Nem sempre, as pessoas que estão em volta de quem têm depressão estão preparadas para serem sensíveis com elas. E algumas atitudes podem desvalorizar a pessoa doente e aumentar a força da depressão. Na maioria das vezes, frases ditas sem querer causam problemas enormes.
A gente optou por fazer uma lista que segue uma ordem de prioridade. Mas, como assim, prioridades? As frases que estão mais abaixo do texto são aquelas que JAMAIS devem ser ditas. Já as primeiras também devem ser evitadas, porém, podem não ser as piores frases.
![O que nunca dizer a uma pessoa com depressão [8 frases para serem evitadas]](https://igec.com.br/wp-content/uploads/2021/05/b180b93d6a32599eb845012666d0eefb_oito-coisas-que-vc-nunca-deve-dizer-alguem-com-depressao_02.jpg)
As frases que devem ser evitadas ou jamais ditas
Só para considerar uma pequena introdução aqui, saiba que muito além de evitar frases negativas e usar as positivas, o ideal é que você e outras pessoas que estejam ao redor de quem está com depressão considere o apoio, a amizade, o tempo, o cuidado, o carinho.
Dessa forma, o equilíbrio emocional pode ser reestabelecido e você pode ter papel importante nisso. Comece por evitar essas frases abaixo. Vamos lá.
8 - Todo mundo tem problemas
De fato, todo mundo tem problemas. Mas, naquele momento, em qualquer uma das fases da depressão, a pessoa doente não quer saber do problema do outro e nem do tamanho desse problema. Ao contrário, ela está em uma busca interior por soluções.
Aqui vale ainda fazer uma referência com outra frase que é comum de ser dita e que também não é nada legal: “eu sei o que você está sentindo”. Isso pode soar como algo que vai rebaixar o sentimento da pessoa doente. Evite ao máximo. Até porque você não sabe o que ela tá sentindo, né.
7 - Você está muito sensível
É óbvio e claro que uma pessoa é mais sensível do que a outra. No entanto, você tem que entender que a depressão não é uma característica de personalidade isolada, como muita gente acha que é. Ela pode influenciar nisso, mas não é o único ponto.
Outra frase que não é nada boa, mas comum, é: “você só tem que sair mais de casa”. Considere que sair de casa nem sempre será a solução para o problema. E dependendo do nível da depressão, a interação é impossível. O ideal é você sair junto com a pessoa. Tome a iniciativa.
6 - Isso é exagero
Com certeza, essa é uma das piores coisas para falar para alguém que sofre com qualquer transtorno mental ou psicológico. Até mesmo porque não há ninguém no mundo que possa saber o quanto as situações de cada pessoa foram perturbadoras, não é mesmo?
Acredite: deixa-la pressionada só vai piorar a situação. Sem contar que seria injusto com ela, mesmo que você conheça a história. Afinal, cada uma sensibilidade à dor e ao amor.
5 - Você precisa ter fé
Entramos no top 5 de um jeito clássico. Para muita gente, quem tem depressão é porque não tem fé. No entanto, com todo respeito a todas as religiões do mundo, saiba que não há uma relação direta entre os assuntos.
Sendo assim, falar que a pessoa precisa ter fé pode aumentar a ideia de culpa pela ausência de Deus. Isso é constrangedor para o paciente e um erro drástico. Mais do que inserir Deus na vida da pessoa, o ideal seria respeitar o espaço dela, que tem o direito da escolha.
4 - Você precisa ser mais feliz
Essa até poderia ser a frase número 1 desse texto, tamanho a importância dela. A felicidade é sim uma forma de a pessoa evitar a depressão e ter uma melhor qualidade de vida. No entanto, quem já sofre com a depressão está com uma sensação de vazio, triste e infelicidade.
Ou vai dizer que quando alguém está com dor de cabeça você diz: “você tem que ser mais feliz”? Possivelmente, não. A ideia tem que ser a de tratar a causa. Na depressão, isso pode aparecer com receitas médicas, atividades físicas e outras opções de tratamentos clínicos.
3 - Vai ter que aprender a viver com a depressão
A gente vai entrar no top 3 das piores frases para se dizer a alguém com depressão. Por isso, é importante ter muita atenção a partir daqui, ok? E vamos começar dizendo que ninguém aprende a viver com depressão porque é como um túnel escuro e sem luz no fim.
A depressão é um estado emocional ou uma doença, chama como quiser. Mas, a verdade é que para todo caso ter pessoas por perto, ombros amigos e conhecimento é o caminho para o tratamento correto e a cura. Ninguém vai viver bem e feliz se estiver com depressão.
2 - Tome umas vitaminas para animar
O primeiro erro dessa frase está no fato de que você não é médico e não tem conhecimento para dar essa recomendação. Abaixo, a gente vai falar mais sobre essa ida ao médico. E segundo que vitamina não é para tratar a depressão, ok?
Aqui, a gente tem uma das piores frases para serem ditas para um depressivo. Isso porque o automedicamento pode trazer graves consequências para a pessoa. Remédios, mesmo que vitamínicos, podem atuar no sistema bioquímico e isso traz problemas se feito errado.
1 - Qualquer coisa, você me liga
Não, definitivamente, essa não é a melhor forma de ajudar alguém que está com depressão. Até mesmo porque essa doença, que é muito mais um estado emocional afetado, faz com que a pessoa fique indisposta para ligar para alguém – mesmo que ela precise disso.
Isso é o mesmo que dizer “veja o lado positivo das coisas”. Esse pensamento pode parecer positivo para ajudar quem está com depressão. Mas, não é. Mais do que dizer para ver o lado positivo, o ideal é mostrar o lado positivo. Ou seja, apoiar, auxiliar, estar presente, motivar.
Sempre procure ajuda médica especializada!
E para terminar o texto, além de buscar uma ou outra forma de ajudar, evitando as frases mais terríveis que se pode dizer para alguém que tenha depressão, leve em conta que o ideal é buscar ou ajudar a pessoa a buscar a ajuda médica especializada.
A depressão é uma doença?
Ao terminar esse texto, vimos a necessidade de trazer um tópico final, que é uma dúvida que muita gente tem. Afinal, depressão é doença? Na verdade, sim, mas você pode chamar de desequilíbrio psicológico ou emocional também.
O que importa é saber que é um estado que traz muito sofrimento para os pacientes. Isso afeta a qualidade de vida, mina relacionamentos, carreiras, famílias. Portanto, sendo doença ou não, o tratamento se faz necessário.