Atualmente, o Superman é uma representação do passado e do futuro dos quadrinhos porque é um herói que tem poderes incríveis. Talvez, ele seja o mais poderoso dos super heróis que conhecemos. Ele foi criado em 1931 por Jerry Siegel e Joe Shuster.
Agora, o que talvez você não saiba que no começo ele era visto como alguém “normal”, que tinha apenas dois super poderes para usar. Com o tempo, ele aumentou sua gama de ataques e chegou a ter alguns bastante bizarros, como vamos apresentar abaixo.
O começo do Superman
Só que antes de falar dos poderes bizarros do Superman, vamos considerar um pouco da história dele e dos poderes que já em alguma vez na vida – ou melhor, nos quadrinhos.
Os dois primeiros super poderes que ele tinha, desde o início, era a super força e a super velocidade. Isso parece básico demais para um herói tão completo. Só que era suficiente para aquela época. Até mesmo porque isso já era considerado algo super humano, né.
Com o tempo, já no que ficou chamado de Era de Prata do Superman, ele ganhou a capacidade de voar, a super velocidade foi aumentada ainda mais (ficou mais rápido do que a luz) e também conseguiu a visão raio-x, a invulnerabilidade e a super audição.
Os poderes exagerados do Superman
E se você achou que até aqui esse combo de poderes estava exagerado demais, saiba que ainda haviam mais deles. Durante a Crise nas Infinitas Terras, por exemplo, ele ganhou a super inteligência e o super sopro (que podia ser gelado, por exemplo).
Outra coisa é que ele passou a não precisar mais respirar no espaço sideral e nem debaixo da água. Depois de notar o exagero, o que os criadores fizeram foi “diminuir” os super poderes do Superman, ou do Homem de Aço, se preferir.
Assim, logo após a Crise nas Infinitas Terras, a DC Comics reduziu para os poderes mais antigos, como a super força e a capacidade de voar. E o efeito vai-e-vem aconteceu, já que na década de 1980 e 1990, os poderes exagerados reapareceram, de novo.
Os inimigos mais poderosos do Superman
Essa volta dos super poderes super exagerados deve-se ao fato de que foi nesses anos que os inimigos mais fortes e poderosos do Superman apareceram nos quadrinhos. E também foi nessa época que eles criaram os super poderosos mais bizarros, que veremos abaixo.
E só para constar, foi nessa época por exemplo que ele criou o que ficou chamado de Explosão Solar, que é quando ele libertava toda a energia solar acumulada nas células através de uma grande explosão. O poder podia destruir o planeta inteiro, obviamente.
Entre os inimigos mais poderosos, podemos citar o Lex Luthor, o Brainiac, o Lobo, o Bizarro e o Apocalipse. Inclusive, esse último, chamado de Doomsday foi o único ser vivo capaz de matar o Superman. E vamos ao ponto: abaixo temos 7 poderes mais estranhos do Superman.
7 – Super Tradução
Por algum motivo que ninguém sabe explicar muito bem, o Superman encontra facilidade em entender todo idioma que ele lida. No Universo dos Quadrinhos, isso pode ser muito irado. Porém, fica um nó sem ponta, sabe?
Para quem está no ensino fundamental ou estudando língua, a questão está muito mais resolvida sim. De qualquer modo, você não vai ver o Clark Kent gaguejando na hora de entender um dialeto, um idioma, uma linguagem. É um super poder e tanto, não acha?
6 – Super Veterinário
Esse talvez seja o mais tosco de todos e até poderia estar lá no número 1 da lista. Mas, deixamos aqui no comecinho para você ver o quanto pode ser bizarro um poder apresentado ao Superman. É o tipo de coisa que não faz sentido algum.
Em uma história aleatória, o Superman aparece dizendo que vai usar a sua visão de calor para castrar um cachorro. Obviamente, o poder é o da visão de calor. Agora, esse poder de veterinário que ele tinha ninguém conhecia, né.
Sem contar que é uma crueldade que não fica muito bem explicada na HQ, mostrando até mesmo um exercício ilegal da profissão de herói que ele tem.
5 - Super Ventriloquismo
Se você não sabe o que é ventriloquismo, esse é o momento certo para descobrir. Estamos falando de um poder que permite ao Superman projetar a voz através do corpo de outra pessoa. É algo surreal? Mas, existe – ao menos, na história do herói.
E se você não sabia disso, considere que havia até mesmo outro personagem que tinha esse poder, que era o Krypto, um cão do Superman, que podia se comunicar através da fala de outras pessoas.
E sobre a alteração da voz, saiba que esse também acaba sendo um disfarce para Clark Kent, já que ele consegue alterar as cordas vocais.
4 - Super beijo
Esse super poder talvez não seja tão absurdo assim e muita gente ia querer ter, viu. O que acontece é que quando o Superman beija alguém, isso pode fazer com que a outra pessoa esqueça a identidade secreta dele.
Esse tipo de poder era usado quando a pessoa sabia da identidade dele. Para quem quiser saber, essa história é contada no Superman 2 – A Aventura Continua. E o beijo é em Lois, que descobre a identidade secreta dele.
Ah, e já que falamos sobre beijo, saiba que o Superman se casou com a repórter Lois Lane. Porém, na adolescência, ele se apaixonou pela colega de escola, a Lana Lang, que foi a primeira a descobrir os super poderes dele. E ele também teve um lance com a Moça de Saturno.
3 - Super mini-supermans
Achou confuso? Mas, vamos explicar para você entender melhor. Saiba que quando as HQs do Superman fizeram mais fama, surgiu esse novo super poder.
Ou seja, o Superman era capaz de disparar vários mini-supermans a partir da sua própria mão. A utilidade poderia ser de distrair os vilões, por exemplo.
Além disso, há uma curiosidade. No episódio “Resgate” do Superman: A Série Animada, o Homem de Aço cria um clone para salvar a Lois Lane e um garimpeiro. Você viu isso? Ou seja, além dos mini-supermans, talvez ele também tivesse o super clone como poder, certo?
2 - Super Jardinagem
Como assim, super jardinagem? Considere que não se sabe até hoje o motivo disso, mas os criadores das HQs destacaram esse super poder em alguma revistinha por aí.
Assim, tudo o que o Superman fazia era user poderes de velocidade para plantar vegetais e flores de forma rápida. Coisas que nem mesmo a tecnologia foi capaz de conseguir – ao menos, hoje em dia a velocidade não é tão rápida quanto à do Superman.
1 - Super Matemática
Qual é a ideia aqui? Sensibilizar os jovens para o estudo da matemática, que é vista como uma área importante para todos. Foi por conta dessa importância na educação e para deixar para trás o mito de que “matemática é chata” que nasceu esse super poder.
E vamos combinar uma coisa: você nem sabia que exista esse poder na listagem dos ataques do Superman, certo? Mas, o fato é que esse super poder funciona apenas quando o assunto é a multiplicação. E quem é fã das HQs já deve ter visto alguns números relacionados ao herói.
O que é o Superman Prime
Talvez você não saiba, mas o Superman Prime é uma versão ainda mais poderosa do Superman. Ele é visto como um herói invencível porque os seus poderes não têm limite. Portanto, é algo até mesmo ridículo a se pensar, passando desses 7 super poderes bizarros.
De todo modo, a lista de poderes do Superman Prime inclui a absorção de energia solar, a visão de raio-x, o voo, a invulnerabilidade, a super força, a super velocidade, a super resistência e, como não poderia deixar de ser, a imortalidade.
E o surgimento dele aconteceu durante um ataque do Solaris (Sol Vivo) que descobriu o esconderijo do Superman. O herói é um Clark Kent diferente, com pele e cabelos dourados devido as centenas de anos que absorveu a radiação do sol.
A história da Kryptonita
Agora, apesar desses poderes bizarros e tudo mais, qual é a verdadeira história sobre a Kryptonita do Superman? A verdade é uma só: ela realmente é a maior fraqueza dele. Ela é simbolizada por fragmentos radioativos do planeta original do Superman.
O mineral de origem Kal-El afeta as memórias do lar destruído do herói, além da infância perdida. Assim, mostra que por trás de um ser invencível há um homem fragilizado. E mesmo quando ele assume a sua identidade de herói, ele continua a sofrer com o passado.
Mas, há outros pontos fracos!
Porém, como o Superman é alimentado pela radiação do Sol Amarelo, isso também se torna ofensivo para ele.
Assim, quando está perante ao Sol Vermelho, como o que tem em Krypton, ele fica sem os seus poderes. E ele também é vulnerável a magias de demônios, vampiros e lobisomens. Além da interação psicocinética e do chumbo.