IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas

IEL é a sigla para Instituto Euvaldo Lodi. Ele foi criado em 1969 e faz parte do Sistema Indústria, que é formado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), SENAI (Serviço Nacional das Indústrias) e SESI (Serviço Social da Indústria).

ANÚNCIO

Um dos programas mais atrativos do Instituto é o de estágio, que aproxima os estudantes universitários e de cursos técnicos do mercado de trabalho. Isso acontece através da parceria com empresas contratantes e que acolhem esses jovens talentos para o seu ambiente.

IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Para entender mais do IEL Estágio e saber como se candidatar as vagas, leia:

  • Entendendo o que é o IEL;
  • O Programa de Estágio IEL;
  • Como é o processo de seleção no Estágio IEL;
  • Como se cadastrar no Estágio IEL;
  • Como encontrar as vagas disponíveis no IEL.

Entendendo o que é o IEL

Antes de a gente focar no estágio do IEL, vamos dar um passo atrás para compreender, na prática, o que é o IEL e para que ele serve. O Instituto prepara as empresas brasileiras para um ambiente de alta competividade, ou seja, focando em performance a partir de colaboradores.

ANÚNCIO
IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, está presente em todo o território nacional, divulgando soluções para a gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. Ou seja, tem total ligação com estudantes em busca de oportunidades de trabalho.

Entre as raízes do Instituto, dá para considerar a interação com a indústria e os industriários. Além disso, contribui para o aumento da competividade e desenvolvimento sustentável dos envolvidos. Além de investir na gestão e educação empresarial.

Os principais programas do IEL

A cada nova situação que o mercado exige, o IEL cria novas soluções para ele. Além desse, existem programas como os de Atuação Internacional, de Educação Executiva e de Inova Global.

Além disso, já tinha o Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores, Inova Talentos, Lean Office IEL, Observatório Nacional da Indústria, Plataforma de Gestão e Conexão, Prêmio IEL de Estágio e o Programa IEL de Estágio.

Hoje, nesse conteúdo, não será possível explicar detalhadamente cada um dos programas e soluções. Mas, vamos focar no Programa de Estágio IEL, que possui um dos maiores servidores de cadastros de estudantes no país. Confira os detalhes!

O Programa de Estágio IEL

Segundo o próprio instituto, o IEL Estágio oferece apoio para organizações em todas as fases do programa de estágio através da assistência para a contratação, contratos e capacitação dos estagiários. 

IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Entre as condições e características, esse programa possui o fato de ter um Banco Nacional de Talentos, onde se somam perfis de todos os tipos. Outro detalhe é que possui Relatórios Periódicos para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

Como característica, o Estágio IEL ainda conta com: processo de seleção através da inteligência artificial, desenvolvimento de soluções para empresas e treinamentos online usando recursos interativos para todas as etapas do processo.

Como é o processo de seleção no Estágio IEL

Para os estudantes interessados, considere que independente da região do país onde o IEL atua, o processo de seleção de universitários vai seguir o mesmo padrão. Assim, a primeira etapa é uma triagem, seguida da entrevista, da gamificação e da dinâmica. 

Nesse caso, considere que as etapas podem acontecer tanto virtualmente como pessoalmente, o que vai depender de cada processo seletivo. E antes de finalizar, ainda vem as etapas finais, sendo: o teste psicológico e o hackathons. 

Um ponto que vale a pena conhecer é o fato de que algumas empresas ainda criam uma etapa a mais, que é a entrevista individual com os selecionados. Assim, mesmo passando pelos testes do IEL, pode ser que a empresa faça uma nova avaliação afim de testar o conhecimento do estudante.

Quem pode se candidatar aos estágios IEL

Um ponto curioso e importante aqui é considerar que existe uma cartilha do IEL que traz tudo sobre os programas de estágio que são oferecidos pela instituição em parceria com empresas. Inclusive, os requisitos para se candidatar as vagas disponíveis. 

IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Assim, confira alguns! É preciso ter matrícula e frequência nos cursos que admitem estágio. É preciso assinar o Termo de Compromisso com a empresa e a instituição de ensino. Além de ser necessário ter compatibilidade com as atividades desenvolvidas nesse estágio.

Por parte da empresa, considere que todas as pessoas jurídicas com direito privado ou órgãos de administração pública podem oferecer essas vagas. Mas, deve ofertar instalações, atividades de aprendizagem, disposição e outros requisitos para cumprir o seu papel no contrato.

Qual é a carga horária de trabalho do estagiário

O IEL diz ainda que a jornada de atividade em estágio deve respeitar o Termo, que diz sobre a carga horária. Logo, estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental no EJA devem cumprir, no máximo 4 horas de estágio, totalizando 20 horas na semana.

Quem é estudante do ensino superior, da educação do ensino médio ou médio regular pode cumprir até 6 horas diárias de trabalho, totalizando 30 horas na semana. E tem ainda o estágio relativo aos cursos que alternam teoria e prática, que podem somar 40 horas na semana. 

Fora isso, os estágios universitários não podem exceder os dois anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. A bolsa de estágio pode variar e o auxílio-transporte não é obrigatório, nem o pagamento da previdência social. 

Como se cadastrar no Estágio IEL

Para quem é empresa ou quem é estudante, o caminho é o mesmo: acessar o site do IEL. E aqui vem uma grande curiosidade: apesar de ser ligado ao Sistema Indústria, que é nacional, cada estado tem o seu próprio canal de interação com empresas-estudantes. 

IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Só para citar alguns exemplos, considere que tem o canal do IEL Acre, do Rio Grande do Sul, do IEL da Bahia, entre outros. As páginas serão diferentes, mas seguem a mesma dinâmica, considerando a plataforma de cadastro para cada público.

Por exemplo, na área de vagas e cadastros, o interessado poderá encontrar as categorias de estágio, profissionais, jovem aprendiz, empresas e instituições de ensino. Então, basta acessar aquela que é de seu interesse para prosseguir.

Cadastrando o currículo de estudante

No caso de estudantes, após acessar a página de estágio, vem a parte do cadastro. Nesse caso é preciso inserir CPF e senha. Quem não tem a senha é porque esqueceu (aí basta ir na opção de esqueci a senha) ou é porque nunca fez o cadastro (nesse caso é preciso fazer para seguir).

O cadastro na página do IEL envolve um questionário com informações pessoais. Sendo assim, a pessoa tem que incluir: nome completo, endereço de e-mail, número do CPF, a data de nascimento, a identidade, o telefone para contato, as páginas das redes sociais, etc.

Depois, ainda vem os dados de endereço e os complementares, que envolvem perguntas como: tem veículo próprio, tem habilitação, é portador de deficiências, entre outras. É assim que se cria o cadastro para poder se candidatar as vagas de estágio depois.

Como encontrar as vagas disponíveis no IEL

O processo é bem parecido com o de cadastro de currículo. Nesse caso, existe uma página em cada IEL de cada estado onde tem “vagas”. A partir disso, no campo de “procuro emprego”, a pessoa poderá buscar as vagas abertas para estágios.

IEL Estágio – Saiba como se candidatar às vagas
Foto: (reprodução/internet)

Na maioria dos casos, é possível usar filtros, como para grupos de áreas especificas, nível de aprendizagem, estado, entre outros detalhes. Esse tipo de filtragem é bacana para quem quer encontrar aquela vaga de estágio ideal.

Além dos sites do IEL, algumas outras plataformas de emprego também divulga as vagas abertas, como Vagas.com e LinkedIn. Vamos falar um pouco mais disso nos próximos tópicos, por isso, continue lendo. 

O número de cadastrados por vaga de estágio

O número de currículos cadastrados por cada área do ensino altera conforme o IEL de cada estado. Mas, podemos mencionar aqui o exemplo do IEL do Acre. Por lá, atualmente, são mais de 1 mil na área de administração e outros 930 do curso de direito.

Na soma, ainda vem 790 de ensino médio. Sendo que há currículos cadastrados em diversas áreas, como serviço social, pedagogia, psicologia, enfermagem, letras, engenharia civil, engenharia elétrica, fisioterapia, educação física, entre outros cursos de graduação. 

Desse modo, independente do curso que você está fazendo agora, uma boa ideia é deixar o currículo cadastrado no IEL para quando as oportunidades surgirem. Afinal, as empresas abrem oportunidades o ano todo e uma delas pode ser a sua. 

Outras plataformas para procurar vagas de estágio

Além do IEL, que tem um ótimo reconhecimento por parte dos brasileiros, considere que também existem outras plataformas que permite essa busca por vagas de estágios. Entre elas, a Nube (Núcleo de Estagiários Aprendizes) e o CIEE (Centro de Integração Escola-Estudante).

Outras opções que também podem valer a pena são: Companhia de Estágios, Universia e Estagiarios.com. Depois, ainda vem os sites de empregos que possuem categorias como de “estágio” e “jovem aprendiz”, tal qual é o caso do InfoJobs e Catho. No entanto, algumas exigem pagamentos e assinaturas.

ANÚNCIO