Dependendo da sua região e cultura, você o conheça por David ou Davi. Também pode ser que conheça mais por filho de Jessé ou por efrateu, do clã Perez. Nascido em Belém antes de Cristo, ele é o segundo rei que existe no Reino de Israel e temos muito a falar sobre ele.
Só para você entender o começo do reinado do Davi, considere que após a morte de Isboset, Davi era o sucessor de Saul. Assim, foi considerado o primeiro rei do “Reino do Norte” e travou uma batalha única com o Golias. Continue lendo para ver cada uma das curiosidades.
10 - A biografia de Davi
O que se tem de informação mais preciosa sobre o Rei Davi vem dos livros de Samuel. Assim, Davi é conhecido como um homem de valor, por ter habilidades na música, especialmente com a harpa. Depois, também se tornou conhecido por ser um grande guerreiro.
No caso de ser um homem de guerra, ele foi combatente contra os filisteus em Keilah. E após a “fuga” de Saul, Davi criou um pequeno exército, servindo como mercenário dos filisteus, especialmente ao rei Aquis de Gat. Assim, passou a defender a cidade de Ziclag.
É por isso que na maioria das vezes, ele é narrado como um rei que liderou um povo contra outros povos em várias batalhas. Além disso, fez muitas alianças políticas e chegou a reunir um harém. Também foi ele que passou a tributar as pessoas para abastecer os exércitos.
9 - O objetivo de Davi
Atualmente, acredita-se que o que Davi mais queria, a partir da biografia dele, era criar um local de adoração para guardar tábuas com os 10 mandamentos, que foram ditados por Javé ao profeta Moisés. Só que Deus não permitiu porque ele havia se envolvido em guerras.
Mas, Deus permitiu que, mais tarde, o seu filho, o rei Salomão, edificasse o santuário que o Davi tanto queria. Enquanto isso, havia uma espécie de arca da aliança, que é onde ficavam as tábuas, em uma espécie de santuário móvel, que seguia os judeus nas migrações.
O livro bíblico Crônicas, diz que Davi passou a Salomão todos os detalhes do que viria a ser a nova construção. O tempo foi destruído no cerco de Jerusalém pelos babilônios em 587 a. C. Mais tarde, recentemente, alguns pesquisadores encontraram o que pode ter sido o santuário.
8 - Davi e Golias
Um dos fatos que é interessante conhecer tem a ver com o conto de Davi e Golias, que possivelmente você já ouviu falar. Golias de Gate era o campeão dos filisteus e entrou em batalha pelo vale de Elah. Ele é descrito como tendo quase 3 metros de altura.
Além disso, há outros acessórios que faziam de Golias um ser quase que invencível no campo de guerra: elmo de bronze e cota de malha de bronze, além de grevas nas pernas, cetro de bronze e foi responsável por desafiar o rei de Israel em um combate único.
O objetivo era tomar o reino e fazer novos escravos. Davi foi enviado elo pai, sendo que usa uma armadura de Saul e faz com que Golias use de todas as outras artimanhas para vence, como o cedro, pedras, etc. Mas, Davi vence com uma estilingada entre os olhos de Golias.
7 - Davi e Saul
Passada a batalha com Golias, considere que o rei Saul nomeou Davi como chefe do seu exército. Assim, ele era responsável por toda a tropa de Saul. O problema é que o próprio Saul ficou com inveja dele e, por várias vezes, tentou matar Davi.
Ainda assim, ele prometeu Mical, sua filha, para ser esposa de Davi. Sem contar que disse que seu filho, Jônatas, se tornaria amigo de Davi. Logo, sem saída, Davi fugiu para a terra dos filisteus, levando consigo mulheres. E na batalha de Gilboa, Saul morre, junto com Jônatas.
Vale ainda considerar que Davi se tornou amigo de Jônatas. Isso porque o filho de Saul entendeu que Deus escolheu Davi para ser o rei. Foi Jônatas quem ajudou Davi a fugir quando o pai queria matar o amigo. E Davi chorou muito ao saber da morte do amigo.
6 - O reinado de Davi
É com a morte de Saul, que Davi se torna rei. E ele faz isso ao voltar para Judá, a sua tribo original. Porém, Isbaal, que é outro filho de Saul, se torna rei também. Assim, após a morte de Isbaal na guerra, Davi se torna o rei de toda a Israel.
Ele também conquista a fortaleza de Jerusalém, que fica na montanha central e há séculos era dos jebuseus. Foi assim que tornou Jerusalém a capital do reino e levou para lá a Arca da Aliança. Ele ainda viria a conquistar cananeias, Hebrom, Amom, Hamat.
5 - Davi e Bate-Seba
Esse conto aconteceu em Rabá e Davi permaneceu em Jerusalém. Lá, ele espia uma mulher, a Bate-Seba, que está tomando banho. Então, ela fica grávida, mas a Bíblia não diz se a mulher consentiu o filho ou não. Assim, Davi convoca o marido da esposa, Urias.
Assim, ele prevê que Urias acredite que o filho é dele. Porém, Urias não visita a esposa e Davi conspira para mata-lo. Assim, Davi se casa com a Bate-Seba, mas como Natã profetizou, a punição caiu sobre ele: o filho de Davi com Bate-Seba morre 7 dias após o nascimento.
É importante considerar que alguns historiadores falam em Batsabéia e não Bate-Seba. Mas, acredita-se que essa variação tenha mais a ver com a escrita, já que a história é a mesma.
4 - Os filhos do rei Davi
Esse é um ponto muito curioso porque todo mundo conhece Salomão, que é o filho de Davi. Porém, pouco se fala sobre os outros filhos que ele teve. Além do fato de que Mical, que foi filha de Saul e se casou com Davi, só teve um filho, que morreu precocemente.
Mas, considere ainda que o primeiro filho dele é considerado como Amnon, de Ainõa. Abigail, que era a viúva de Nabal teve Quileabe (Daniel). Já Maaca, teve o Absalão e Tamar. Hagite teve Adonias. Abital teve Sefatias. Eglá teve Itreão.
E Bate-Seba teve o filho que morreu bebê, além de Samua, Sobabe, Natã, Salomão. Davi ainda pode ter tido outros filhos, mas que a Bíblia não cita as mães, como Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliade, Elifete, Elpalete, Nogá.
3 - O rei Davi e Jesus
Vale mencionar aqui que o rei Davi também é citado no Novo Testamento, sendo que uma das mais importantes histórias dele é sobre ser um ancestral segundo a carne de Jesus. Portanto, ele tem destaque na árvore genealógica nos Evangelhos.
Assim, dá para encontrar mais de 50 referências dele no Novo Testamento, sendo que muitas vezes, Jesus é citado como “Filho de Davi”. Por exemplo, em Apocalipse, o apóstolo João registra que Jesus disse: “Eu sou a raiz e a geração de Davi”.
Mais tarde, em Atos dos Apóstolos, encontramos a definição de que o rei Davi era “segundo o coração de Deus”.
2 - Davi e os Salmos
Esse tópico é outra grande curiosidade sobre o rei Davi. Isso porque até não falamos de um dos pontos mais importantes dele, quando foi um “escriba”. É isso mesmo. Ele escreveu quase metade de todos os Salmos da Palavra de Deus. “O Espírito do Senhor falou por mim”.
E não à toa, ele também foi chamado de “Dai, o Sábio”, já que cFoto: (reprodução/internet)om tanta escritura conseguiu trazer a Palavra para si mesmo, sendo um amigo de Deus. Em troca, Deus reservou algumas promessas para Davi, algumas das quais já citamos aqui, como um reino eterno e Jerusalém.
1 - A morte do rei Davi
O rei Davi morreu aos 70 anos, sendo que foi rei por 7 anos de Judá e mais 33 em Jerusalém, sendo rei de toda Israel. Já no leito de morte, ele aconselha Salomão a andar nos “caminhos de Deus” e se “vingar dos inimigos”.
A morte dele é vista como “boa velhice”, sendo que desfrutou de uma vida longa, com muita riqueza e honra. O filho sucessor foi Salomão e quem quiser saber mais sobre ele poderá ler os escritos históricos de Samuel, o Profeta, além do profeta Natã e do vidente Gade.
A minissérie do Rei Davi
Na TV, uma minissérie chamada “Rei Davi” foi uma das que mais fizeram sucesso no mundo e foi criada pela TV brasileira, a Record. Ela tem 30 capítulos e foi baseada e I Samuel, II Samuel e I Reis. A direção foi de Edson Spinello e o texto da Vivian de Oliveira.
O enredo mostra a vida do Davi, como um monarca reinante, filho de Jessé, pastor de ovelhas e muito invejado por outros. Saul é o seu principal rival. Saul é morto, mas não sem antes entregar a sua filha, Mical, para que se torne esposa de Davi.
Mais tarde, Davi se torna o rei de toda Israel e torna a capital do país, Jerusalém. No entanto, Davi comete o pecado, que contamos acima, sobre Bate-Seba, a ex-esposa de Urias. O erro traz consequências terríveis ao herói bíblico.
O rei Davi em outras religiões
Tudo o que citado acima está contado com base na religião do Novo Testamento. Sendo assim, temos um personagem muito importante para a cultura judaica, cristão e islâmica também. Mas, há algumas diferenciações entre elas.
Por exemplo, no judaísmo, Davi é chamado de “Rei de Israel” e “Rei do povo Judaico”. Já no Novo Testamento, conforme I Mateus, ele é “Ancestral direto de Jesus” e no islamismo, a gente tem algo como “Daud, o Profeta” ou “Rei de uma Nação”.