O budismo é uma filosofia de vida que tem ganhado muitos novos adeptos a cada dia. Um dos motivos é que Dalai Lama se tornou referência para muita gente. Outro motivo é que há muitos famosos que estão aderindo a religião também. Conheça alguns deles e se surpreenda.
A nossa lista vai começar com nomes que você, possivelmente, já conhece, como é o caso de atores e atrizes da Rede Globo. Assim, vamos chegar até nomes estrangeiros, de americanos, espanhóis, italianos. E todos são famosos, entre jogadores de futebol e cantores. Veja só!
12 - Carmo Dalla Vecchia (Brasil)
Um dos atores brasileiros mais famosos que é budista declarado é o Carmo. Em recente entrevista que deu, ele falou abertamente sobre isso e ainda mencionou como faz o uso da filosofia no dia a dia.
“Sou budista há mais de 20 anos e acho que é uma religião que só faz sentido quando ela é aplicada no dia a dia, em todos os aspectos da vida. Faço duas horas de oração diárias e procuro não ser chato. Só falo da minha religião quando não sou inoportuno”, declarou Carmo Dalla.
Há um vídeo dele na internet, onde o ator comenta mais sobre o budismo de Nichiren.
11 - Claudia Raia (Brasil)
Uma das atrizes mais importantes do Brasil, Cláudia Raia é convertida ao budismo de Nitiren. Em 2019, ela apareceu na mídia ao participar de uma cerimônia budista em homenagem à mãe, Odette Raia, que morreu aos 95 anos.
A reunião da família foi no templo Josho Kaikan, no bairro Liberdade, em São Paulo. Uma curiosidade é que ela foi convertida à religião junto com o seu ex-marido, que também é ator, o Edson Celulari. E o casamento deles, em 1994, foi em um templo que frequentavam.
Além de Claudia Raia e Edson Celulari, há outras atrizes e atores que se consideram budistas no Brasil. Por exemplo, Christiane Torloni, Caio Blat, Diogo Vilela e Betty Faria. Inclusive, a Betty chegou a dizer que “o budismo conta sobre nascimento, doença, velhice e morte”.
10 - Dentinho (Brasil)
Dentinho é um jogador de futebol brasileiro que ficou famoso por vestir a camisa do Corinthians. Atualmente, ele está na Ucrânia e defende o Shaktar Donetsk. Ele é casado com Dani Souza (a Mulher Samambaia), uma ex-panicat e tem três filhos com ela.
Curiosamente, o jogador não fala muito sobre isso. Porém, a sua esposa não faz muita questão de esconder a religião ou a filosofia da família. Na sua página da internet, no Youtube, ela conta sobre como se converteu ao budismo.
“Eu escolhi o budismo porque quando eu comecei a estudar a filosofia e a praticar, a minha vida toda mudou. Eu sinto paz e consigo ver os meus problemas com outra visão”, comentou Dani.
9 - Milene Domingues (Brasil)
A história de Milene Domingues ser budista vem desde a época em que ia se casar com o jogador de futebol Ronaldo, em 1999. Isso porque o casal anunciou na época que faria a cerimônia em duas partes, sendo na Igreja Católica e em um Templo Budista.
Para quem não se lembra, Milene Domingues é uma ex-futebolista, conhecida por ser a “Rainha das Embaixadinhas”. Ela jogou em clubes como o Corinthians e foi para outros países, como Itália e Espanha. Atualmente, ela tem 41 anos e é comentarista de futebol.
8 - Sharon Stone (Estados Unidos)
Um dos fatos mais curiosos sobre o budismo na vida de Sharon Stone é que ela conheceu a filosofia através do amigo ator Richard Gere. Assim, foi ele também que apresentou Sharon ao Dalai Lama, que é um líder espiritual do budismo tibetano.
“É algo que me leva de volta ao centro e é realmente a chave para a serenidade e a beleza”, disse a atriz, que hoje está com 63 anos e é símbolo da beleza no mundo todo. Ela se converteu ao budismo tibetano em 1994.
7 - Richard Gere (Estados Unidos)
E já que falamos dele, não tem como fugir. Gere é um dos famosos budistas que mais assumem e falam da religião. Isso porque em 1982 ele foi apresentado ao Dalai Lama. A partir disso, passou a aprender os ensinamentos budistas e levou a meditação a sério.
Sempre disse que é um budista praticante, sendo que medita mais de 45 minutos por dia e ao menos 3 vezes na semana. E conta que sempre foi envolvido com uma busca filosófica, desde a escola.
“Cheguei no budismo através de filósofos ocidentais, como Berkeley”, declara Richard.
6 - Courtney Love (Estados Unidos)
A cantora contou que já praticou várias religiões em toda a sua vida, como catolicismo, episcopalismo e as religiões da Nova Era. No entanto, garante que a crença budista é a que mais a agrada e tem sido o caminho mais transcendental.
Curiosamente, por volta dos anos de 1994, ela era pouco vista pelos fãs ou pelos fotógrafos. Sendo que quando era encontrada estava em casa, em Seattle ou visitando algum templo budista de Nova Iorque.
A vertente dela é o daimoku, isto é, o budismo de Nitiren. Ela contou que conhece desde 1989, mas não era praticante fiel no começo. Atualmente, participa de projetos culturais e de caridade, sendo parte da Soka Gakkai International.
5 - Steve Jobs (Estados Unidos)
O empresário do ramo de tecnologia tem uma história muito conhecida, que já virou livros e filmes. Ele abandonou o cristianismo e se tornou budista Zen. Isso conta na própria biografia, quando comenta sobre a existência de Deus. Veja um trecho:
“Acho que as diversas religiões são diferentes portas para a mesma casa”, contou Steve Jobs. Antes, ele era luterano, sendo batizado nessa religião católica. Porém, aos 17 anos conheceu os espaços budistas. De todo modo, ele sempre simpatizou com ambas as religiões.
4 - Herbie Hancock (Estados Unidos)
O pianista do jazz está na lista dos “budistas dos Estados Unidos”. Assim como o parceiro de banda, Davis, ele também pratica o budismo de Nichiren e faz isso desde o início dos anos de 1970. Já contou várias vezes que em casa tem uma sala com uma espécie de templo e é lá que ele medita todos os dias.
“Que mensagem quero passar? E as mensagens não são sobre a música e sim sobre a vida”, ele chegou a comentar certa vez. Ele afirma ainda que essa prática é responsável por muitas coisas na vida, especialmente no rumo artístico que toma.
3 - Orlando Bloom (Reino Unido)
O ator britânico, que também é produtor, tem 44 anos e vários prêmios na carreira, como de Melhor Elenco do Cinema no Actors Guild, o BAFTA de Los Angeles e o National Board of Review de Melhor Atuação em Elenco.
A conversão ao budismo foi revelada em 2004 e isso chegou a ser motivo de brigas com algumas namoradas. Na época, ele esteve no templo Soka Gakkai, ao lado de 60 monges e ficou lá por 1 hora. Após o culto, ele deu autógrafos para os sábios locais.
2 - Roberto Baggio (Itália)
O ex-jogador de futebol, que ficou muito familiar no Brasil devido a Copa do Mundo de 1994, é um budista assumido. Ele é seguidor da Soka Gakkai, um movimento que vem de uma escola japonesa, a Nichiren Shoshu.
Em 2014, ele chegou a participar de uma inauguração de um templo budista, sendo o maior da Europa. Baggio já contou várias vezes que conheceu o budismo quando pediu para a mãe que o matasse, devido a uma dor no joelho.
“Eu precisava de um ponto de referência forte. Eu não encontrei em ninguém. O budismo favorece a vitória contra as lutas do dia a dia. É uma força que vem de dentro de mim e me ajuda a ser mais calmo e mais amado”.
1 - Penélope Cruz (Espanha)
A história de Penélope Cruz é uma das mais curiosas a ser contada aqui. Até mesmo porque até esse fato, pouco se sabia sobre a crença da atriz. Mas, de fato, hoje todo mundo sabe que ele é uma vegetariana e budista.
Mas, em 2002, saiu na imprensa a notícia de que o Tom Cruise, o seu então namorado, pediu ajuda para um líder da Igreja para ajudar convencer Penélope a abandonar o budismo e se converter para a ele dele, que era Cientologia.
Em uma entrevista, ela disse que “não faço parte de uma seita rara e nem de uma igreja estabelecida. Mas, é verdade que o budismo me parece uma filosofia muito inteligente e que deu muito certo na minha vida”.
Os tipos de budismo
Curiosamente, saiba que a gente não foi atrás de detalhar e explicar melhor os tipos de budismos. Mas, cada uma das personalidades citadas segue uma vertente da religião. Isso porque ele não tem classificação como as outras religiões, com base em hierarquia.
A classificação se dá pela escola. Assim, temos o budismo tradicional, o budismo moderno, o budismo de nikaya, o rama mahayana e o budismo vajrayana (ou budismo tibetano). Já o Soka Gakkai é uma associação que usa o pensamento do monge japonês Nichiren como base.