Saiba quais as tecnologias do Batman são reais

O Batman é um dos personagens de quadrinhos que mais fazem sucesso nos dias atuais. Ele é da DC Comics e é visto como um herói que tem uma história de vida muito real, o que acaba aproximando as pessoas dele. Mas, será que as tecnologias que ele usa são reais mesmo?

ANÚNCIO

A ideia desse conteúdo é citar as armaduras, os trajes, os estudos, os carros e tudo mais que o Batman tem e que pode existir na vida real ou não. Essa seleção foi feita a partir de comentários de cientistas, de pesquisas e até mesmo de uma previsão para o futuro.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Por que o Batman

A gente quer começar esse texto dizendo que há um bom motivo para termos escolhido o Batman como personagem para esse texto: de todos, ele é um dos mais humanos, sendo que não tem superpoderes que vem de mundos distantes, por exemplo.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Com certeza, se você está lendo esse conteúdo sabe bem como tudo começou. Bruce é um herdeiro que tem sede de vingança. Assim, o menino de Gotham City se tornou um herói com as próprias mãos e criando as próprias tecnologias. Só queremos saber se elas são reais. 

É claro que cada episódio da história dele conta sobre um tipo de ensinamento. Isso vai da inteligência até a força física ou mesmo os caminhos ninjas para lutar. Por outro lado, ter super tecnologias ajuda. Então, vamos logo falar delas, e prepare-se para se supreender. 

O traje do Batman

Os cientistas diem que o traje do Batman não faz muito sentido. Bom, primeiros temos que considerar que ele passou por diversas adaptações ao longo do tempo, certo? A que conhecemos hoje é bem mais tecnológica e cheia de proteções e artimanhas. 

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, segue um mesmo padrão, que é mesmo desde a década de 1990: peças escuras, máscara de morcego e uma capa longa. Ah, não dá para considerar aqueles primeiros Batmans que existiram na TV, que eram bem rústicos e bem mais coloridos, também. 

Sobre o fato de o traje não ser tão bom assim, calma. A gente vai mencionar, abaixo, em cada tópico o que esses cientistas críticos dizem sobre cada uma das peças. Mas, mesmo assim, temos certeza que o Homem Morcego continuará sendo muito amado no mundo todo.

A capa do Batman

É um dos itens mais marcantes em todo o traje. Afinal, é isso que permite ele ser um super-herói que voa ou pelo menos que consegue aterrissar de modo seguro. No entanto, a crítica está no fato de que a capa do Batman só serve para fins estéticos. Como assim?

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, considere que ela é feita com tecidos que às vezes parecem ser à prova de bala, como se fosse um escudo. E de vez em quando surge como um tipo de paraquedas. Porém, estudiosos de Leicester dizem que planar com uma capa não é seguro.

Eles até fizeram um estudo para provar que seria preciso ter toda uma estrutura para que a capa funcionasse mesmo com um paraquedas, o que não acontece. E sobre ela servir como um escudo, saiba que não daria para ser de um tecido tão fino e leve, né. 

O capuz do Batman

Vamos à tentativa número 2: o capuz do Batman. Será que esse acessório que dá um visual bacana ao herói tem a sua parcela de utilidade? Na verdade, a crítica começa pelos próprios fãs, que dizem que a peça é sólida, cobre os ombros, porém, nada além disso.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

A ideia é que esse capuz pudesse ter algum diferencial que aumentasse o poder do herói. Aí vem os críticos, que dizem que esse tipo de capuz, que vai da cabeça aos ombros só dificulta a ação do personagem porque mobiliza demais o pescoço. Ou seja, nada flexível, nada útil.

É claro que se a gente pensar na ficção, isso não vai importar muito. Só que o foco aqui é trazer o tema para a realidade. Então, mais um ponto negativado para as tecnologias do Batman. O próprio Michael Keaton, que já fez o Batman, criticou esse capuz.

O cinto do Batman

Hoje em dia, o cinto do Batman é muito mais modesto. Ainda que seja muito mais moderno também. Se a gente considerar a primeira aparição dele, lá em 1939, vamos dar boas gargalhadas devido ao formato e as cores. Mas, as funções já eram boas.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que o conteúdo do cinto do Batman muda junto com a evolução do herói Morcego. Assim, o que é comum é a facilidade em tirar e colocar objetos dali. Tudo vai depender do caso em que ele está trabalhando, isto é, das suas lutas noturnas. 

Entre as ferramentas que ele carrega no cinto, já vimos: lâminas de arremesso, garras, máscara de gás, rastreadores e até mesmo explosivos. Até hoje ninguém apareceu para falar que isso não é possível. E até surgiu na internet um cara que criou um cinto parecido com o do Batman.

O sonar do Batman

Aqui a gente pode trazer o assunto para a realidade de um jeito bastante interessante. Em 2016, muitos jornais online lançaram a matéria que falava sobre “cientistas criam tecnologia que imita sonar de Batman”. E isso sim é algo surpreendente.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Portanto, agora sim temos um ponto muito positivo para o nosso querido Homem Morcego. Ou seja, podemos dizer que as tecnologias por ele inventado está surtindo efeito na vida real. Olha só, quem diria, que emoção! É o Batman lutando em prol do planeta.

Os responsáveis pela tecnologia (copiada do Batman) vem da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Os cientistas criaram um algoritmo usando fonte sonora e mais 4 microfones para mapear o formato de uma sala através das ondas de som. 

O bumerangue do Batman

Ele é visual, costuma ser muito bonito, além de afiado. O objetivo todo mundo conhece: acertar inimigos, o que pode trazer consequências muito graves, muito mais do que pequenos arranhões. E aqui temos, de novo, um ponto positivo para o Batman.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, além de criador de tecnologias, dá para dizer que ele também sabe usar a história a seu favor. Isso porque o bumerangue existe há muito tempo, sendo que até a palavra é antiga, tendo uma origem na língua aborígene, um povo de Sidney, na Austrália. 

Assim, conforme pinturas encontradas, esse artefato que pode ser mortal existe há mais de 30 mil anos. E hoje quem é famoso por tê-lo em seu acervo é o nosso Homem-Morcego. Resumidamente, está aqui mais um item que existe mesmo na vida real, e há longa data.

O gancho do Batman

Talvez nem todo mundo vá se lembrar do gancho do Batman, mas vamos relembrar. É aquele item que tem uma ponta bem firme e é preso a um tipo de elástico, também rígido e forte. Assim, o nosso herói pode usar para escalar lugares mais altos, como paredes e prédios.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

Ninguém sabe muito bem quando esse item surgiu no acervo de armas do Batman. Há quem acredite que tenha sido no filme de Tim Burton, em 1989. Porém, possivelmente, ele veio antes disso. Isso porque há aparições dele nos quadrinhos, em histórias menos comuns.

O fato é que o filme ajudou a imortalizar esse acessório. Antes disso, vale lembrar que o Batman usava um gancho mais rústico, que era um tipo de arpão. Com o surgimento do gancho, ele se modernizou, do jeito que a gente gosta. 

O carro do Batman

Para terminar o texto vem o que mais se espera aqui em termos de tecnologia do Batman, o BatMóvel, isto é, o carro do Batman. Para quem gosta de filmes, é possível notar que ele aparece de vários jeitos, desde um conversível até mesmo um tanque de guerra.

Saiba quais as tecnologias do Batman são reais
Foto: (reprodução/internet)

O que importa é que dá para considerar o padrão de câmbio automático e realiza várias tarefas incríveis, como dirigir sozinho. Nos novos filmes, ele ainda vem com várias ferramentas, especialmente, armas de fogos. Tem ainda o modo para andar na rua ou para combates.

Outro detalhe vem das rodas: tem bloqueio com relação ao eixo central. Assim, ele pode fazer movimentos laterais. Bom, sem dizer que pode ser controlado de modo remoto, à distância. Na vida real, isso existe e todo mundo sabe disso: já estão em fase de testes. 

O super-herói mais tecnológico

Para terminar o texto de uma vez por todas, a gente vai deixar aqui uma reflexão: qual é o super-herói mais tecnológico que existe? Essa pergunta não é nada fácil de ser respondida, é verdade. Porém, se o Batman não é o maior de todos, ele com certeza está na lista dos tops! Assim como o Homem de Ferro, rico e com uma mente brilhante. 

Além dele, precisamos mencionar aqui outros ícones da tecnologia, seja da DC ou da Marvel. É o caso de O Senhor das Estrelas, que tem a tecnologia alienígena como aliada. Outro é o Homem Formiga, que tem o Traje Pym. Jocasta é outro nome, que tem o corpo cibernético. Visão e Ciborgue são verdadeiras máquinas. 

ANÚNCIO