodução/internet)

Sempre que usar os produtos químicos não fique em contato com ele por mais do que 30 minutos. Após o uso, sempre faça o enxague com água corrente natural para que o produto não fique na pele das mãos ou de outras partes do corpo.

Além disso, evite ao máximo sair ao sol com esses produtos no corpo. O efeito pode ser o mesmo do limão, as queimaduras na pele. Além disso, fique de olho na possibilidade de reação alérgica, que muita gente pode ter com água oxigenada.

Como saber se você tem alergia a água oxigenada

Por serem produtos que possuem substâncias passíveis de irritações na pele, o que se recomenda antes desse primeiro contato com o produto é fazer o teste. Ou melhor, a prova de toque como o teste é chamado no dito popular.

Funciona assim: aplique ume pequenininha quantidade do produto no antebraço. Sendo apenas um pinguinho. Então, deixe agir na pele por pelo menos 1 hora e longe do sol. Em seguida, lave com água corrente e sabão neutro. Aguarde 24 horas.

Durante o próximo dia, se você notar qualquer coceira ou vermelhidão é porque, possivelmente, você é alérgico a água oxigenada. Nesse caso, vale a pena procurar ajuda médica para fazer outros testes ou até tomar remédios antialérgicos se for o caso.

Faça o bom uso da água oxigenada na limpeza

Mas, se nada acontecer nesse tempo, há uma boa indicação de que você não tem esse tipo de alergia. Ainda assim, para os primeiros usos, vale muito a pena usar quantidades menores para aumentar o tempo de teste alérgico.

Com a sua resposta, em caso de não ter alergia, você já pode começar a usar a água oxigenada para limpar panelas com queimaduras, fogões, queimadores gordurosos, grelhas de churrasqueira e até mesmo os azulejos da cozinha que precisam desse cuidado a mais.