Veja 10 tipos de travesseiros que existem

Quando se fala ou se pensa em uma boa noite de sono, com certeza, o assunto se conecta ao colchão e ao travesseiro, não é verdade? Afinal, ainda que essa boa noite de sono não dependa só deles, eles são inevitavelmente importantes.

ANÚNCIO

Agora, com foco nos travesseiros, você sabe o que é preciso considerar para escolher o melhor para você? Um bom começo está em saber quais os tipos que existem no mundo – até mesmo porque a variação é bem grande e vai das fibras sintéticas até as penas de aves.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Por que conhecer os tipos de travesseiros é importante

Antes de falarmos dos tipos de travesseiros, considere que um bom travesseiro ou o travesseiro ideal para cada pessoa pode proporcionar o descanso. Fora isso, também tem papel na postura da coluna, evitando problemas cervicais ou dormências.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Com isso, o resultado é que a noite pode ser muito boa e produtiva, no sentido do descanso. Por outro lado, uma escolha errada pode resultar em uma péssima noite de sono, com dores nas costas e até mesmo insônias.

E depois de conhecer os tipos de travesseiros, considere também alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor tipo para você. Afinal, nem todo travesseiro será bom para todo mundo – porque cada pessoa é única no mundo.

ANÚNCIO

1 – Travesseiros de fibras sintéticas

Esse é considerado um dos modelos mais confortáveis e que não possuem cheiro. Ele é ótimo para ajustar ao pescoço e bom também para quem opta por produtos que não maltratem os animais. Entre os exemplos, nós temos os de plumas sintéticas.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Os mais comuns são os travesseiros de poliéster, que são básicos e sem grande sofisticação, mas objetivos. Outra opção é o travesseiro de microfibra, que é muito mais leve do que os outros e bem flexível. No em tanto, ele absorve muito o calor do corpo e isso gera desconforto.

ANÚNCIO

2 – Travesseiros de látex

Eles costumam ter células aeradas que permitem a passagem do ar. Ou seja, o travesseiro vai sempre ficar fresco. É uma opção para quem tem problemas em suar demais durante a noite.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, o látex é um agente bactericida que inibe a proliferação de ácaros, que são os microrganismos que causam doenças respiratórias. E cuidado com os travesseiros “tipo látex”, que são de poliuretano e não garantem os mesmos benefícios dos 100% de látex.

3 – Travesseiros de visco elástica

É comum que eles sejam feitos de espumas termos sensíveis e seja auto moldável também. Assim, se adapta facilmente ao corpo e não pressiona a cabeça de quem está usando. Por isso, ele se torna muito confortável.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

É um modelo de travesseiro que se associa a partículas de gel e diminuem a transferência do calor. Portanto, o resultado é que um dos mais procurados durante os dias intensos de verão.

Ah, e se você não sabe qual é esse modelo considere que ele é vencido com o nome comercial de “travesseiro da NASA”. Ele se adapta a temperatura do corpo e molda no formato que é baseado na pressão que a pessoa faz nele.

4 – Travesseiros de espuma compacta

Esses travesseiros também são de espuma, só que diferentes do que mencionamos acima. Eles são ótimos para quem opta por uma superfície mais rígida na hora de dormir. Os materiais usados são conhecidos, só que bem menos flexíveis ou maleáveis.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

É bom para quem dorme de lado porque ajuda a coluna a ficar ereta. Eles possuem poliuterano na composição.

5 – Travesseiros de espuma e molas

Há alguns poucos modelos no mercado que unem dois elementos em um mesmo travesseiro: espuma e mola. E qual é a ideia disso? Servir quem precisa dormir em posições especificas e não podem prejudicar a postura.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, ele é macio, porém, mais firme do que aqueles feitos somente com espuma. O material não se deforma muito. E, além do mais, esse é um dos travesseiros que mais duram no mercado atual.

Já sobre os travesseiros que são apenas de molas, eles também existem. Porém, são bem raros de serem encontrados. Ainda assim, considere que são confortáveis e não deformam facialmente. Por isso, são duradouros e também mais caros. Há opções antialérgicos.

5 – Travesseiros de casca de trigo sarraceno

Você não vai encontrar esse tipo de travesseiro de forma comum no Brasil. Afinal, ele é do Japão, onde é chamado de Soba Tsuruya. O produto é indicado por toda a medicina japonesa porque tem um efeito benefício para tratar insônia, estresse e ajudar na postura.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

O recheio é mesmo formado por casca de trigo sarraceno e o formato em concha possibilita variar na altura e criar um ambiente propicio para uma noite de sono reparadora. Curiosamente, ele é um produto atérmico, que mantém sempre a mesma temperatura.

6 – Travesseiros de bambu

Eles também podem ser de madeira, mas são mais comuns que sejam feitos com bambu. Obviamente, é pouco visto em países que não sejam os asiáticos. E a ideia não é usar ele na cabeça e sim na nuca. Ou seja, é bem diferente do que estamos acostumados.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, eles não são para dormir. Então, muita atenção nisso: esse tipo de travesseiro só é recomendado para quem vai receber massagens na região do pescoço, o que é bem comum em toda a cultura oriental.

Atualmente, alguns países lançaram os travesseiros cervicais, que são bem próximos daquele que citamos acima. O que muda é que eles não são feitos com bambus ou madeira e sim com espuma de poliuretano ou visco elástico ou ainda látex.

7 – Travesseiros de plumas naturais

Esses são os mais confortáveis entre todos e são extremamente macios. Eles podem ser de plumas ou penas naturais, como de ganso. Também são moldáveis e leves. No entanto, o material retém pó e isso pode gerar alergias em muita gente.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, eles são os mais procurados pelo público da Classe A, que busca não apenas conforto, mas também o luxo. Assim, eles são produzidos por empresas famosas e que possuem tecnologia que combatem as bactérias. No entanto, eles são bem caros.

Para se ter ideia, na internet, você encontra travesseiros com plumas de ganso que custam mais do que R$ 2 mil. Mas, o valor parte de R$ 500.

8 – Travesseiros de corpo

Curiosamente, saiba que os travesseiros de corpo podem ser feitos com todos os materiais citados acima. O que muda é que eles são maiores. A ideia é usar para que acompanhe o corpo, dos pés à cabeça.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

É o mais indicado para quem dorme de lado. E como ele permite o uso de vários materiais, considere que pode ser mais caro ou mais barato, assim como de vários tamanhos e para vários confortos.

9 – Travesseiros de pescoço

Assim como há o travesseiro de corpo também temos no mercado o que é de pescoço. Porém, como o que é feito com bambu, essa opção não é para dormir e sim para viagens. Aliás, até dá para dormir usando ele, mas não se recomenda que se faça isso com muita frequência.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, é um mercado bem grande, com estampas diferentes assim como modelos, formatos e dá para usar vários tipos de materiais nele. Os mais comuns são os sintéticos.

10 – Travesseiros anti refluxo

E para fechar a nossa lista, o travesseiro que é usado para tratar a doença do refluxo. Eles possuem formas triangulares e podem ter vários tamanhos. Geralmente, são comuns para quem sofre com o refluxo ou problemas intestinais ou ainda por quem tem varizes.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

É comum que sejam feitos com espuma de baixa intensidade e alguns modelos possuem até mesmo gominhos massageadores para que fiquem mais confortáveis.

Como escolher o melhor travesseiro para cada pessoa

São vários os pontos a serem considerados nessa hora. O primeiro tem a ver com a posição que a pessoa dorme. Obviamente, o mais indicado pelos médicos é dormir de lado – isso ajuda no relaxamento do corpo e na postura das costas e de todo tronco.

Veja 10 tipos de travesseiros que existem
Foto: (reprodução/internet)

E para quem não consegue ficar nessa posição, o travesseiro que vai entre as pernas e o corpo pode ajudar. Mas, além disso, considere que ao dormir de lado, os travesseiros mais firmes e altos são recomendados para a cabeça. Para quem dorme de costas, modelos mais macios.

Ainda que não seja o mais recomendado, se você dorme de bruços, com a barriga para baixo, então, o travesseiro mais baixo vai ser o ideal para evitar sufocamento e até mesmo torcicolos. Fora a posição, leve em conta também as especificidades do travesseiro.

As características dos travesseiros

O formato do travesseiro também importa na sua escolha. Por exemplo, os corporais facilitam o descanso na posição lateral. Há ainda aqueles menores para as crianças. E tem o que são em triângulo, para quem precisa dormir “sentado” devido à algum motivo.

E vamos combinar uma coisa: da próxima vez que você for comprar um travesseiro, nada de vergonha: teste. Somente testando, ali na hora, é que você vai ter uma ideia melhor do que é mais compatível com a sua necessidade.