Muita gente diz que o hinduísmo é a religião mais antiga do mundo. Mas, outros estudiosos falam sobre a “védica”, que é uma das vertentes do hinduísmo. E tem ainda quem comente sobre o zoroastrismo, do profeta Zaratustra.
Isso porque a história que se tem conhecimento da religião vem do período que conhecemos como a pré-história – há mais de 3 milhões de anos, isto é, por volta de 3.000 a.C. O fato é que há muito o que ser comentado sobre isso. Então, vamos entender sobre o que dizem os estudiosos.
O surgimento da religião
O período é datado em 1 milhão de anos a.C. até por volta de 3.200 a.C. Foi nesse momento que surgiram as primeiras civilizações no mundo, no período conhecido por pré-história. Assim, com as primeiras fabricações dos instrumentos surgiu a escrita e o início da história.
Ou seja, desde essa época os registros da existência das religiões são conhecidos e estudados a partir de vestígios da religião na pré-história. Essa Era vai do início da humanidade, com as crenças e os mitos, até o comportamento imitativo dos rituais.
Resumidamente, acredita-se que o surgimento da religião venha da pré-história e que tenham sido desenvolvidas em ambientes restritos, em sociedades formadas por tribos e na qual as forças naturais tinham impacto grande sobre a vida cotidiana do lugar.
O hinduísmo foi a primeira religião do mundo
Fazer essa afirmação não é nada fácil. Inclusive, quanto mais se estuda mais dúvidas há sobre elas. Considere que a disputa quase sempre acaba sendo entre a religião que vem do antigo Egito, o de Zaratustra (Pérsia) e o Hinduísmo (Índia).
Mas, uma grande maioria dos pesquisadores dizem que o hinduísmo vence, já que se considera os Vedas (um tipo de escritura hindu) que vem de 3.500 anos. A religião tem raízes na pré-história, o que também colabora com essa afirmação.
E até hoje não se sabe, ao certo, quem foi que fundou o hinduísmo. Não é como o islamismo, que tem Maomé, por exemplo. De todo modo, a crença reúne seitas que cultuam deuses e divindades variadas, como Brahma, Vishnu e Shiva.
A védica
E a védica, que está na lista de religiões mais antigas do mundo? É mesmo uma vertente do hinduísmo? Foi mesmo a primeira do mundo? De fato, ela tem todos esses títulos e estima-se que, conforme redação dos textos védicos, ela tenha ocorrido por volta de 1.500 a.C.
Ou seja, é a primeira religião que se tem “notícias”. Só que vale lembrar que antes dos textos, as crenças e os rituais já aconteciam de forma oral, sendo transmitidas de geração para geração. Assim, todas as novas vertentes do hinduísmo passam pela védica.
A confusão está no fato de que o hinduísmo é visto como um conjunto de várias religiões e a védica seria uma delas. E isso porque antigamente, os indianos eram chamados de gentios, que é alguém que idolatra uma religião pagã. O nome hindu veio só mais tarde.
O termo hindu
Agora, a confusão aumenta ainda mais quando se considere que o termo hindu é da Pérsia. Assim, era uma referência aos habitantes do país por onde passavam o Rio Indo. Logo, hindu significa algo próximo de indiano.
Outro ponto curioso é que a partir do século 19, o nome hinduísmo passou a ser usado para se referir a religião dos indianos, como se eles tivessem uma única crença – o que não é verdade. Hoje, o que se sabe é que dentro do hinduísmo temos várias religiões.
Entre elas, nós podemos destacar aqui: xivaísmo, xactismo, neo-hinduismo e a religião védica.
Os textos védicos
Então, considerando que temos a religião védica como mais antiga do mundo, inclusive, dentro do hinduísmo, saiba que os textos védicos são escritos de forma primitiva, que permitem a prova de que essa é a religião mais antiga do mundo – e não somente da índia.
Há ainda os hinos védicos, que foram encontrados em escrituras sagradas, consideradas as mais antigas do mundo. Elas são de louvor aos deuses e tem saberes sacerdotais que contam sobre rituais de sacrifícios e revelam mais das tribos arianas da religião.
Assim, considerando o enredo primitivo, estudiosos dizem que eram cultos feitos a serviço da aristocracia e fechados, sendo que a ideia era obter dádivas dos deuses.
Os deuses védicos
Chamados de devas os deuses eram divididos entre os mais e os menos importantes, sendo que eram sempre masculinos e associados ao céu ou autoridades. Varuna era um deles, um deus soberano, Rei Universal, o criador da ordem universal.
O Indra, que era um guerreiro fecundador, era um herói por excelência, com muitos discípulos. Tem ainda o Agni, deus do fogo, que nasceu no céu mas chegou na Terra na forma de relâmpago. Ele é um mensageiro, responsável pela conexão entre deuses e homens.
Mas, e o xamanismo?
Na verdade, o xamanismo é sim mais antigo do que o hinduísmo. O problema é que não é considerado como religião porque não tem organização clara e nem doutrina e nem clero. A figura central fica com o xamã, que era um curandeiro tribal.
Conforme os seguidores da crença, xamã era capaz de visitar o mundo dos espíritos e resgatar as almas das pessoas doentes.
Mas, e a mitologia egípcia?
Para quem ficou curioso sobre a mitologia egípcia, que citamos no começo do texto, considere que o Osíris, que é um deus é considerando um deus primitivo e um dos primeiros a ser citado. Daí a ideia de que haveria uma religião antes mesmo do hinduísmo.
Para se ter ideia, há o mito de Osíris, que vem do relato de Plutarco, no século 1. Portanto, ao que se tem a informação, acabou se descartando a ideia de que essa seria a primeira religião do mundo – já que a indiana é mais antiga, vinda da pré-história.
Mas, e o Zoroastrismo?
Essa é a religião mais antiga do mundo quando se considera um fundador conhecido. No caso, o profeta Zoroastro ou Zaratustra. Ela também teve início na pré-história, sendo no século 7 a.C. E traz a ideia do dualismo, sendo entre dois deuses, que representam o bem e o mal.
Curiosamente, ela deu origem a várias outras religiões que seguem a tradição judaico-cristã. Foi uma religião comum durante os impérios e os deuses são Aritmã (do mal) e Mazda (do bem). Surgiu na antiga Pérsia e é chamada de parsismo também.
A origem do monoteísmo
Agora, não tenha dúvidas de que o zoroastrismo foi a religião que mais influenciou as religiões mais conhecidas de hoje em dia. Isso porque esse dualismo entre bem e mal trouxe também a ideia de um único deus poderoso e criador do mundo.
Assim, se tudo começou na antiga Pérsia, hoje, a gente tem o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo como principais correntistas monoteístas do mundo. O islamismo, de Alá, é o que mais cresce, a partir de ensinamentos do Alcorão. É uma fé muçulmana.
O cristianismo é a religião de Jesus Cristo e tem os textos sagrados da Bíblia como referência. Uma vertente é o protestantismo, de Martinho Lutero. E tem ainda o judaísmo, que é considerada a religião monoteísta mais antiga do mundo.
A religião monoteísta mais antiga do mundo
O judaísmo ganhou esse título porque ainda que não tenha o maior número de fiéis do mundo, considere que foi a primeira vertente que surgiu. E há de se considerar que foi o Holocausto que dizimou a maioria dos judeus que existiam no mundo, isso na década de 1930 e 1940.
Hoje, a maioria dos judeus estão em Israel e nos Estados Unidos. Já na Europa, há alguns pequenos grupos na França. Lembrando que judeus não focam em converter pessoas, como fazem outras religiões. Mas, quem segue tem o Torá como lei.
E o Torá costuma ter regras bastante “diferentes” e consideradas mais “rígidas”. Por exemplo, a circuncisão masculina. A origem vem de reis como Saúl, Davi e Salomão, que construíram o primeiro templo em Jerusalém.
As principais religiões atuais do mundo
Conforme dados e pesquisas feitas e atualizadas em 2015, considere que a maioria do mundo se diz cristã. Isso dá mais de 31% do todo. Depois, vem o islamismo, com 24%. Seguido daqueles que não praticam a religião (irreligião), com 16%.
Aí seguindo as religiões, nós temos o hinduísmo (15%), o budismo (7%). E o siquismo e o judaísmo possuem bem menos do que 1% de todo o mundo. Já entre as regiões menores, a gente ainda pode citar vertentes como xintoísmo, espiritismo, wicca, jainismo, entre outras.
O xamanismo
E já que tocamos no assunto, considere que xamanismo é considerado algo que “não se reduz a uma simples explicação”. Isso vale para o caso dos índios, por exemplo. No Brasil, eles já estavam aqui e tinham seus próprios rituais e crenças.
Quando os portugueses chegaram, trouxeram o catolicismo. Portanto, fica esse embate para saber qual é a primeira religião do Brasil e isso vai depender muito se você considera o xamanismo como religião ou não.