Essas são as verdadeiras regras do UNO

O UNO é um jogo de cartas moderno que ganhou o coração de muita gente. Entre crianças e adultos, faz o maior sucesso em toda parte do mundo. Atualmente, é a Mattel quem assina como editora e no Brasil é a Copag que faz a distribuição das cartas em forma de baralho.

ANÚNCIO

O jogo UNO é indicado para quem tem mais do que 7 anos e pode ser jogado a partir de 2 pessoas e até 10 participantes. Ele existe desde a década de 1970. Ao todo são 108 cartas, de um baralho próprio e considerado de nível fácil porque é autoexplicativo. No entanto, as regras podem gerar dúvidas.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

As verdadeiras regras do UNO

E assim a gente entra na questão das verdadeiras regras do UNO. Isso porque como é um jogo intuitivo e que tem ações descritas nas cartas, muita gente acabou criando ou adaptando as regras de um modo que fosse mais simples ou mais prático.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Então, quando várias pessoas decidem jogar juntos, aí vem o problema porque cada uma delas tem uma regra própria para jogar UNO. Pensando nisso, criamos esse conteúdo que traz as regras verdadeiras, com base no fabricante, para o jogo do UNO. Quer conhecer?

A se começar pelo fato de que o jogo é recomendado para quem tem mais de 10 anos (e não 7 anos como é aqui no Brasil). Outro ponto é que as cartas são divididas em 4 cores (verde, amarelo, azul e vermelho), além de variar de 0 a 9. E tem as cartas extras, de ações!

O embaralho para iniciar o jogo UNO

Para começar o jogo do UNO, considere que são distribuídas 7 cartas para cada jogador. Então, a carta que ficou por cima do baralho é virada para cima, sendo considerada a primeira carta daquele jogo. Mas, e quando a carta virada é uma carta especial (carta extra)? Vamos avaliar os fatos.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, ela é considerada como se o jogador que deu as cartas tivesse jogado as mesmas. Então, se for a carta que é um coringa, o jogador que fez a virada dele poderá escolher uma cor para começar. Já se for uma carta para comprar 4 outras cartas, ela é devolvida ao baralho.

Isso porque o objetivo é que o jogo comece de uma forma mais justa para todos os participantes. Após uma pessoa ter dado as cartas e virado a última, aí a pessoa que está do lado esquerdo (sentido horário) começa o jogo. 

O começo do jogo UNO

Para cada nova oportunidade de jogadas, considere que o jogador que tem a vez poderá jogar uma carta da sua mão. Deve ser igual a cor ou ao número da carta que foi jogada anteriormente. Também pode acontecer de ser uma carta idêntica, com cor e símbolo iguais.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Para quando a pessoa não tiver essa carta, ela também pode usar outra estratégia: a de jogar uma carta coringa (carta especial ou carta extra). Mas, caso não tenha uma carta com a mesma cor e nem mesmo o número e nem mesmo coringa, aí ela tem que comprar do monte.

Aqui entra uma das maiores confusões das regras do UNO: a pessoa só pode comprar uma única carta ou várias até que se chega a uma carta que dê certo para ser jogada? A regra oficial diz que ela precisa comprar várias até ter a carta certa ou ideal.

Quando o monte acaba. O que acontece? 

Outro problema que pode acontecer durante a partida de UNO é quando o monte acaba antes do término do jogo, que é quando alguém fica sem cartas na mão. Bom, nesse caso, o que será que a regra oficial do UNO diz, hein?

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Na verdade, diz que todas as cartas que já foram jogadas na mesa devem ser embaralhadas para se formar um novo monte. Assim, o jogo pode prosseguir normalmente, com os jogadores comprando e fazendo suas jogadas estratégicas.

A confusão pode acontecer porque muita gente pensa que quando as cartas do monte acabam, então, basta finalizar o jogo. Nesse caso, venceria quem tivesse menos cartas na mão. Mas ao menos na regra oficial da Copag, não é assim que deve acontecer, ok?

O que representam as cartas especiais

São várias as cartas extras ou especiais. A carta de pular, que tem um círculo com uma linha diagonal passando pelo centro, como se fosse um proibido, indica que o próximo jogador, da sequência, deverá ser pulado. Ou seja, ele perde a vez de jogar. 

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Já o reverter, que é duas setas curvas, uma em cima da outra, indica que a ordem do jogo é invertida. Se estava no sentido horário, agora é no sentido anti-horário. Tem a carta de comprar duas, que indica que o próximo jogador tem que comprar duas cartas. Agora vem a curiosidade: esse jogador que comprou duas cartas também perde a vez de jogar, o que é um duplo prejuízo. 

O coringa, que tem uma elipse dividida em 4 partes iguais, permite que o jogador escolha a cor para prosseguir o jogo. Ele pode usar ela em qualquer momento. Já o coringa comprar quatro tem o mesmo sentido, só que o jogador próximo ainda tem que comprar mais 4 cartas do monte. 

As penalizações do UNO

Aqui entra mais uma das curiosidades sobre as regras do UNO. Sabia que dependendo do que acontecer no jogo, as pessoas pagam penalizações? Veja esses exemplos para entender melhor. A primeira penalização é quando alguém joga a carta errada sem querer ou de forma proposital.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, a pessoa tem que pegar a carta de volta, além disso, ainda compra mais duas cartas do monte. E tem a regra sobre o coringa comprar quatro. Nesse caso, quem pegou as 4 cartas do monte deve conferir na mão do jogador se ele não poderia ter jogado outras.

Isso porque essa carta de coringa, que é a mais especial, só pode ser lançada quando a pessoa já não tem mais opção de escolha. É diferente do coringa comum, que pode ser jogado a qualquer instante. Então, a punição é que o jogador que errou pegue 4 cartas do monte. 

O fim do jogo UNO

A próxima pergunta é: quando o jogo termina? O jogo termina quando um jogador fica sem nenhuma carta na mão. Assim, o segredo, que pouca gente sabe é: é preciso fazer uma contagem de pontos para saber quem venceu no fim das contas.

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Vamos lá: quando fica sem cartas na mão, o jogador que venceu conta as cartas das mãos dos outros jogadores. Abaixo, vamos falar dos números que valem cada uma das cartas. E assim conforme as jogadas vão se somando os pontos.

Quando o jogo terminar de vez, na hora de parar com a brincadeira, basta ver quem tem mais pontos somados. Esse será o vencedor. O mais comum é que as pessoas brinquem apenas de ganhar rodadas, mas sem somar pontos, somando apenas 1 ponto por vitória.

Quanto valem os pontos no UNO

Nessa opção de rodadas que somam pontos, considere que as contagens são feitas nas mãos de todos os outros jogadores do UNO. Logo, as cartas que sobraram nas mãos dos jogadores devem ser somadas conforme regras. Qual é a regra? Vamos lá!

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

As cartas de zero a 9 tem o valor conforme a sua face. Ou seja, o zero vale zero, o dois vale dois, o oito vale oito e assim por diante. Depois, vem as cartas coringas, vamos lá: a comprar duas, a reverter e a pular valem 20 pontos cada uma.

Por fim, tem o próprio coringa e o coringa compra quatro, cada uma delas vale 50 pontos. Ou seja, são as que valem mais pontos. Por isso, nem sempre vale a pena fica segurando elas para o fim. Entendeu? Tudo depende da estratégia.

Pode vencer com o coringa na última jogada?

Aqui entra mais um ponto super interessante sobre o fim do jogo UNO. A regra diz que só se pode vencer com uma carta comum e não com uma carta especial, como de coringas. E se a pessoa só tiver uma carta especial, o que acontece?

Essas são as verdadeiras regras do UNO
Foto: (reprodução/internet)

Ela até pode jogar essa carta na última mão, porém, logo em seguida deve comprar uma nova carta do monte. Assim, terá ao menos mais uma rodada até que o jogo termine. Na maioria das vezes, as pessoas jogam como se fosse possível vencer com todas as cartas.

A carta personalizável do UNO

Para terminar o conteúdo, vem a maior curiosidade de todas e possivelmente pouca gente saiba: recentemente, o UNO começou a lançar, junto com o seu baralho, uma carta branca. Ela é chamada de carta personalizável. Assim, permite algumas ideias brilhantes para o jogo.

Ela pode ser usada, por exemplo, para substituir alguma carta perdida. Nesse caso, seria como uma carta reserva. No entanto, os jogadores podem usá-la para criar as próprias regras também, como um novo coringa, com novas funções, etc. Mas, nada disso está na regra oficial do UNO, hein. 

ANÚNCIO